SóProvas


ID
3038074
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Volta às aulas para pais e filhos

            A socióloga Annette Lareau afirma que, nos Estados Unidos, a classe social das famílias tem uma influência decisiva sobre a trajetória escolar de seus filhos, mesmo ao comparar somente alunos da rede pública.

            Em suas pesquisas, Lareau constatou que, embora a educação seja valorizada por todos, as medidas tomadas para buscar o sucesso acadêmico dos filhos variam de acordo com a renda familiar.

            Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa, além da inclusão de atividades extracurriculares e vivências que cultivassem habilidades e um olhar crítico, os pais das classes mais baixas tendiam a valorizar mais a obediência, a convivência com a família e o livre brincar. Embora essas atividades cultivem a autonomia e a criatividade, são menos valorizadas nas escolas.

            A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante. Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição.

            Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel. Segundo Lareau, ainda que razoável, essa atitude não é vantajosa, pois os professores muitas vezes interpretavam a ausência dos pais como sinal de descaso.

            Famílias das camadas mais pobres tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola - e seus esforços, em alguns casos, tornam-se invisíveis no universo escolar. Já os colégios e seus agentes sentem-se ignorados pelas famílias. 

            Na sociedade do conhecimento, a troca de informações entre escola e família é fundamental. Um primeiro passo é facilitar a comunicação entre pais e professores, algo que pode ser feito por grupos de redes sociais e aplicativos de celular. 

            Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes, como explicações sobre o processo de aprendizagem, quais os resultados esperados e como a família pode apoiar os alunos em casa. Escolas que adotaram esses exemplos demonstram bons resultados.

            À medida que assumem que a responsabilidade pela educação é compartilhada, pais e escola estabelecem uma relação de apoio mútuo que favorece a todos.

(M aria Alice Setúbal. https://www1 .folha.uol.com.br. Adaptado) 

Para que o trecho do oitavo parágrafo - Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes... - expresse ideia de causa, ele deve ser reescrito da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → queremos uma causa:

    Já que convidará os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes... → conjunção subordinativa causal/

    → O FATO DE (CAUSA) convidar os pais para conversar FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA) a escola pudesse transmitir as informações importantes.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Assertiva E

    ja que

  • Gab. E

    O conhecimento das conjunções ajuda a responder tal questão. A alternativa correta refere-se a conjunção subordinativa causal : JÁ QUE.

    Outros tipos de conjunções subordinativas causais:

    porque; que; porquanto; pois, como, na medida em que; dado que; visto que ...

  • Numa dessa tem que tomar cuidado pra não ser pegadinha kkkkkkkkk

    Conjunção Causal - ja que, visto que, uma vez que...

    Gab.: E

  • GABARITO: E

    São conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como, desde que..

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Gabarito: E.

    A. Tão logo convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes... - Tão logo é conjunção subordinativa temporal.

    B. Mesmo que convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes... - Mesmo que é conjunção subordinativa concessiva.

    C. Assim que convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes... - Assim que é conjunção subordinativa temporal.

    D. Se convidar os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes... - Se é conjunção subordinativa condicional.

    E. Já que convidará os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes... - Já que é conjunção subordinativa causal, transmitindo corretamente a ideia de causa indicada no enunciado.

  • A questão apresenta como tema a identificação de uma oração de causa, a partir da reescrita de um período presente no enunciado. Quando o sentido gramatical de causa estiver sob abordagem exclusivamente oracional, ou seja, sendo solicitado por meio de reescrita com conectivos de orações do período composto, vale lembrar que a simples identificação dos conectores subordinativos adverbiais causais já é suficiente para resolver a questão (uma vez que, porque, já que, dado que, entre outros). Além disso, não se pode desconsiderar que toda causa tem a sua consequência. Logo, se você precisar “conferir" se a oração que se supõe ser de causa, de fato o é, há que se identificar sentido de consequência na outra oração, mesmo que ela não tenha conectivo consecutivo. Isso porque, em Língua Portuguesa, as significações de causa e consequência sempre existirão juntas, de modo que, se uma é reconhecida na primeira oração, a outra se identifica na segunda. Ou vice-versa. Veja em um exemplo ilustrativo:

           Falhou seriamente com o pai,                            uma vez que não o levou ao médico (causa)

    (consequência, mesmo sem conectivo)

     

    Com base nessas informações, é possível já identificar a resposta na letra E, pois somente ela apresenta um conectivo subordinativo causal. No entanto, vejamos o que ocorre em cada uma delas:

    A)    Tão logo convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...

    ERRADA.

    “Tão Logo" é uma expressão com valor semântico de tempo, especificamente o de tempo urgente para resolução de alguma questão.


    B) Mesmo que convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...

    ERRADA.

    “Mesmo que" é locução conjuntiva de concessão, podendo ser substituída por “embora", “apesar de" e conectores similares.


    C) Assim que convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...

    ERRADA.

    “Assim que" expressa sentido de tempo imediato e pode ser substituída por “logo que".


    D) Se convidar os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...

    ERRADA.

    “Se" é conectivo típico da noção de condição, podendo ser substituído por “caso" e “desde que", em certos contextos.


    E) Já que convidará os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...

     CORRETA.

    “Já que" é uma locução conjuntiva de causa. Além disso, se quisermos confirmar essa identificação, basta verificar que a outra oração, mesmo sem conectivo, carrega a ideia de consequência, pois “a escola poder transmitir informação importante" é consequência de se ter convidado os pais. Assim, a letra E traz a resposta da questão.


    Resposta: E