SóProvas


ID
3040528
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         [Pai e filho]


      No romance Paradiso o grande escritor cubano José Lezama Lima diz que um ser humano só começa a envelhecer depois da morte do pai. Freud atribui a essa morte um dos grandes traumas de um filho.

      A amizade e a cumplicidade quase sempre prevalecem sobre as discussões, discórdias e outras asperezas de uma relação às vezes complicada, mas sempre profunda. Às vezes você lamenta não ter conversado mais com o seu pai, não ter convivido mais tempo com ele. Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos.

      Exemplo desse caso está na literatura, na Carta ao pai, de Franz Kafka. É esse um dos exemplos notáveis do pai castrador, que interfere nas relações amorosas e na profissão do filho. Um pai que não se conforma com um grão de felicidade do jovem Franz. A Carta é o inventário de uma vida infernal. É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro. Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.

(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 204-205) 

Se bem observados na sequência do texto, os três parágrafos constituem

Alternativas
Comentários
  • Questão muito interessante.

    a) Errada. Está claro que a tese não é defendida por Freud, mas por Milton Hatoum.

    b) Errada. Mais uma alternativa claramente equivocada, uma vez que a tese geral não é do escritor José L. Lima.

    c) Gabarito. De fato. O texto faz uma constatação (que um ser humano só envelhece após a morte do pai), e essa afirmação é contradita ao logo do texto.

    d) Errada. C U I D A D O

    Acredito que essa alternativa tenha sido muito marcada, mas de fato há um equivoco feito para induzir o candidato ao erro que não é simples.

    Afirma-se que a tese é encontrada no primeiro parágrafo, o que não é fato. A tese de um texto é encontrado na primeira afirmação do autor em que não haja subjetividade, ou seja, sem juízo de valor.

    1P - O autor faz juízo de valor quanto ao escritor dizendo que ele é grande - eu por exemplo, nunca escutei falar no bendito cujo.

    2P- Aqui o autor faz muito juízo de valor quando diz que quase prevalecem, as vezes você lamenta...Porém, observe a última oração "Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos" aqui ele não faz juízo de valor, traz apenas uma afirmação incontestável e impessoal.

    e) Errada. De fato as posições são diferentes e focam na paternidade. O erro da alternativa está em dizer que não há relações entre si, quando na verdade há relação antagônica. Primeiro, fala-se sobre a paternidade e de como é importante para a vida de um filho, depois, sobre a crueldade de certos pais.

  • GABARITO: LETRA C

    → uma trajetória que parte da constatação e da afirmação do valor de um pai para culminar num caso de paternidade cruel e prepotente.

    → correto, visto que há uma tese que apresenta valores positivos de um pai e a convivência familiar entre ele e o filho, passando num momento que culmina em um pai que altera a realidade do seu filho através de atitudes agressivas, fazendo, dessa forma, um contraponto estre os estilos paternos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito''C''.

    RESOLUÇÃO: O texto inicia afirmando que o pai é uma figura importante. Tanto o é que, segundo o escritor José Lezama, o homem começa a envelhecer depois da morte de um pai.

    >Já no segundo parágrafo, no entanto, o autor apresenta a ressalva de que alguns pais são opressores e cruéis, exemplificando essa situação no 3º parágrafo, ao trazer o exemplo da obra “Carta ao pai”, de Franz Kafka.

    Fonte:Direção Concursos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • ... Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.

    Alternativa C

  • Primeiro ele apresenta um tipo de pai amoroso que ao morrer faz com que o filho fique com um trauma, depois ele diz que pode existir pais que sejam cruéis e finaliza o texto com um exemplo desse último. 

  • CUIDADO! Essa é uma das clássicas questões que te pega pelo estrese da prova, mas com um pouco de calma você vence.

    Primeiramente o texto começa afirmando que o filho só envelhece depois da morte do pai - Em segundo lugar, usando a autoridade de Freud, o autor menciona o quão positiva é a presença do pai na vida do filho; a perda do pai constitui a maior dor do filho - Por último o autor levanta exceções à regra, pais opressores e tirânicos; o que por fim se contrasta com os dois primeiros parágrafos.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A) Errada. A tese de Freud só é ligeiramente apresentada para fundamentar o poema de outro autor.

    B) Errada. De igual modo, a tese de Lorezano se atém a um pequeno período do primeiro parágrafo, tese que substancia o segundo parágrafo.

    C) Correta.

    D) Errada. O segundo parágrafo não se opõe ao primeiro.

    E) Errada. Essa é a que possivelmente possa ter deixado muitos em dúvida. Né não? Ela está sim parcialmente certa, mas parcialmente certa não é uma alternativa correta; o erro está justamente em afirmar que os parágrafos não estabelecem relação entre si.

  • O tema do texto é apresentado no primeiro parágrafo:

    "No romance Paradiso o grande escritor cubano José Lezama Lima diz que um ser humano só começa a envelhecer depois da morte do pai. Freud atribui a essa morte um dos grandes traumas de um filho."

    Ou seja, o tema trata da relação pai e filho.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Já a tese, nem sempre vem apresentada no início do texto.

    Nesse caso, a tese foi demonstrada no segundo parágrafo:

    "Às vezes você lamenta não ter conversado mais com o seu pai, não ter convivido mais tempo com ele. Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos."

    O autor defende que nem toda relação pai e filho é pautada na amizade e cumplicidade e utiliza de uma ficção para usar como instrumento argumentativo.

  • Letra C

    "A repetição é a mãe da sabedoria.", Treinar, treinar sempre!

  • essa fcc é um saco....

  • GABARITO: C

     

    Primeiro leia o texto!

    Depois responda:

     

    a) uma progressão lógica para a tese defendida por Freud, segundo a qual a morte de um pai é um grande trauma para o filho. 

     

    ERRADO: Pois só se fala de Freud no § 1º, depois não há alguma progressão neste sentido. 

     

    b) a defesa da tese geral do escritor José Lezama Lima, a partir da qual se considera a existência opressiva de pais tirânicos. 

     

    ERRADO: Os pais "tirânicos" só aparecem no § 3º o qual está na literatura de Franz Kafka e não na literatura de José Lezama Lima.

     

    c) uma trajetória que parte da constatação e da afirmação do valor de um pai para culminar num caso de paternidade cruel e prepotente. 

     

    GABARITO: No § 1º do texto pode-se entender que se fala de um bom pai, porem no § 2º fala-se do relacionamento de parceria com o pai, todavia nem todos relacionamentos são assim, pois há pais que são tirânicos, opressores e terríveis. Por fim, no § 3º o autor apresenta a Carta ao pai, uma literatura para exemplificar que há pais que infernizam a vida dos filhos.

     

    d) o desenvolvimento de um raciocínio que apresenta uma tese no primeiro parágrafo, contradita-a no segundo e a retoma no terceiro. 

     

    ERRADO: No § 1º apresenta a tese: Depois da morte do pai o filho começa a envelhecer, pois o relacionamento com o pai é bom. No § 2º reforça a tese que relacionamentos paternos que são saudáveis, em que pese passarem por algumas discursões, todavia, em caráter de exceção, há relacionamentos que são tirânicos. No § 3º da exemplifica um pai castrador.

     

    e) diferentes posições que, ao enfocarem o fenômeno da paternidade, não estabelecem relação entre si. 

     

    ERRADO: A ideia do § 2º é um relacionamento paterno saudável, em que pese haja algumas discursões, todavia o autor usa um conectivo adversativo "MAS" indicando que há relação entre si mesmo que antagônicas. 

     

  • Essa questão não tem cabimento.

  • GABARITO C

    resolução:

    https://youtu.be/Uh2cE9il7IM?t=2175

    fonte: Hora da Verdade TRF3: Português - Estratégia Concursos - Prof. Décio Terror

  • O texto inicia afirmando que o pai é uma figura importante. Tanto o é que, segundo o escritor José Lezama, o homem começa a envelhecer depois da morte de um pai.

    Já no segundo parágrafo, no entanto, o autor apresenta a ressalva de que alguns pais são opressores e cruéis, exemplificando essa situação no 3º parágrafo, ao trazer o exemplo da obra “Carta ao pai”, de Franz Kafka.

    Gabarito: C

  • O primeiro parágrafo do texto dispõe que o pai é uma figura importante na vida de seus filhos. Tanto que, segundo Freud, a morte de um pai é considerada um dos grandes traumas de um filho. Porém, o segundo parágrafo afirma que existem pais terríveis, opressores e tirânicos. No terceiro parágrafo é explicada a obra “Carta ao pai” de Franz Kafka, onde esse tipo de pai opressor é dado como exemplo.