-
A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.
A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade. Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adequa ao mercado, mas sua produção não demanda muito tempo e recursos.
-
Eficiência-meios
Eficâcia-Fim
-
O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, para obtenção de resultados positivos para o serviço público e atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.
Tais princípios buscam uma gestão mais transparente e profissional com ações que visam o atendimento das demandas, anseios e necessidades da sociedade. Jacobsen (2012, pág. 37) relata que “administrar com eficácia significa atingir os objetivos planejados. Já agir com eficiência implica utilizar corretamente os recursos disponíveis”.
A eficácia resulta da relação entre metas alcançadas versus metas pretendida e a eficiência significa fazer mais com menos recursos.
O objetivo do trabalho é identificar a importância da eficiência e eficácia na gestão pública com vetor de desenvolvimento social.
Peter Drucker afirmar: eficiência é fazer as coisa de maneira corretas, eficácia são as coisas certas...uma organização ideal seria ao mesmo tempo eficácia e eficiente, de modo que as suas ações (métodos procedimentos) aplicado aos recursos (matérias e intelectuais) obtenham o máximo de aproveitamento eficiente.
Na gestão pública eficiência e eficácia com vetor de desenvolvimento está relacionada ao impacto social que procura identifica os efeitos produzidos sobre uma população-alvo de programas sociais desenvolvidos pelos os governos estaduais, municipais. A eficácia por sua vez, propicia que as instituições avaliadas respondam ás pressões por transparência, demonstrando que resultados estão sendo alcançados.
Fonte: Portal Educação
-
No princípio da eficiência, os fins não justificam os meios. Por exemplo, você não pode agir contra a legalidade em nome da eficiência (que seria um resultado final, nesse caso). Logo, as três primeiras alternativas seriam eliminadas pois tratam de fins, resultados e alvos como o mais importantes ,quando na verdade o mais importante é desempenhar sua função da melhor forma possível (presente - meios - letra D).
-
Eficiência fazer certo as coisas
Eficácia fazer a coisa certa
gab:D
-
Eficiência fazer certo as coisas
EficÁciA fazer a coisA certA
Macete
-
a) Eficácia
b) Eficácia
c) Eficácia
d) Eficiência
-
A, B e C referem-se à eficácia.
-
eficiência - utilizar dos meios ou dos recursos corretamente/ EFICIENTE
eficacia - fazer a coisa certa, atingir o objetivo / EFICAZ
EXEMPLO: ao realizar uma viagem eu cheguei ao meu destino ( FUI EFICAZ)
eu demorei mais do que o previsto para chegar ( AUSENCIA DE EFICIÊNCIA)
-
Observem a posição onde fica a palavra certa.
eficiência = “fazer certo as coisas”, (meio)
eficácia = “fazer as coisas certas” (fim)
-
Gab D
Eficiência - Uso adequado dos MEIOS
Eficácia - Alcance dos resultados é o FIM
Efetividade é o IMPACTO causado.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o conceito de eficácia, devendo ser marcada a alternativa que apresenta apenas características do conceito de eficiência.
Vejamos a diferença de três conceitos que costumam dar as caras, sendo até mesmo confundidos às vezes.
Eficiência: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização.
Seus objetivos são:
- Ênfase nos meios;
- Fazer corretamente as coisas;
- Resolver problemas;
- Salvaguardar os recursos;
- Cumprir tarefas e obrigações;
- Treinar os subordinados.
Eficácia indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é. Seus objetivos são:
- ênfase nos resultados;
- fazer as coisas certas;
- atingir objetivos;
- otimizar o uso dos recursos;
- obter os resultados;
- dar eficácia aos subordinados.
Efetividade é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização.
Tendo dito isso, entendemos que:
A - incorreta. fazer as coisas necessárias e preocupar-se com os fins = Eficácia .
B - incorreta. enfatizar objetivos e preocupar-se com os resultados = Eficácia .
C - incorreta. atingir os alvos e preocupar-se com os objetivos = Eficácia .
D - correta. fazer corretamente as coisas e preocupar-se com os meios = Eficiência.
Sendo assim,
GABARITO: D
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.