-
ERRADO - RIBAS (2014) = 2 Redes informais (de rumores)
Em um grupo ou em uma organização não só existe o sistema formal de comunicação, como, também, o sistema informal: a rede de rumores.
A rede de rumores não é controlada pela própria direção da empresa, mas é mantida pela maioria dos funcionários como uma comunicação formal vinda da direção da empresa.
Os rumores emergem em situações de trabalho. A competitividade e a nomeação de novos chefes são condições que estimulam a rede de rumores.
-
Existem dois tipos de sistemas orgânicos na Comunicação Corporativa, que estão inseridos na construção da Cultura Organizacional, são eles:
Rede formal
Rede informal
O primeiro sistema compreende todo o cenário de comunicação criado, padronizado e administrado pela organização, junto dele existe o organograma, com a definição de funções e outras diretrizes institucionais oficiais. O planejamento da rede formal é feito para atingir os objetivos organizacionais de negócios. Em síntese, é o planejamento criado pela alta gerência para que as informações sejam transmitidas aos colaboradores como conteúdo oficial.
Já a rede informal inicia após o natural relacionamento entre os indivíduos, os quais possuem aspirações pessoais, que em conjunto resultam em ideais coletivos sobre uma determinada organização. Essa rede não possui regras e normas da alta gestão. Nasce, portanto, da coletividade, da convivência em grupo, a partir do diálogo e troca de experiências informais. É a rede que estabelece efetivamente o diálogo interno contínuo, e por isso deve ser vista como uma importante estratégia na disseminação de informações e principalmente no desenvolvimento de debates entre os colaboradores.
-
As redes informais de comunicação nao devem ser desconsideradas como fontes de informação.
-
Obviamente, é necessário levar em consideração as comunicações informais.
-
ERRADO
Redes informais devem ser consideradas, pois além de sempre existirem, exercem forte influência sobre os colaboradores.
A comunicação informal apresenta três características:
1) não é controlada pela direção da empresa;
2) é tida pela maioria dos funcionários como mais confiável do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização;
3) é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integra.
GESTÃO DE PESSOAS, ANDREIA RIBAS E CASSIANO SALIM- ED. 2013.
-
Eu trabalhei em uma empresa pública que tinha como fonte de informação algo que chamávamos de "rádio corredor", que eram as fofocas ocorridas nos bate papos informais nos corredores da referida instituição, relacionadas à empresa e seus funcionários que, por vezes, se confirmavam em reuniões formais posteriores entre funcionários e suas respectivas equipes. Ótimo exemplo para perceber o quanto que as regras informais são uma constante natural nas organizações...kkkkk