SóProvas


ID
3042235
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                  Texto I

                         A influência da música na sociedade

                                                                                                      Diego Kobylinski


      A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é, em especial, uma forte presença artística na cultura.

      O feito de cantar ou escutar uma canção pode desencadear efeitos emocionais numa pessoa. Tristeza, alegria, nostalgia, raiva, muitos são os sentimentos que veem aos ouvintes da música. Esses sentimentos, quando contidos em várias pessoas, podem gerar movimentos sociais. Como exemplo, os movimentos: punk, grunge, alternativo e emotivo (este, o mais popular no Brasil). Muitos movimentos buscavam, como meta, uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade.

      Portanto, a música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, provocando um declínio cultural.

      Ocorrendo o declínio cultural, ocorre juntamente o declínio da educação, com o declínio da educação, aumenta a facilidade de alienação. Situação perfeita para os monopolizadores da nossa sociedade. [...]

      A população tem que entender como é preciso uma melhoria na arte nacional, pois, por meio dessa melhoria, poderão ocorrer efeitos muito significativos na educação. Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral, especialmente nas favelas, facilidade ao acesso a instrumentos musicais, e outras ações podem, juntas, modificar aos poucos a cultura da nossa sociedade, melhorando, assim, a nossa qualidade de vida.

Adaptado de: https://inverta.org/jornal/edicao-impressa/445/cultura/a-influencia-da-musica-na-sociedade Acesso em: 13/04/2018.

Considere o excerto “Ocorrendo o declínio cultural, ocorre juntamente o declínio da educação, com o declínio da educação, aumenta a facilidade de alienação. Situação perfeita para os monopolizadores da nossa sociedade.” e assinale a alternativa que o analisa corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Muito subjetivo... cobrar subjetividade em concurso é um terror, pra mim o texto foi objetivo e conciso 5 parágrafos e me disse exatamente oque queria dizer.

    Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    → fui na "b" com toda convicção, concordo com o colega Jackson; Sigamos!

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Letra 'B' é a mais coerente. A 'E' poderia ser gabarito em questões com a maior parte dos textos apresentados nas provas.

    É óbvio que o texto administrativo tem outro fim, estilo. Aliás, tem muito teste administrativo nada objetivo e muito menos conciso.

  • Entendi q é para analisar somente o excerto e ele enfatiza o impacto social da música (letra B).

    A letra E está correta pois a passagem repete palavras e poderia ser escrita de modo mais objetivo.

  • acho que o erro da letra B é a parte final "visando atenuar o impacto social da música."

  • Gabarito: E

    O texto é predominantemente dissertativo-argumentativo, o qual é marcado pela subjetividade, por isso não pode ser usado pela adm. pública que prioriza a objetividade e a impessoalidade.

  • Fui de B.

  • Também fui na B com muita certeza, talvez caberia recurso do gabarito

  • fui na b com muita certeza
  • Mas a B é exatamente o oposto. Ok, há gradação de ideias, mas ela visa a ENALTECER o impacto social da música, visto que a gradação e claramente crescente. A B foi a primeira que desconsiderei. kkkkkkkkkkkk

  • Pessoal, toda vez que a questão mencionar coesão e adm. Púbica ao mesmo tempo, você tem encontrar palavras coesivas.

    O texto usado nesse contexto é diferente do nosso uso do dia a dia, por isso que é dificil de notar o erro "de ouvido".

    O fato é q essa repetição de termos é vício de linguagem, e isso não é subjetivo.

  • O autor, considerando-se todo o texto, não atenua o impacto social da música em momento algum. Pelo contrário, ele é bem crítico. Não fique preso a estrofe destacada. Contextualize sempre, sobretudo quando não se tratar de gramática e sim, interpretação. Contudo, acredito que a questão é daquelas cuja resposta depende do dia do humor de examinador. Uma pena.

  • questão difícil

  • A letra B não poderia ser pois atenuar significa enfraquecer e não é o objetivo do excerto.

    Também dizer que o texto não é objetivo é errado. Afinal, entendi como uso de coesão recorrencial,  ou uma gradação de ideias, com função intencional para dar ênfase.

    Na letra a, o erro está em dizer que é para memorizar...

     

     

    Para mim não tem resposta correta.

  • voto em questão sem gabarito e nem discuto muito, é AOCP gente... dificilmente vamos nos deparar com ela; instituto AOCP não é totalmente igual à AOCP. Sigamos