SóProvas


ID
3037003
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Lagoa Grande - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os questionamentos, análises e reflexões sobre o Serviço Social, desde a década de 1980, nos marcos de um determinado arcabouço teórico-metodológico que descortinou o conservadorismo presente na prática profissional, contribuíram para o “repensar” heterogêneo da profissão e, também, para a sua renovação. Não se trata apenas de uma revisão bibliográfica, nem tampouco uma mudança pontual nos processos de formação profissional. Relaciona-se com novas demandas, necessidades, princípios e posturas indissociáveis da realidade social, pautada pelo agravamento sócio-histórico das expressões da questão social e pela precarização das políticas sociais que incidem nas condições de vida de segmentos populacionais que dependem do trabalho para viverem e sobreviverem. Ao se terem como parâmetro os fundamentos históricos, teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro, assinale a única alternativa abaixo que aponta equívocos sobre essa referida profissão:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    → O Serviço Social é uma profissão ontologicamente crítica. Suas bases originárias estão ancoradas na fenomenologia e na teoria social de K. Marx. Contudo, só a partir de 1960, houve uma aproximação de seus profissionais com as obras originárias desse autor e isso contribuiu para que, radicalmente, houvesse uma ruptura de sua teoria e prática profissional.

    → falou em origem é DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA, a intenção de ruptura, que foi a última vertente e nela estava constituída o pensamento de Marx, marca a década de 1980.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • O Serviço Social não é uma profissão ontologicamente crítica. Devemos considerar a coexistência de outras vertentes profissinais, expressão do PLURALISMO profissional.

  • A questão pede o item incorreto.

    De acordo com Aguiar (2011, p. 55-56): "O Serviço Social fundamenta-se na Doutrina Social da Igreja. Do ponto de vista filosófico, terá por base o neotomismo. Os princípios de dignidade da pessoa humana, do bem-comum, entre outros, hauridos em Santo Tomás, iluminaram a teoria e prática do assistente social, desde 1936 até 1960, de maneira preponderante. A partir de 1960,começa a haver uma ruptura por parte daqueles que começam a assumir uma postura dialética, inclusive na sua versão materialista."

    Livro: Serviço Social e Filosofia: das origens a Araxá