SóProvas


ID
3034048
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 11ª Região (MS-MT)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item.


A teoria de motivação das necessidades de Maslow é uma abordagem da visão dicotômica de se encarar os funcionários de uma organização e a forma como esses funcionários se relacionam com seus colegas, com seus superiores, com seus subordinados e com o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:E

     

    Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência. Segundo Maslow, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio se a do nível anterior estiver sanada, portanto, a motivação para realizar estes desejos vem de forma gradual.

  • Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno etc. Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos.

    Nada a ver com a pirâmide de Maslow!

  • A teoria de motivação das necessidades de Maslow é uma abordagem da visão dicotômica de se encarar os funcionários de uma organização e a forma como esses funcionários se relacionam com seus colegas, com seus superiores, com seus subordinados e com o trabalho. Resposta: Errado.

  • Exemplo de Teorias Dicotômicas:Teoria dos dois fatores de Herzberg e Teoria X e Y de McGregor.

  • Conforme ensina McShane, a Teoria de motivação das necessidades de Maslow é holística (ou seja, impulsionado por mais de uma necessidade, logo, não é dicotômico) , humanística e positiva.

    Fonte: Comportamento Organizacional, Steven L. McShane, Mary Ann Von Glinow.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • TEORIA X e Y - MCGREGOR 

    A teoria X e Y apresenta uma dicotomia. Enquanto a teoria X vê o homem como quem não gosta do trabalho e só trabalha pensando no salário, a teoria Y o vê de outra forma, como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização. Nota-se que são teorias que dependem do comportamento do indivíduo.  

    HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - MASLOW

    A hierarquia das necessidades, proposta por Maslow, vai das necessidades mais básicas ou primárias (fisiológicas e de segurança), para as secundárias (sociais, estima e autorrealização) 

    1 - FISIOLÓGICAS - são as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc. 

    2 - SEGURANÇA - inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego. 

    3 - SOCIAIS - ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade. 

    4 - ESTIMA - leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc. 

    5 - AUTORREALIZAÇÃO - é a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser. 

    GABARITO: ERRADO

  • A motivação é uma disposição interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Ademais, caracteriza-se como um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação. Nesse contexto, antes de respondermos à questão em análise, cabe uma breve apresentação da teoria motivacional de Maslow.

    Abraham Maslow desenvolveu uma teoria chamada de Teoria da Hierarquia das Necessidades. Segundo ele, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. Maslow apresenta uma pirâmide para representar essas necessidades, começando pela base, são as necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização. Por outro lado, a abordagem dicotômica de motivação pode ser observada na Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial. Essa Teoria proposta por Frederick Irving Herzberg, nos mostra que existem dois fatores: os fatores motivacionais ou satisfacientes; e os fatores higiênicos ou insatisfacientes. Além disso, podemos verificar essa dicotomia na Teoria X e Y de McGregor. Para essa teoria, os comportamentos das pessoas se dividem em dois: pessoas predispostas ao trabalho, de fácil relacionamento e proativas; e em pessoas preguiçosas, de difícil relacionamento e reativas. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. É dividida em cinco níveis: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais ou de amor, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.