SóProvas


ID
3036946
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de José Gonçalves de Minas - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conservadorismo moral, presente nos marcos originários do Serviço Social, só NÃO pode ser evidenciado no(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos a opção que NÃO tem ligação com o conservadorismo moral do Serviço Social:

    → letra "a", temos uma visão CRÍTICA, logo não é uma marca do conservadorismo: trabalho profissional que se atenta aos princípios da profissão, vai além das demandas imediatas e não reproduz as lógicas institucionais de dominação e/ou precarização das condições de vida dos indivíduos. Faz-se presente no trabalho de quem se identifica como um trabalhador que reconhece o usuário como sujeito de direitos a ter direitos.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

  • Acho curioso o modo proposital como demonizam o termo conservador. A ponto de dizer que a acriticidade é uma constante.

    Um detalhe, julgar como acrítico, retrógrado, alienado e conformista a ação profissional daqueles Assistentes Sociais, nos primordios da profissão, onde o Estado não tinha 10% da estrutura funcional que tem hoje, associada à uma legislação ainda imatura para com a realidade social, é acreditar que um jogador e capaz de cobrar o escanteio e correr pra cabecear em direção ao gol. É esperar do profissional o que ele não tinha condições nenhuma de dar, muito menos aparato metodológico para a tal postura crítica. Aliás, dado o cenário, eu acredito sim, que a postura da ação profissional era crítica para a época.

    Eu penso que é um baita erro de anacronismo e injustiça para com aqueles valorosos profissionais e a profissão como um todo.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak