SóProvas


ID
3036940
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é INCORRETO atribuir ao Ministério Público a responsabilidade de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? de acordo com o "ECA", lei (8069/90): Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Ainda no tocante a alternativa C, estabelece o ECA:

    Art. 137. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

  • a) art 201 VI a ECA correta

    b) art 201 VIII ECA correta

    c) art 136 VI e 137 ECA incorreta

    d) art 201 §5º c ECA correta

  • Questão difícil para quem não tem memória boa, como eu.

  • A questão exige o conhecimento sobre as atribuições do Ministério Público previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não é atribuição desse órgão.

    Vamos às alternativas:

    A - correta. Art. 201, VI, a, ECA: compete ao Ministério Público: instaurar procedimentos administrativos e, para instruí-los: expedir notificações para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de não comparecimento injustificado, requisitar condução coercitiva, inclusive pela polícia civil ou militar.

    B - correta. Art. 201, VIII, ECA: compete ao Ministério Público: zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

    C - incorreta. Vamos dividir a assertiva em duas partes, para melhor compreensão:

    • Rever as decisões dos Conselheiros Tutelares: cabe à autoridade judiciária
    • Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, entre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional: cabe ao Conselho Tutelar

    Art. 137 ECA: as decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

    Art. 136, VI, ECA: são atribuições do Conselho Tutelar: providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.

    D - correta. Art. 201, §5º, c, ECA: para o exercício da atribuição de que trata o inciso VIII deste art., poderá o representante do Ministério Público: efetuar recomendações visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública afetos à criança e ao adolescente, fixando prazo razoável para sua perfeita adequação.

    Gabarito: C

  • Quem revê as decisões do Conselho Tutelar é a Autoridade Judiciária.