-
Não seria letra B?
-
1) Artificialidades Observáveis -> também chamados de artefatos. (1a Nível - o mais visível)
2) Valores -> também chamados de valores compartilhados. (2a Nível - não facilmente visível)
3) Concepções Básicas -> também chamados de Pressupostos Básicos (3a Nível - o mais profundo)
(1) Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.
(3) Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.
(2) Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).
Ao meu ver está correta, só tem um erro de ortografia em fenômenos.
Fonte: https://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html
-
disposição física, vestimenta (1) artefatos observáveis
pesquisado através de entrevistas, questionários... (não tão observáveis assim - constituem o 2º nível da cultura. (2) valores
nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional (3) pressupostos básicos
acredito que o amigo Ewerton trocou a associação dos conceitos (1) e (2)
-
· Níveis da cultura organizacional
o Artefatos
§ Pessoas (heróis), Lugares, Expressões, mascotes, símbolos, músicas, cerimônias
§ São as partes visíveis da empresa
o Valores compartilhados
§ Padrões orientadores de conduta da maioria das pessoas à Honestidade, respeito, não preconceito, iniciativa …
§ Estão relacionados com o que as pessoas fazem
§ Geralmente criados pelos fundadores
o Pressuposições básicas
§ Padrões mais profundos/ inconscientes
§ É o mais difícil de mudar
Letra E
-
Gab. E
-
( ) Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.2) Valores
( ) Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.3) Concepções Básicas
( ) Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenômenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa). Artificialidades Observáveis
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os níveis da cultura organizacional, sendo que neste caso, a alternativa a ser marcada deve conter a sequência correta da relação entre as duas colunas apresentadas.
A cultura organizacional pode ser observada a partir de três níveis. São eles:
Os níveis da cultura são:
- Primeiro nível (artefatos observáveis): é o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
- Segundo nível (valores compartilhados): Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
- Terceiro nível (pressupostos básicos fundamentais): São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.
Agora vamos ao que a banca nos deu.
2) Valores: Este nível pode ser pesquisado através de entrevistas, questionários ou instrumentos de avaliação.
3) Concepções Básicas: Determinam o modo de perceber processos mentais, sentimentos e comportamento apresentado de forma inconsciente. Constituem-se no nível mais profundo de entendimento da cultura organizacional.
1) Artificialidades Observáveis: Constituem-se da disposição física, vestimenta, maneira como as pessoas se tratam, do odor e “clima” do lugar, da intensidade emocional e de outros fenómenos (inclusive registros, produtos, filosofias e anuários da empresa).
Logo, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
GAB E
A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)
- ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
- VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
- PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)