SóProvas


ID
3040543
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         [Pai e filho]


      No romance Paradiso o grande escritor cubano José Lezama Lima diz que um ser humano só começa a envelhecer depois da morte do pai. Freud atribui a essa morte um dos grandes traumas de um filho.

      A amizade e a cumplicidade quase sempre prevalecem sobre as discussões, discórdias e outras asperezas de uma relação às vezes complicada, mas sempre profunda. Às vezes você lamenta não ter conversado mais com o seu pai, não ter convivido mais tempo com ele. Mas há também pais terríveis, opressores e tirânicos.

      Exemplo desse caso está na literatura, na Carta ao pai, de Franz Kafka. É esse um dos exemplos notáveis do pai castrador, que interfere nas relações amorosas e na profissão do filho. Um pai que não se conforma com um grão de felicidade do jovem Franz. A Carta é o inventário de uma vida infernal. É difícil saber até que ponto o pai de Kafka na Carta é totalmente verdadeiro. Pode se tratar de uma construção ficcional ou um pai figurado, mais ou menos próximo do verdadeiro. Mas isso atenua o sofrimento do narrador? O leitor acredita na figuração desse pai. Em cada página, o que prevalece é uma alternância de sofrimento e humilhação, imposta por um homem prepotente e autoritário.

(Adaptado de: HATOUM, Milton. Um solitário à espreita. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 204-205) 

É plenamente adequado o emprego de pronomes e do sinal indicativo de crase em:

Alternativas
Comentários
  • a) Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe lamenta como se vê submetido à culpas inconsoláveis e a profundos remorsos.  

    Errada. O "NÃO" atraí o pronome oblíquo átono LHE

     

    b) Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe de sentimentos duros, que o leitor à muito custo acompanhará. 

    Errada. Crase empregada incorretamente

     

    d) As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura. 

    Errada. 

     

     

     e) As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe passar. 

    Errada. Crase empregada incorretamente

     

    https://www.youtube.com/watch?v=y21NAFmnGbA

     

  • GABARITO: LETRA C

    → vamos analisar os pronomes e a crase:

    A) Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe lamenta como se vê submetido à culpas inconsoláveis e a profundos remorsos. → submetido a alguma coisa (preposição), porém temos um substantivo no plural "culpas", logo o correto seria a+as culpas = às culpas.

    B) Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe de sentimentos duros, que o leitor à muito custo acompanhará. → quem carrega, carrega alguma coisa (a carta), o "lhe" é um pronome com função de complemento indireto, logo o correto seria: carregando-a (retomando "carta").

    C) Ninguém se sentirá alheio às provações que Kafka nos conta em sua carta, a propósito das dores que o pai lhe infligiu. → correto, alheio a alguma coisa (adjetivo pedindo um complemento, sendo um complemento nominal: alheio a+as = às provocações; pronome "nos" sendo atraído pelo "que", estando plenamente correto).

    D) As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura. → quem está provocando emoções? A LEITURA, o sujeito não pode ser preposicionado, logo o correto seria, na ordem direta: As emoções que A LEITURA provoca...

    E) As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe passar. → incorreto, visto que temos uma palavra masculina, um adento: dia a dia, cara a cara, não tem hífen e nem crase.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito''C''.

    RESOLUÇÃO:

    A)Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe lamenta como se vê submetido à culpas inconsoláveis e a profundos remorsos.

    >Na letra A, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “lamentar” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, ocorre crase singular antes de plural.

    B)Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe de sentimentos duros, que o leitor à muito custo acompanhará.

    >Na letra B, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “carregando” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, ocorre crase antes de palavra masculina, o que torna o item errado.

    D)As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura.

    >Na letra D, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “capturar” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, não ocorre crase antes de “leitura”, pois o “a” empregado é somente artigo. Checa-se facilmente isso, trocando-se “leitura” por “aprendizado” (… provoca no leitor a leitura … = … provoca no leitor o aprendizado…).

    E)As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe passar.

    >Na letra E, emprega-se crase em locução formada por palavra repetida, ainda mais masculina, o que é completamente inviável.

    Fonte:Direção Concursos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • GABARITO "c"

    A) ERRADA → "submetido À culpas"

    → CORREÇÃO "submetido às culpas"

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) "à MUITO custo"

    → ALÉM DE CASO PROIBITIVO ESTÁ COM PALAVRA MASCULINA

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) ''provoca no leitor À leitura"

    → Ñ EXISTE TERMO QUE ESTÁ REGENDO TAL CRASE"

    → O TERMO CRASEADO (À LEITURA) É SUJEITO DO VERBO "PROVOCAR"

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) "passo À passo"

    CASO DE CRASE PROIBIDA

    "diante de palavra repetida a crase é impedida".

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Infligir: é verbo bitransitivo

    Ocasionar prejuízo a: "as enchentes infligiram despesas ao Estado"

    Coagir alguém a aguentar certo sofrimento ou dor: "infligiu ao filho castigos terríveis".

    Na "C" o pai infligiu "dores ao filho"

  • CUIDADO! Crase pode ser o seu céu ou o inferno.

    A) Nunca teremos uma crase no singular e a palavra subsequente no plural, o mesmo vice e versa.

    B) Ali só há preposição. Não usamos artigo diante de advérbio.

    C) Correta.

    D) A frase está na ordem indireta. ao passar para a ordem direta verifica-se que não há artigo e portanto não há crase.

    E) Não há crase diante de palavras repetidas.

  • Observações:

    Não se usa crase antes de palavras masculinas (LETRA B)

    Não se usa crase entre palavras repetidas (LETRA E)

    não se usa crase com a no singular e palavra no plural (LETRA A)

    erros, avisem, por favor.

  • A letra "c", que é gabarito da prova, não teria uma mesóclise?

  • Claudio Oliveira, havendo um fator de próclise obrigatória, não se deve usar mesóclise

  • A) Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe* lamenta como se vê submetido à culpas** inconsoláveis e a profundos remorsos. (Errado).

    *Lhe: Pronome Oblíquo Átono, usado geralmente como Objeto Indireto, também usado como Complemento Nominal ou até Adjunto Adverbial de Lugar. Na oração, ele está ligado ao verbo "lamentar" (lhe lamenta) que é um Verbo Transitivo Direto e que, logo, exige um Objeto Direto e como o Pronome "lhe" jamais atua dessa maneira sintática, letra errada. Deveria ser usado o pronome oblíquo átono "O" que atua como objeto direto: lamenta-o.

    ** À culpas: A craseado no singular com termo seguinte no plural faz dessa sentença um erro gramatical.

    B) Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe* de sentimentos duros, que o leitor à muito** custo acompanhará. (Errado).

    *Carregando-lhe: Pronome Oblíquo Átono, caso já explicado no item A.

    ** À muito: Crase não se usa ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS (MUITO) e ANTES DE ADVÉRBIO (MUITO: advérbio de intensidade), pois não usamos artigo antes de advérbio.

    C) Ninguém se sentirá alheio às provações* que Kafka nos conta em sua carta, a propósito das dores que o pai lhe infligiu**. (Correto)

    *Às provações: Usamos crase ANTES DE SUBSTANTIVOS FEMININOS em determinadas situações (ver mais, pois à explicação aqui passaria dos limites de caracteres para a resposta).

    ** O pai lhe infligiu: INFLIGIR é um verbo BITRANSITIVO, logo o pronome "lhe" está atuando devidamente como complemento indireto (Objeto Indireto) nessa oração. Como? A resposta: "...das dores que o pai lhe infligiu"

    Infligir Algo ou O Que (Objeto Direto: Dor; Obs: "O" é artigo) A Alguém ou A Algo (Objeto Indireto: Filho; pois "AO" é a preposição exigida, já que "A" é a preposição que se ligou ao artigo "O").

    D) As emoções que provoca no leitor à leitura* da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura**. (Errado).

    *À leitura: Está incorreta mediante uma análise a seguir... A oração está em ordem indireta, vamos por em ordem direta: "A leitura da carta de kafka ao pai provoca emoções ao leitor..." Inicia-se com artigo antes do substantivo feminino "leitura" e portanto uso de crase já que o termo seguinte ACEITA o Artigo "A" deveria acontecer se não fosse outra regra. Outra regra é sobre o fato de poder trocar a palavra para uma versão masculina e se o "A" virar "AO" deve-se usar crase: O EXAME da carta ou O DECIFRAMENTO, ou A ANÁLISE; ETC. Percebe-se que o "A" não virou "AO" ou "AOS", então a crase é realmente indevida neste item.

    ** Lhe captura: Pronome Oblíquo Átono, caso já explicado no item A.

    E) As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo*, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe** passar. (Errado).

    *Passo à passo: N se usa crase no meio de palavras repetidas.

    ** Fez-lhe: Caso do Item A sobre pronome oblíquo "lhe".

    P.S: Se tiver algo errado, por favor, corrijam! Nunca somos os donos da verdade... :)

  • Obrigado Daniel de Souza Teixeira Silva!

  • Foi isso que me fez errar a questão também, Daniel

  • d) As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura. 

     

    As emoções que a leitura da carta de Kafka ao pai provoca no leitor devem-se ao poder da ficção que lhe captura.

  • GABARITO: C

     

    Antes Entenda!

    O, A, OS, AS ( e variações) --> substituem  termos sem preposição

    LHE, LHES --> substituem termos com preposição

     

    NA HORA DA PROVA ACHOU UM ERRO? PASSE PARA OUTRA ALTERNATIVA!

     

    a) Diante da morte do pai, o filho não apenas lhe lamenta como se vê submetido à culpas inconsoláveis e a profundos remorsos.  

     

    ERRADO: 

    1) O verbo lamentar é VTD e não aceita LHE "... a lamenta ..." a retoma o termo "morte" 

    2) Não se usa crase diante de singular e plural " a culpas"

     

    b) Kafka escreveu uma Carta ao pai, carregando-lhe de sentimentos duros, que o leitor à muito custo acompanhará. 

     

    ERRADO:

    1) O verbo carregar é VTD e não aceita LHE --> "carregando-A" o termo faz remissão a Carta (a)

    2) Não se usa crase diante de palavras masculina --> " a muito custo"

     

    c) Ninguém se sentirá alheio às provações que Kafka nos conta em sua carta, a propósito das dores que o pai lhe infligiu

     

    CORRETA: 

    1) O termo s provações" respeita a regra básica palavra feminina e flexão (plural+plural)

    2) O verbo INFLIGIR é bitransitivo (VTD/VTDI), portanto aceita remissão --> "lhe infligiu"  o lhe faz remissão a ele ( Kafka)  

     

    d) As emoções que provoca no leitor à leitura da carta de Kafka ao pai devem-se ao poder da ficção que lhe captura. 

     

    ERRADO:

    1) Regra básica, sujeito não pode ser preposicionado "a leitura"

    2) O verbo capturar é VTD  e não aceita LHE --> "a captura" o termo "A" faz remissão ao termo "carta"

     

    e) As palavras da Carta conduzem o leitor, passo à passo, pelas dores e humilhações que o pai de Kafka fez-lhe passar. 

     

    ERRADO:

    1) Caso Proibido de crase, entre palavras repetidas em expressões circunstanciais e antes de palavras masculina --> "passo a passo"

    2) Caso DE. FA. MA. V.O.S. -> não aceita LHE - "fe-LO passar."

    DEeixar , FAzer, MAndar, Ver, Ouvir, e Sentir + Infinitivo 

  • LETRA C

    _________________________>> OS COMENTÁRIOS ESTÃO ÓTIMOS, IREI COLOCAR UM RESUMO DE CRASE PARA COMPLETAR

    RESUMO

    >> A CRASE SE REFERE A UM  FEMININO SUBSTANTIVO.

    >>> QUANDO A REGÊNCIA PEDIR PREPOSIÇÃO + O ARTIGO A FOR FEMININO , QUANDO CONSEGUIR TROCAR O SUBSTANTIVO FEMININO PARA O MASCULINO E APARECER >> A0 , ENTÃO TEM PREPOSIÇÃO

    >>> A EXPRESSÃO “ À MODA DE “ MESMO QUE SUBENTENDIDA SEMPRE USA CRASE

    EXEMPLO: FEZ A JOGADA À NEYMAR

    >> À MODA DE NEYMAR , OU SEJA NO “ ESTILO “ NEYMAR

    >>> A CRASE É PROÍBIDA ANTES DE 5 PRONOMES ( PESSOAIS,DEMONSTRATIVOS,INDEFINIDO,DE TRATAMENTO E RELATIVOS )

    >>> ATENÇÃO > EXCEÇÃO É O PRONOME RELATIVO, MAS A REGENCIA VAI MOSTRAR SE TEM CRASE >> ( À QUAL, ÀS QUAIS , À QUE )

    >>> PRONOMES AQUELE,AQUELA E AQUILO TEM CRASE SE CONSEGUIR TROCAR POR : A ESTE, A ESTA , A ESTE

    >>> QUANDO A REGENCIA É TRANSITIVA DIRETA NÃO TEM CRASE , PORQUE DENTRO DA CRASE TEM ARTIGO + PREPOSIÇÃO

    Nunca ocorre crase:

    1) Antes de masculino.

    Caminhava a passo lento.

    2) Antes de verbo.

    Estou disposto a falar.

    3) Antes de pronomes em geral.

    Eu me referi a esta menina.

    Eu falei a ela.   

                       

    4) Antes de pronomes de tratamento.

    Dirijo-me a Vossa Senhoria.

    5) Com as expressões formadas de palavras repetidas. HA EXCEÇÕES

    Venceu de ponta a ponta.

    6) Quando um a (sem o s de plural) vem antes de um nome plural.

    Falei a pessoas estranhas.

    7) (Não ocorre crase antes de ARTIGO INDEFINIDO )

                                              >>> CRASE FACULTATIVA

    SÓ TEM 3 CASOS FACULTATIVOS:

    1- APÓS A PREPOSIÇÃO ATÉ (ATÉ + A)

    2- EM NOMES FEMININOS. EX: À ELIANE OU A ELIANE.

    3- DIANTE DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS (MINHA, TUA E SUA, NOSSA, VOSSA). EX: A SUA MÃE OU À SUA MÃE

     ___

    >> QUANDO MOSTRAR A HORA EXATA TEM QUE USAR CRASE ( OBRIGATÓRIA )

    > EXEMPLO : CHEGAREI ÀS TRÊS HORAS ( HORAS MOSTRADAS

                                     DIFERENTE CUIDADO

    >> SAIREI DAQUI A UMA HORA ( AQUI A HORAS NÃO É EXATA E NÃO USA CRASE )

    RESUMO >> DIANTE DE HORAS EXATAS A CRASE É OBRIGATÓRIO

    DIANTE DE HORAS APROXIMADA A CRASE É PROIBIDA

    >>>>>>>> ATENÇÃO > bizu : CPA ( PENSE EM CPI E COLOQUE TROQUE O I PELO O A )

    >> É preciso estar atento às LOCUÇÕES ADVERBIAIS, PREPOSITIVAS E CONJUNTIVAS formadas com uma palavra feminina. Nesses casos, é crase na certa!

    >>> Entre as ADVERBIAIS estão, por exemplo, "à vontade", "às claras", "à míngua", "à direita", "à esquerda", "à tarde", "à noite", "à mão", "à mão armada", "à beça", "à vista" etc.

    >>> Entre as PREPOSITIVAS estão, por exemplo, "à custa de", "à espera de", "à altura de", "à beira de", "à espreita de", "à frente de", "à base de", "à moda de" etc.

    >>> As locuções CONJUNTIVAS são expressões como "à medida que" ou "à proporção que".

  • Até que a FCC não é um bicho de sete cabeças....

  • Na letra A, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “lamentar” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, ocorre crase singular antes de plural.

    Na letra B, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “carregando” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, ocorre crase antes de palavra masculina, o que torna o item errado.

    Na letra D, ocorre erro no emprego do pronome “lhe”, uma vez que o verbo “capturar” solicita objeto direto e o pronome escolhido substitui, como complemento verbal, objetos indiretos. Além disso, não ocorre crase antes de “leitura”, pois o “a” empregado é somente artigo. Checa-se facilmente isso, trocando-se “leitura” por “aprendizado” (… provoca no leitor a leitura … = … provoca no leitor o aprendizado…).

    Na letra E, emprega-se crase em locução formada por palavra repetida, ainda mais masculina, o que é completamente inviável.

    A resposta é, portanto, letra C

    Gabarito: C

  • Só fazendo um comentário curioso em relação a letra D. Quem provoca as emoções no leitor é a leitura. Ora, se leitura é o sujeito da forma verbal provoca, não pode ser preposicionado!

  • Questão que avalia diversos conhecimentos gramaticais.