SóProvas


ID
3045937
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as duas concepções de aprendizagem e marque a alternativa sobre o que é correto afirmar sobre elas.


I - Aprender não é copiar ou reproduzir, mas elaborar uma representação pessoal da realidade a partir de experimentações e conhecimentos prévios. É preciso aprender significativamente, ou seja, não apenas acumular conhecimentos, mas elaborar significados próprios a partir do relacionamento entre a experiência pessoal e a realidade.

II- Aprender não é um processo natural e espontâneo, mas decorrente das trocas de conhecimentos entre as pessoas. Esta abordagem vincula o desenvolvimento humano ao contexto histórico-cultural no qual o sujeito se insere e à influência que o contexto social exerce sobre a formação humana.

Alternativas
Comentários
  • Construtivismo

    Corrente pedagógica que, como o próprio nome diz, entende que o conhecimento é um processo construído pelo indivíduo de dentro para fora, durante toda a vida - ou seja, não é cumulativo. O ser humano elabora os conhecimentos, transformando-os continuamente através da relação com as pessoas e com os objetos. O conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais.

    O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentação de conhecimentos prontos ao estudante, como um prato feito, e utiliza de modo inovador técnicas tradicionais como, por exemplo, a memorização.

    Representante: Jean Piaget (Epistemologia genética).

    Sociointeracionismo

    Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, para Vygotsky é o próprio processo de aprender que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores. Para Vygotsky (1998), a interação social exerce um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. Para ele, cabe ao educador associar aquilo que o aprendiz sabe a uma linguagem culta ou científica para ampliar seus conhecimentos daquele que aprende, de forma a integrá-lo histórica e socialmente no mundo, ou ao menos, integrá-lo intelectualmente no seu espaço vital.

    A abordagem sociointeracionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. O conceito de interação com o qual trabalha o sociointeracionismo não é um conceito amplo e apenas opinativo, mas significa, no âmbito do processo de aprendizagem, especificamente, afetação mútua (VILLARDI, 2001), uma dinâmica onde a ação ou o discurso do outro causam modificações na forma de pensar e agir, interferindo no modo como a elaboração e a apropriação do conhecimento se consolidarão.

    O indivíduo não nasce pronto nem é cópia do ambiente externo. Em sua evolução intelectual há uma interação constante e ininterrupta entre processos internos e influências do mundo social. A interação social é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano.

    Fonte

    Resposta: LETRA C

  • Tanto as teorias do Construtivismo quanto às do Sociointeracionismo estão associadas a outras duas tendências pedagógicas que se constituem com os mesmos principios das mesmas. Falo da Tendência Liberal Renovada Progressivista que possui conceitos similares às ideias do Construtivismo, tendo como um dos principais estudiosos o próprio Piaget; E ainda a Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos, ou ainda Histórico Crítica que se baseia no Sociointeracionismo, onde o ser humano não é pronto e nem acabado e por isso fruto da evolução constante do meio social, havendo a necessidade de se tornar um ser ativo em seu ambiente de forma crítica.

    Caso haja algum entendimento nessas ideias que não esteja de fato certo, por favor me auxiliem.