SóProvas



Prova COTEC - 2019 - Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG - Assistente Social


ID
3036928
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Vários estudiosos sinalizam que chegamos ao ápice do processo de financeirização mundial. Se outrora a ênfase estava somente nos processos de industrialização e urbanização, desde a década de 1970, tem-se a defesa de um capital fetichizado que, mais do que nunca, “vivifica” a mercadoria, “coisifica” o homem e o impede de ter acesso a direitos historicamente conquistados. Esses fatores estruturais, por sua vez determinantes, são direcionados pelas lógicas capitalistas de mercado que também incitam certas posturas e intervenções do Estado. Nesse sentido, sob influencia de um conjunto de ideias políticas e econômicas neoliberais, o Estado tende a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → falou em NEOLIBERALISMO, é perda de direitos e favorecimento do mercado:

    [...] maiores são as desigualdades de classe. E é desnecessário dizer que há evidências suficientes para apoiar a visão de que a retórica do livre mercado e do livre-comércio e seus supostos benefícios universais, à qual fomos submetidos nos últimos trinta anos, produziu exatamente o resultado esperado por Marx: uma concentração maciça de riqueza e de poder numa ponta da escala social, concomitante ao empobrecimento crescente de todos os demais (HARVEY, 2013, p. 59). 

    → HARVEY, David. Para entender O Capital. [tradução de Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2013. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3036931
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Iamamoto (2007), são consideradas expressões da questão social emergentes a partir da década de 1990, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → O capital, em seu movimento de valorização, produz a sua invisibilidade do trabalho e a banalização do humano, condizente com a indiferença ante a esfera das necessidades sociais e dos valores de uso. Potencia exponencialmente as desigualdades inerentes a essa relação social, as quais são hoje impensáveis sem a ativa intermediação do Estado capitalista e das políticas econômicas e sociais implementadas. Ampliam-se, ao mesmo tempo, as fissuras e contradições entre as classes e o espectro de suas lutas, acrescidas de disparidades de gênero, geração, etnias, regiões e meio ambiente, que, enraizadas nas particularidades nacionais, impõem novas determinações históricas à produção e reprodução das relações sociais. É necessário, portanto, um esforço de apreender as mediações que envolvem a produção e reprodução da questão social e suas múltiplas expressões, que são objeto de trabalho do assistente social.

    → Como lembra Yazbek (2001), o pensamento neoliberal estimula um vasto empreendimento de “refilantropização do social”, e opera uma profunda despolitização da “questão social” ao desqualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional. 

    → Yazbeck nos dá a resposta: há um despolitização da questão social e não um densa mobilização política.

    → Referência: IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2007; YAZBEK, M. C. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social. Temporalis, ano III, n. 3, 2001 p. 33-40.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3036934
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em todo o território nacional, o acesso à Política de Assistência Social ainda é considerado “um direito”, para quem dela necessitar. Com base nas legislações vigentes, indique a única alternativa abaixo que apresenta conteúdo não condizente com as previsões nacionais desse direito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos uma alternativa INCORRETA:

    → Tal política tem destaque pela primazia da sua defesa à vida e à prevenção de vulnerabilidades, prioritariamente a jovens desempregados, acautelados, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violências sexuais.

    → o destaque, a meu ver, está relacionado com uma das diretrizes, sendo: Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3036937
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao se considerar as previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2006), faça as correlações entre a coluna I e a coluna II:


Coluna I

I – Direitos e deveres.

II – Medidas de proteção.

III – Violências, crimes e violações de direitos.

IV – Medidas socioeducativas.


Coluna II

( ) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão, sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente.

( ) Defende-se a convivência familiar como uma referência de proteção e cuidado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de esse ambiente ser um lugar de conflito e de violação de direitos.

( ) Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a supervisão da frequência e o aproveitamento escolar do adolescente assistido.

( ) Colocação em família substituta.

( ) Participação da vida familiar e comunitária, sem discriminação.


Com base nas correlações realizadas, indique a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    de acordo com o "ECA" (lei 8069/90):

    (III) Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão, sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. → art.230, caracteriza-se como um crime em espécie.

    (I) Defende-se a convivência familiar como uma referência de proteção e cuidado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de esse ambiente ser um lugar de conflito e de violação de direitos. → art.4, sendo um dever da família da comunidade, da sociedade em geral e do poder público.

    (IV) Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a supervisão da frequência e o aproveitamento escolar do adolescente assistido. → uma das marcas das medidas socioeducativas.

    (II) Colocação em família substituta. → medida protetiva, art. 101, IX.

    (I) Participação da vida familiar e comunitária, sem discriminação. → constitui um dos direitos, art. 16, Art. 16, V.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3036940
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é INCORRETO atribuir ao Ministério Público a responsabilidade de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? de acordo com o "ECA", lei (8069/90): Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Ainda no tocante a alternativa C, estabelece o ECA:

    Art. 137. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

  • a) art 201 VI a ECA correta

    b) art 201 VIII ECA correta

    c) art 136 VI e 137 ECA incorreta

    d) art 201 §5º c ECA correta

  • Questão difícil para quem não tem memória boa, como eu.

  • A questão exige o conhecimento sobre as atribuições do Ministério Público previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não é atribuição desse órgão.

    Vamos às alternativas:

    A - correta. Art. 201, VI, a, ECA: compete ao Ministério Público: instaurar procedimentos administrativos e, para instruí-los: expedir notificações para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de não comparecimento injustificado, requisitar condução coercitiva, inclusive pela polícia civil ou militar.

    B - correta. Art. 201, VIII, ECA: compete ao Ministério Público: zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

    C - incorreta. Vamos dividir a assertiva em duas partes, para melhor compreensão:

    • Rever as decisões dos Conselheiros Tutelares: cabe à autoridade judiciária
    • Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, entre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional: cabe ao Conselho Tutelar

    Art. 137 ECA: as decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

    Art. 136, VI, ECA: são atribuições do Conselho Tutelar: providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.

    D - correta. Art. 201, §5º, c, ECA: para o exercício da atribuição de que trata o inciso VIII deste art., poderá o representante do Ministério Público: efetuar recomendações visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública afetos à criança e ao adolescente, fixando prazo razoável para sua perfeita adequação.

    Gabarito: C

  • Quem revê as decisões do Conselho Tutelar é a Autoridade Judiciária.


ID
3036943
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A pesquisa é um recurso indispensável no processo de trabalho dos assistentes sociais. Ela fundamenta e qualifica as dimensões constitutivas do Serviço Social e permite que esses profissionais conheçam e compreendam melhor a realidade dinâmica que o circunda. Partindo dessas premissas, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro.

( ) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais.

( ) Foi a partir da década de 1980 que o Serviço Social foi reconhecido como uma área do saber por agências de fomento à pesquisa brasileira, tal como a CAPES.

( ) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social.

( ) Projetos de intervenção elaborados por assistentes sociais devem sustentar-se em estudos, diagnósticos e demais procedimentos investigativos que permitem a compreensão e o “descortinar” das agravadas expressões da questão social.

( ) Sem conhecimento, o trabalho dos assistentes sociais tende a reproduzir o imediato, as práticas assistemáticas, paliativas, moralistas e conservadoras.


Considerando as afirmativas, de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → (F) A pesquisa sempre esteve presente na atuação dos profissionais do Serviço Social. A preocupação com a produção de conhecimentos, para uma prática mais qualificada, fundamentou a formação profissional que, no Brasil, começou a partir de 1936, com a Escola do Rio de Janeiro. → Nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil (1936, em São Paulo, e 1937, no Rio de Janeiro), a formação profissional privilegiou a dimensão técnico-operativa em detrimento da produção do conhecimento (PESQUISA).

    → (F) A teoria que deu sustentação aos métodos de caso e grupo do Serviço Social foi a fenomenologia, que permitiu aos profissionais valorizar a dimensão subjetiva dos indivíduos e de suas relações familiares e sociais. → A finalidade do Serviço Social de Caso é ajudar o cliente — nomenclatura utilizada nos primórdios do Serviço Social para definir a pessoa atendida, atualmente chamado de usuário — a solucionar seus problemas, portanto, devem ser conhecidos para que seja aplicado o tratamento adequado (as relações com o meio social eram insuficientes), o indivíduo era visto através de um caráter imediato, superficial.

     (F) A metodologia mais apropriada para o Serviço Social é a qualitativa, visto que ela lida com o subjetivo, permite a realização de deduções mais generalistas e viabiliza a análise da realidade a partir da totalidade social. → não há o que se falar em um meio instrumental mais apropriado, visto que os meios técnicos são os mais adequados para determinado caso e para outro não.

    REFERÊNCIA: www.cressrn.org.br/files/arquivos/K50kt2678M6722cv3Mf4.pdf

    → COTEC repetindo questão, quanta preguiça: Q 100768

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • A) As primeira escola de Serviço Social no Brasil foi em 1936 em São Paulo. A segunda escola em 1937, no Rio de Janeiro.

    As pesquisas/estudos podem ser qualitativas e/ou quantitativas. Uma modalidade complementa a outra. A existência de uma não exclui a outra.

    Mas a mais utilizada é a qualitativa e a banca quis confundir o candidato.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3036946
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conservadorismo moral, presente nos marcos originários do Serviço Social, só NÃO pode ser evidenciado no(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos a opção que NÃO tem ligação com o conservadorismo moral do Serviço Social:

    → letra "a", temos uma visão CRÍTICA, logo não é uma marca do conservadorismo: trabalho profissional que se atenta aos princípios da profissão, vai além das demandas imediatas e não reproduz as lógicas institucionais de dominação e/ou precarização das condições de vida dos indivíduos. Faz-se presente no trabalho de quem se identifica como um trabalhador que reconhece o usuário como sujeito de direitos a ter direitos.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

  • Acho curioso o modo proposital como demonizam o termo conservador. A ponto de dizer que a acriticidade é uma constante.

    Um detalhe, julgar como acrítico, retrógrado, alienado e conformista a ação profissional daqueles Assistentes Sociais, nos primordios da profissão, onde o Estado não tinha 10% da estrutura funcional que tem hoje, associada à uma legislação ainda imatura para com a realidade social, é acreditar que um jogador e capaz de cobrar o escanteio e correr pra cabecear em direção ao gol. É esperar do profissional o que ele não tinha condições nenhuma de dar, muito menos aparato metodológico para a tal postura crítica. Aliás, dado o cenário, eu acredito sim, que a postura da ação profissional era crítica para a época.

    Eu penso que é um baita erro de anacronismo e injustiça para com aqueles valorosos profissionais e a profissão como um todo.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3036949
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Argumentos de autores como Maria Lúcia Barroco (2010) sinalizam que as bases ontológico-sociais da ética são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → A ação humana deve estar pautada por princípios éticos e morais que busquem emancipar o gênero humano, logo, a liberdade, a universalidade e a dignidade do homem devem iluminar as reflexões, os projetos e a própria práxis humana. Essa deve configurar-se não só pelo aspecto objetivo de transformação da natureza por meio do trabalho, mas também pelos aspectos valorativos do comportamento singular e social do gênero humano (Barroco, 2009). 

    → Referência: BARROCO, Maria Lúcia Silva. “Fundamentos éticos do Serviço Social”. Texto aplicado à 2ª disciplina do Curso de pós-graduação: Serviço Social - Direitos sociais e competências profissionais. CEAD UNB. 2009. p 1-24.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • GABARITO: LETRA B

    O trabalho e as capacidades humanas desenvolvidas: a sociabilidade, a universalidade, a consciência e a liberdade.


ID
3036952
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução n.º 273 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética do assistente social, regulamenta as suas relações com outros profissionais. Com base nessas previsões, considera-se, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos alternativa INCORRETA:

    → de acordo com o Código de Ética de 1993, no artigo 16: Parágrafo único Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social de 1993. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A, B e C – Incorretas. As alternativas estão de acordo com os “Art. 10º e 11º”, do capítulo III, do Código de Ética de 1993, que trata das relações com assistentes sociais e outros/as profissionais.

    D – Correta. Os profissionais, sempre que forem demandados, devem repassar todas as informações relacionadas ao trabalho. De acordo com o “Art. 17º”, do Código de ética de 1993, é vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. Assim, em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário, em conformidade com o parágrafo único do “Art. 16º”, do Código de ética de 1993.

    Gabarito: D