SóProvas


ID
3037927
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos, como assaltos e acidentes, por exemplo? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas. 
    No entanto, cabe observar que muitos efeitos nocivos para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

(Ruy Braga. Dilemas do teletrabalho. Revista E. mai. 2019. Adaptado)

Mesmo trabalhando em casa, quase sempre_________  regras que_________ a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo________  já que deixa de arcar com os custos_________  para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. O verbo haver é invariavel por ser impessoal, o sujeito do verbo determinam é "regras", o termo que rege a expressão" o maior beneficiado" é "empregador" e o termo "custo" está no plural e rege "necessários".

  • GABARITO: LETRA B

    → Mesmo trabalhando em casa, quase sempre HÁ/EXISTEM regras que DETERMINAM a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo O MAIOR BENEFICIADO já que deixa de arcar com os custos NECESSÁRIOS para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades. 

    → respectivamente: haver (impessoal, sem flexionar) existir (pessoal, sujeito "regras", deve ser flexionado); o pronome "que" é o sujeito e retoma regras, logo concordância no plural; o empregador é O MAIOR BENEFICIADO; custos NECESSÁRIOS (substantivo masculino).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Mesmo trabalhando em casa, quase sempre_____HÁ____ regras que___DETERMINAM______ a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo___O MAIOR BENEFICIADO_____ já que deixa de arcar com os custos__NECESSÁRIOS_______ para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades. 

    Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • quase sempre há regras que determinam a produção a ser realizada

    Vermelho - oração subordinada adjetiva para ter certeza troque o QUE por O QUAL ou A QUAL (s) e veja se faz sentido.

    O Sujeito da Or. Sub. Adv. é o QUE, o qual faz referencia a "regras" então considere a troca do que pelo termo ao qual ele se refere.

    Fica assim = Regras determinam a produção a ser realizada.

    pronto ai ficou fácil e só concordar o sujeito com o verbo determinar.

  • Gabarito''B''.

    Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

    B)Mesmo trabalhando em casa, quase sempre regras que DETERMINAM a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo O MAIOR BENEFICIADO já que deixa de arcar com os custos NECESSÁRIOS para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades.

    =>“Há” é a forma conjugada do verbo “haver” na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. É utilizada quando fazemos referência a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado. Transmite o mesmo sentido dos verbos “tem” ou “faz”. 

    É necessário a autorização para a visita. [Inadequado]

    É necessária a autorização para a visita. [Adequado]

    É necessário as assinaturas nos documentos originais. [Inadequado]

    São necessárias as assinaturas nos documentos originais. [Adequado]

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • A VUNESP relatando minha situação atual hoje.

    #SIGAMOSESTUDANDO

  • A questão requer conhecimentos sobre concordância verbal e nominal.

    1ª Lacuna: Pode ser preenchida pelo verbo “haver", visto que ele está no sentido de “existir". Nesse caso, o verbo haver é impessoal e deve se flexionar somente na terceira pessoa do singular. Também pode ser preenchida pelo verbo “existir", porém concordando com o sujeito no plural (regras), pois o verbo existir é pessoal, então deve concordar em número sempre com o sujeito.

    “Mesmo trabalhando em casa, quase sempre há/existem regras"

    2ª Lacuna: Deve ser preenchida pelo verbo flexionado no plural, concordando com o sujeito “regras" na oração principal.

    “Regras determinam a produção a ser realizada"

    3ª Lacuna: Deve ser preenchida pela forma masculina e singular, haja vista estar se referindo ao substantivo “empregador" que está no masculino singular, portanto tem que fazer a concordância com ele.

    “Na verdade, o empregador acaba sendo o maior beneficiado"

    4ª Lacuna: Deve ser preenchida pela forma masculina e singular por estar se referindo ao substantivo anterior “custos", portanto tem que fazer a concordância com ele.

    “já que deixa de arcar com os custos necessários para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades."

    A alternativa (B) é a que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)