-
Gab. Ceto!
Questão bem "intuitiva", mas segundo ensinam as melhores literaturas a respeito desta temática, tem-se:
Um sistema adequado de compras tem variações em função da estrutura da empresa e em função da sua política adotada. De tempos em tempos esse sistema vem sendo aperfeiçoado, acompanhando a evolução e o progresso do mundo dos negócios, mas os elementos básicos permanecem os mesmos, ou seja:
# O sistema de compras a três cotações: tem por finalidade partir de um número mínimo de cotações para encorajar novos competidores. A pré-seleção dos concorrentes qualificados evita o dispêndio de tempo com um grande número de fornecedores dos quais boa parte não teria condição de fazer um bom negócio.
# Sistema de preço objetivo: o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisão do comprador proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações. Pode ajudar os fornecedores a serem competitivos, mostrando lhes que suas bases comerciais não são reais e que seus preços estão fora da concorrência. E garante ao comprador uma base para as argumentações nas discussões de aumento de preço e nas negociações de distribuição da porcentagem.
-
Pelo sistema de preço objetivo, o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisões do comprador, proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações, de modo a eliminar fornecedores com preços elevados. Resposta: Certo.
Nada mais é do que uma dispensa de licitação realizada no comprasnet por meio de Cotação Eletrônica e recentemente denominada de Dispensa Eletrônica.
-
Gab. C
Josi, o Elvis utilizou a bibliografia do (DIAS, Administração de Materiais; uma abordagem logística, 5º Ed). O trecho copiado está na página 281 do referido livro.
-
CERTO
Essa questão já foi cobrada pela CESPE, mas sem a parte final ''de modo a eliminar fornecedores com preços elevados''.
-
Certo
Operação do sistema de compras
Sistema de preço objetivo: o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisões do comprador, proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações. Pode ainda ajudar os fornecedores a serem competitivos, mostrando-lhes que suas bases comerciais não são reais e que seus preços estão fora de concorrência.
Marco Aurélio E Dias 5º edição(2010). p.281