SóProvas


ID
3046048
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
IF-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   NO MUNDO DA LUA

Certos escribas são capazes de produzir tolices por ignorar coisas elementares como a diferença entre estrelas e planetas ou entre o anu e a garça


      É o seguinte o curioso trecho da resenha do filme alemão "Inferno", de 2012, sobre o destino do homem na Terra depois de terríveis tempestades solares:

      "Em futuro não muito distante, as guerras não serão o maior inimigo da humanidade, mas um velho conhecido de todos, a maior estrela do nosso sistema solar: o Sol."

      Terá o sistema solar outras estrelas além do Sol? Que ideia fará do sistema solar o inventivo resenhista brasileiro? Saberá ele a diferença entre estrelas e planetas? Entre planetas e satélites? Entre constelações e galáxias? Entre o anu e a garça?

      Ou é escriba muito distraído ou terá faltado às parcas aulas de astronomia que costumavam preceder estudos elementares de geografia física; nessas aulas, e nas de física, os estudantes de primeiro e segundo grau aprendiam que a Terra gira em torno de uma estrela ― o Sol ―, com outros sete planetas; todos eles nesta ordem em relação ao Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, fora corpos menores, como Plutão. Aprendiam também que estrelas têm luz e calor próprios, e os planetas, não.

      Aprendia-se além disso que esse equilibrado conjunto compõe o sistema solar, um dos bilhões em movimento na Via Láctea, que é uma dos bilhões de galáxias do universo. O escriba não terá aprendido, além disso, que o Sol, a óbvia única estrela do sistema, é a fonte de luz e calor que sustenta a vida neste planeta desolado a caminho da escuridão. É preciso lembrar que o Sol, grande ameaça, segundo o filme e o articulista, no fim vai-se aquecer muito mais, dilatar-se e absorver a Terra. Bem antes, nosso planeta perdido e mal-amado talvez já se tenha tornado uma bolota de gelo sem vida no espaço. Deve demorar algum tempo: alguns bilhões de anos. Muito antes disso, o autodestrutivo ser humano terá ido para o beleléu, com o resto da vida que houver por aqui. Não sobrarão nem formas inferiores de vida, como baratas e políticos de baixo extrato ― 97,63% deles.

      Enfim, e sem saudosismo, pelo jeitão da coisa e do grau de conhecimento de alguns escribas em ação em jornais, revistas e outros meios de comunicação, tem-se a vaga impressão de que o sistema educacional brasileiro, incluindo as escolas de jornalismo, já teve melhores dias.

MACHADO, Josué. Revista Língua Portuguesa. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos/blogJosue/no-mundo-da-lua-319197-1.asp. Acesso em 15 jul 2014. 

“O escriba não terá aprendido, além disso, que o Sol, a óbvia única estrela do sistema, é a fonte de luz e calor que sustenta a vida neste planeta desolado a caminho da escuridão.” Analise morfologicamente as palavras destacadas (não, que, e, a) e assinale a alternativa que contém, respectivamente, a correta classificação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    “O escriba não terá aprendido, além disso, que o Sol, a óbvia única estrela do sistema, é a fonte de luz e calor que sustenta a vida neste planeta desolado a caminho da escuridão.” 

    "não" (advérbio de negação), terá aprendido ISSO (que → conjunção integrante), "e" (conjunção coordenativa aditiva), desolado a alguma coisa ("a" → preposição).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • NÃO= Advérbio de negação

    QUE= Conjunção integrante

    E= Conjunção aditiva

    A= Preposição essencial.

  • PRONOME RELATIVO "QUE"

    Para identificarmos a função do pronome relativo "que", devemos substitui-lo pelo termo que ele retoma, pois terá a função do termo retomado.

    Original: alguma coisa que se ache escondida.

    Substituindo: alguma coisa acha-se escondida.

    Quem se acha escondida? -> alguma coisa. Logo, o pronome relativo está retomando o sujeito, tendo, assim, a função de sujeito e não de complemento verbal (OD), como a questão colocou.

    Exemplo do pronome funcionando como complemento verbal: O carro que comprei é vermelho.

    Substituindo: Comprei o carro.

    Quem comprou -> eu (sujeito)

    Comprei o quê? -> o carro (objeto direto)

    Quando "QUE" puder ser substituído por "O Qual" ele será um PRONOME. Ou seja, ele trabalhará PRONOME, nunca PRO VERBO 

    _____________________________

    CONJUNCAO INTEGRANTE

    "QUE" sendo uma conjunção integrante (substituir por: ISSO, NISSO, DISSO), dando início a uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

    Sempre que o "QUE" puder ser substituído por 'ISSO, NISSO, DISSO ' ele será uma CONJUNÇÃO INTEGRANTE

  • Na frase “O escriba não terá aprendido, além disso, que o Sol, a óbvia única estrela do sistema, é a fonte de luz e calor que sustenta a vida neste planeta desolado a caminho da escuridão.”, "não" é advérbio de negação, "que" é conjunção integrante, "e" é conjunção coordenativa aditiva e "a" é preposição.

    A Advérbio; conjunção; conjunção; preposição.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

    "QUE" conjunção integrante equivale a ISSO / ESSE (A) Ex.: O escriba não terá aprendido que o Sol... (= O escriba não terá aprendido ISSO)

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo ... São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim... Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

    B Conjunção; pronome; conjunção; artigo.

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo.

    Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo.

    C Preposição; conjunção; conjunção; artigo.

    Explicado acima

    D Advérbio; pronome; preposição; preposição.

    Explicado acima

    Gabarito: Letra A