Segundo Idalberto Chiavenato, em seu livro “Administração nos novos tempos", 8ª tiragem, página 216: “o planejamento constitui a primeira das funções administrativos que compõem o processo administrativo. O planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. A sua principal consequência são os planos. Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito".
Ainda segundo o autor, o planejamento pode ser de três tipos: estratégico, tático e operacional. Os planos táticos geralmente envolvem planos financeiros, que se referem à captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização. Já no planejamento operacional, temos os orçamentos (um dos tipos de planejamento operacional), e, quando os valores financeiros e os períodos de tempo se tornam maiores, ocorre o planejamento financeiro.
Por último, quero lhe dar uma definição de projeto. De acordo com o autor Jocildo Figueiredo Correia Neto, em sua obra “elaboração e avaliação de projetos de investimento", página 1: “um projeto é um instrumento utilizado para permitir a tomada de decisão sobre a realização de um determinado empreendimento." Ademais, ainda segundo o autor: “os projetos fazem parte do planejamento maior de uma empresa ou de um governo".
Portanto, sim: A elaboração de orçamentos e a elaboração de projetos de investimento são exemplos de planejamento de finanças (planejamento financeiro).
Gabarito do professor: CERTO.