SóProvas


ID
3032644
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

“Um gato preto a atravessar o meu caminho significa que o animal está a ir para algum lado.”

(Groucho Marx.)

70% dos gatos abandonados são pretos. Os números foram partilhados pela RSPCA, baseados em 1.000 gatos abandonados ao seu cuidado.

A principal causa apontada é a dificuldade dos donos em tirar fotografias com eles. Numa sociedade dominada pela exposição nas redes sociais e pelas selfies, ter um gato que parece sempre a silhueta de um gato, não parece cativar. Mas o fenômeno com os gatos pretos vai muito mais além de uma simples questão fotográfica. As superstições ainda estão muito vivas na nossa sociedade e os gatos pretos acabam por representar um enigma para muitas pessoas, que chegam a temê-los de forma irracional.

(Disponível em: https://www.mundodosanimais.pt/gatos/gato-preto/.)


Ao sair de casa, Silvana viu um gato preto e, logo a seguir, caiu e quebrou o braço. Maria viu o mesmo gato e, alguns minutos depois, foi assaltada. Joseph também viu o mesmo gato e, ao sair do estacionamento, bateu com o carro. Logo, o fato é

Alternativas
Comentários
  • indutivo--> parte do particular para o geral.

    dedutivo--> parte do geral para o particular.

    Ao sair de casa, Silvana viu um gato preto, e logo a seguir, caiu e quebrou o braço (particularizou).

    Maria viu o mesmo gato e, alguns minutos depois, foi assaltada. Joseph também viu o mesmo gato e, ao sair do estacionamento, bateu com o carro (generalizou).

    Espero ter ajudado!

    GABARITO:ALPHA

  • O comentário do Wesley Lima começou bem, mas acho que a explicação na prática ficou incoerente.

    -> De fato, o raciocínio INDUTIVO: parte do particular para o geral e o DEDUTIVO: parte do geral para o particular.

    Mas entendi da seguinte forma:

    Ao sair de casa, Silvana viu um gato preto, e logo a seguir, caiu e quebrou o braço (caso particular). Maria viu o mesmo gato e, alguns minutos depois, foi assaltada (outro caso particular). Joseph também viu o mesmo gato e, ao sair do estacionamento, bateu com o carro (outro caso particular), logo, o gato preto dá azar (Ai sim estaria generalizando. Essa parte generalizadora ficou implícita). -> Entendi assim.

  • A inferência indutiva parte de uma observação particular para uma conclusão universal, o que pode resultar numa conclusão apenas provável.

    Nesse caso, partiu-se de uma observação de pessoas em particular que foram malsucedidas ao avistarem um gato preto para a conclusão geral de que todo gato preto dá azar.

    gaba. A