-
Gab. CORRETO
O que é Cadeia de Suprimentos?
A cadeia de suprimentos (supply chain) ou cadeia de abastecimento, rede logística ou, ainda, cadeia logística, corresponde aos processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor e disponibilizar os produtos no lugar e na data que os consumidores desejam.
É a logística que facilita o gerenciamento dos materiais numa cadeia de suprimento.
Cadeia de suprimento é uma rede de instalações e rotas de transporte que transformam matérias primas em produtos acabados e os entregam aos consumidores.
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou SCM, sigla de Supply Chain Management em inglês, é a administração da relação entre o desenvolvimento dos participantes e os processos do produto ou serviço, facilitando e otimizando o fluxo de recursos.
Cada empresa envolvida, desde o fornecedor primário até o cliente final, forma um elo da cadeia:
Fornecedor -> Fabricante -> Distribuidor -> Varejista -> Cliente
Loreni T. Brandalise
-
A cadeia de suprimentos é o conjunto de organizações encadeadas que agregam valor a um produto, desde o primeiro fornecedor, até o último cliente.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Certo
Segundo Martin Christopher (2010), em “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”, a cadeia de suprimento é uma rede de organizações envolvidas por meio dos vínculos a montante e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinados ao consumidor final, ele também salienta que gerenciamento da cadeia de suprimento não é “integração vertical.”
"O conceito de cadeia de suprimentos compreende um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si. Como exemplos dessas instalações tem-se: fornecedores de matéria prima, plantas produtivas, centros de distribuição, varejistas, estoque em trânsito, produtos intermediários e produtos acabados entre as instalações." (Yin)
Segundo Ballou (2004), a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.