SóProvas


ID
3038068
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Volta às aulas para pais e filhos

            A socióloga Annette Lareau afirma que, nos Estados Unidos, a classe social das famílias tem uma influência decisiva sobre a trajetória escolar de seus filhos, mesmo ao comparar somente alunos da rede pública.

            Em suas pesquisas, Lareau constatou que, embora a educação seja valorizada por todos, as medidas tomadas para buscar o sucesso acadêmico dos filhos variam de acordo com a renda familiar.

            Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa, além da inclusão de atividades extracurriculares e vivências que cultivassem habilidades e um olhar crítico, os pais das classes mais baixas tendiam a valorizar mais a obediência, a convivência com a família e o livre brincar. Embora essas atividades cultivem a autonomia e a criatividade, são menos valorizadas nas escolas.

            A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante. Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição.

            Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel. Segundo Lareau, ainda que razoável, essa atitude não é vantajosa, pois os professores muitas vezes interpretavam a ausência dos pais como sinal de descaso.

            Famílias das camadas mais pobres tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola - e seus esforços, em alguns casos, tornam-se invisíveis no universo escolar. Já os colégios e seus agentes sentem-se ignorados pelas famílias. 

            Na sociedade do conhecimento, a troca de informações entre escola e família é fundamental. Um primeiro passo é facilitar a comunicação entre pais e professores, algo que pode ser feito por grupos de redes sociais e aplicativos de celular. 

            Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes, como explicações sobre o processo de aprendizagem, quais os resultados esperados e como a família pode apoiar os alunos em casa. Escolas que adotaram esses exemplos demonstram bons resultados.

            À medida que assumem que a responsabilidade pela educação é compartilhada, pais e escola estabelecem uma relação de apoio mútuo que favorece a todos.

(M aria Alice Setúbal. https://www1 .folha.uol.com.br. Adaptado) 

Assinale a alternativa cujas expressões destacadas nos trechos do texto indiquem, respectivamente, restrição e comparação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → mesmo ao comparar somente alunos da rede pública (1º parágrafo) → temos um advérbio de exclusão (só aqueles alunos são comparados, mais nenhum outro, restringe).

    Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição. Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel. → há uma comparação entre dois tipos de famílias com rendas diferentes.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺

  • O Questão de Concursos não precisa mais contratar professor de português ,pois já tem o Arthur Carvalho.

  • Gabarito: A.

    A. mesmo ao comparar somente alunos da rede pública (1º parágrafo); Já as famílias com menor renda (5º parágrafo). - Há primeiro a restrição a todos os alunos que não sejam de rede pública e em seguida o termo "" estabelecendo sentido comparativo com as famílias de classe média do parágrafo 4º.

    B. a educação seja valorizada por todos (2º parágrafo); variam de acordo com a renda familiar (2º parágrafo).

    C. Enquanto na classe média {3º parágrafo); além da inclusão de atividades extracurriculares (3º parágrafo).

    D. essa atitude não é vantajosa (5º parágrafo); sentem-se ignorados pelas famílias (6º parágrafo).

    E. tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola (6º parágrafo); facilitar a comunicação entre pais e professores (7º parágrafo).

  • No enunciado, cobra-se a identificação de palavras que signifiquem, respectivamente, restrição e comparação.

    Para resolver esta questão, você precisa saber que existem dois tipos de significado que uma palavra ou expressão pode expressar:


    a) Sentido gramatical: reconhecido nas palavras gramaticais que podem ligar as partes de um texto, como os conectivos, conjunções, marcadores textuais, preposições e contrações, e que podem estabelecer circunstâncias, a exemplo de advérbios e palavras denotativas, as quais são termos que não têm classificação específica, por apresentarem características tanto de advérbios quanto de conjunções: isto é, somente, ou seja, entre outros.


    b)     Sentido lexical: reconhecido nos termos que compõem o conjunto de palavras do tema de um texto, ou o seu vocabulário.

    Assim, estudar rapidamente as opções da questão garante, ao(a) candidato(a), um procedimento eficaz na redução do tempo de resolução da questão, uma vez que o sentido gramatical é facilmente reconhecido em uma palavra, sem que precisemos retornar ao texto. Identificar o significado gramatical, muitas vezes, é possível somente pela observação do fragmento em destaque.

    Como “restrição" e “comparação" são sentidos gramaticais, observemos diretamente os exemplos das opções para assinalar aquela em que tais significados estão presentes:


    A)   mesmo ao comparar somente alunos da rede pública (1º parágrafo); Já as famílias com menor renda (5º parágrafo).

    CORRETA.

    “Somente" é palavra denotativa de exclusão, pois, se são “apenas" os alunos da rede pública, automaticamente, excluem-se os demais. “Já", embora tradicionalmente seja classificado como advérbio de tempo, em muitas situações de escrita, pode ser utilizado como termo de comparação, já que possibilita uma “divisão" ou organização sequencial entre os conteúdos postos em comparação.


    B) a educação seja valorizada por todos (2º parágrafo); variam de acordo com a renda familiar (2º parágrafo).

    ERRADA.

    A primeira expressão manifesta sentido lexical de totalização; a segunda, sentido gramatical de conformidade (= conforme, segundo).


    C) Enquanto na classe média (3º parágrafo); além da inclusão de atividades extracurriculares (3º parágrafo). 
    ERRADA.

    “Enquanto" significa, gramaticalmente, tempo simultâneo ou oposição; “além da" expressa, gramaticalmente, sentido de “adição".


    D) essa atitude não é vantajosa (5º parágrafo); sentem-se ignorados pelas famílias (6º parágrafo).

    ERRADA.

    “Não" apresenta significação gramatical de negação; “pelas" expressa sentido gramatical de “agente da ação".


    E) tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola (6º parágrafo); facilitar a comunicação entre pais e professores (7º parágrafo).

    ERRADA.

    “Pouco" tem sentido gramatical de intensidade; e “entre pais e filhos", de reciprocidade, expressa pela preposição “entre".


    Resposta: A