SóProvas


ID
304807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de administração de pessoal e desenvolvimento humano, julgue o item subsequente.

Segundo a teoria da expectativa, há relação entre a motivação interna e o resultado, contudo, não há correlação entre o desempenho do indivíduo e o esforço despendido por ele para alcançar determinado resultado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. oria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.
    Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
    Valência
    É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
    Instrumentalidade
    Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
    Expectativa
    Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempen

    Questão de Concurso - (Cespe/Abin/Oficial de Inteligência/2010) O valor que um indivíduo atribui ao alcance de um resultado – por exemplo, uma promoção – é fator determinante do nível de motivação em relação à determinada atividade.
    Gabarito: certo. Segundo a Teoria de Vroom, a valência é um dos fatores de motivação.

     

    ERRADO.

  • Victor Vroom é VÉI (Valência, Expectância, e Instrumentalidade)

  • Desempenho = esforço + resultado

  • Teoria da expectância de VROOM - leva em consideração as diferenças individuais.

    M = E * V *I

    Expectativa = esforço levará a um resultado positivo.

    Instrumentalidade = resultado levará a uma recompensa.

    Valor = valor do trabalho ou da recompensa.

  •  teoria da expectativa ou também chamada de teoria da expectância é uma ampla teoria da motivação desenvolvido primeiramente por Victor Vroom, sobretudo foi ampliada por Porter e Lawler em 1968 e complementada por várias outras teorias.

    Essa teoria tenta explicar os determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho. É especificamente estabelecido que a motivação depende então: 

    Do atrativo (valência) de certas recompensas ou "resultados" que advêm de tal desempenho;  Das percepções que se tem da força que apresenta a relação entre o desempenho e a ocorrência dos "resultados" (instrumentalidade)  Da percepção do vínculo que existe entre o esforço orientado para o desempenho e o subsequente desempenho efetivo (expectativa)


    A teoria das expectativas baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros.

    Ela apresenta que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. Em termos mais práticos, se uma pessoa apresentar determinado comportamento e achar que receberá uma boa recompensa por isso, a espera ou probabilidade de recompensa esta associada ao comportamento. Essas recompensas organizacionais tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender a suas metas pessoais.


    Os três principais conceitos subjacentes à teoria da expectativa são os de valência, instrumentalidade e expectativa. 


    A Relação Esforço-Desempenho ou mais conhecido como Valência é uma medida da atração que um determinado resultado exerce sobre um indivíduo ou a satisfação que ele prevê receber de um determinado resultado. 

    A Relação Desempenho-Recompensa ou mais conhecido como Instrumentalidade, tem a ver com a convicção que uma pessoa tem da relação entre executar uma ação e experimentar um resultado

    A Relação Recompensa-Metas Pessoais ou Expectativas são convicções relativas ao vínculo entre fazer um esforço e realmente desempenhar bem. 


    Fonte:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_expectativa

  • Teorias de Processo

    Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom.

    A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.

    Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.

    O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:

    ▪ Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;

    ▪ Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;

    ▪ Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;

    ▪ Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado. 

    Assim, de acordo com a teoria da expectativa, para que uma pessoa esteja motivada a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:

    a) atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa;

    b) acredite que fazendo essa coisa receberá a compensação esperada; e

    c) acredite que tem condições de fazer essa coisa.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Gabarito - Errado.

    Teoria da Expectância - Vroom:

    sustenta que a motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço;

    uma das teorias mais aceitas sobre motivação.

    A motivação é função de três fatores, que devem ocorrer simultaneamente:

    Expectativa - relação ESFORÇO x DESEMPENHO = a percepção de que determinado conjunto de esforços levará ao desempenho desejado;

    Instrumentalidade - relação DESEMPENHO x RECOMPENSA = crença de que o alcance do desempenho levará a receber certas recompensas;

    Valência - relação RECOMPENSA x OBJETIVOS PESSOAIS = é o valor atribuído pelo indivíduo à recompensa.