-
Entendi foi nada. Acredito que seria caso da utilização dos dois pontos depois de "Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvi:". Neste caso, ficaria somente 2 vírgulas, tendo em vista que os dois pontos podem ser utilizados para introduzir um esclarecimento ou explicação a respeito de algo já mencionado anteriormente.
-
GABARITO: LETRA D
→ a grande pegadinha é esta: O PERÍODO JÁ ESTÁ PONTUADO CORRETAMENTE:
→ “Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir, nossa capacidade de retenção é variável e, muitas vezes, inconscientemente deturpamos o que ouvimos.”
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
“Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir, (ponto no lugar de vírgula) nossa capacidade de retenção é variável e, (certo) muitas vezes, (certo) inconscientemente, (inserir vírgula) deturpamos o que ouvimos.”
“Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é variável e, muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.”
-
As 3 vírgulas empregadas estão corretas. Caberia algumas alterações, mas de forma facultativa.
-
→ “Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir, nossa capacidade de retenção é variável e muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.”
-
"Inconscientemente" é um adjunto adverbial deslocado médio (3 a 10 sílabas) interno a frase, a vírgula é facultativa. Poderia haver uma vírgula após esse termo, mas a ausência dela não afeta a correção gramatical do texto.
-
Não diz nada na questão que as vírgulas têm que ser obrigatórias. A letra b está correta também, pois, por mais que seja facultativa, poderíamos colocar mais uma vírgula após "inconscientemente" e estaria correta. Questão deveria ser anulada.
-
Eu só queria que explicassem o porquê de cada vírgula, pois só repetir a mesma palavra com as pontuações e dizer que está certo, isso o enunciado já fez.
-
Resposta correta: Alternativa D
O correto emprego das vírgulas é o seguinte: "Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é variável e, muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.”
-
.
A questão pede quantas vírgulas tem que ter para o trecho estar correto.
Com 3 Vírgulas já Está CORRETO , pois a 4° vírgula, que PODERIA ser utilizada, é Facultativa por ser um adjunto adverbial CURTO. Isso permite que com as 3 vírgulas esteja questão correta.
➡Na questão: “Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir, nossa capacidade de retenção é variável e, muitas vezes, inconscientemente , (Vírgula Facul.) deturpamos o que ouvimos.”
➡Demais Vírgulas(Azuis)
- 1° Separa Orações coordenadas
- As 2 seguintes isolam adjunto adverbial de tempo curto (MUITAS VEZES)