SóProvas


ID
3030598
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao conduzir um processo de comunicação, os agentes públicos devem estar preocupados com as barreiras que podem impedir uma comunicação eficaz, dificultando ou distorcendo as mensagens. Dentre as mais importantes barreiras, estão

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes

    Gaba D

  • LETRA D

    Percepção seletiva: O receptor vê e ouve sempre embasado em suas necessidades, motivações, experiências, etc. Projetam suas expectativas e interesses pessoais na comunicação enquanto decodificam. O resultado de nossa percepção seletiva, é que acabamos só ouvindo aquilo que queremos ouvir. Deste modo, o processo de comunicação eficaz fica bastante prejudicado. 

    Filtragem: Quando uma mensagem é recebida apenas em parte, a comunicação existe, mas há o que se chama de filtragem. As pessoas, por conta de sua experiência de vida, religião, modo de criação ou perspectiva de ver o mundo, filtram as mensagens, interpretando como querem ou selecionando o que querem.

  • BARREIRAS À COMUNICAÇÃO

    Sobrecarga de informações: ocorre quando o volume ou a quantidade de comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de processar as informações, perdendo grande parte delas ou distorcendo seu conteúdo.

    Percepção seletiva: tanto o emissor quanto o receptor vêem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências e características pessoais.

    Filtragem: refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira favorável pelo receptor. 

    Emoções: Os estados emocionais podem afetar o modo como as pessoas transmitem e recebem a informação.

    Linguagem Intrincada: Quando a linguagem é obscura ou complicada; de difícil entendimento; sem clareza; embaraçada.

     

    comentário do opressor do mal aqui do QC Q950253

  • Filtragem = Eu passo só as informações que eu considero importante. "Veja: a inflação está baixa, a despeito de não ter ninguém comprando".

    Percepção seletiva = Eu compreendo somente aquilo que eu considero importante. "Eu acredito que 12 anos mancharam a história do país, a despeito de nossa história ter mais de 500 anos".

  • Gabarito: D

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as barreiras ao processo de comunicação. Marquemos a alternativa que contém algumas das mais importantes barreiras.

    Nem sempre o processo de comunicação funciona corretamente. Nem sempre a mensagem decodificada pelo destinatário é idêntica à que o emissor queria transmitir. O professor Chiavenato (2021) é muito claro ao dizer que: em todo processo de comunicação, existem barreiras que servem como obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas. São variáveis indesejadas que intervêm no processo e que o afetam negativamente, fazendo com que a mensagem tal como é enviada se torne diferente da mensagem como é recebida".

    As principais barreiras à comunicação são:

    • Filtragem
    • Percepção seletiva
    • Sobrecarga de informações
    • Distorção
    • Omissão
    • Linguagem
    • Emoções
    • Medo da comunicação

    Com base nas informações acima, podemos responder à questão, mas antes vamos às definições de filtragem e percepção seletiva.

    • Filtragem: segundo Robbins (2005), a filtragem se refere à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    • Percepção seletiva: de acordo com Robbins (2005), o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens.

    Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

    ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • GAB D

    SÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:

    1. Barreiras mecânicas ou físicas: a comunicação é bloqueada por fatores físicos.
    2. Barreiras fisiológicas: dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
    3. Barreiras psicológicas: são os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
    4. Barreiras semânticas: são as que decorrem do uso inadequado da linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
    5. Barreiras pessoais: as pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
    6. Barreiras administrativas/burocráticas: decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
    7. Filtragem – é a manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou quer “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. (CAI MUUUUUUITO)
    8. Percepção seletiva – as pessoas que recebem a mensagem as interpretam com base em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais.
    9. Linguagem – a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem.
    10. Excesso de informação – todos nós temos uma capacidade nítida de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS