SóProvas



Prova FASTEF - 2019 - UFCA - Assistente em Administração


ID
3049027
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração visa alcançar os objetivos operacionais de maneira eficiente e eficaz. São características do conceito de eficiência:

Alternativas
Comentários
  • A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios.

    A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade. Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adequa ao mercado, mas sua produção não demanda muito tempo e recursos.

  • Eficiência-meios

    Eficâcia-Fim

  • O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional, para obtenção de resultados positivos para o serviço público e atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

    Tais princípios buscam uma gestão mais transparente e profissional com ações que visam o atendimento das demandas, anseios e necessidades da sociedade. Jacobsen (2012, pág. 37) relata que “administrar com eficácia significa atingir os objetivos planejados. Já agir com eficiência implica utilizar corretamente os recursos disponíveis”.

    A eficácia resulta da relação entre metas alcançadas versus metas pretendida e a eficiência significa fazer mais com menos recursos.

    O objetivo do trabalho é identificar a importância da eficiência e eficácia na gestão pública com vetor de desenvolvimento social.

    Peter Drucker afirmar: eficiência é fazer as coisa de maneira corretas, eficácia são as coisas certas...uma organização ideal seria ao mesmo tempo eficácia e eficiente, de modo que as suas ações (métodos procedimentos) aplicado aos recursos (matérias e intelectuais) obtenham o máximo de aproveitamento eficiente.

    Na gestão pública eficiência e eficácia com vetor de desenvolvimento está relacionada ao impacto social que procura identifica os efeitos produzidos sobre uma população-alvo de programas sociais desenvolvidos pelos os governos estaduais, municipais. A eficácia por sua vez, propicia que as instituições avaliadas respondam ás pressões por transparência, demonstrando que resultados estão sendo alcançados.

    Fonte: Portal Educação

  • No princípio da eficiência, os fins não justificam os meios. Por exemplo, você não pode agir contra a legalidade em nome da eficiência (que seria um resultado final, nesse caso). Logo, as três primeiras alternativas seriam eliminadas pois tratam de fins, resultados e alvos como o mais importantes ,quando na verdade o mais importante é desempenhar sua função da melhor forma possível (presente - meios - letra D).

  • Eficiência fazer certo as coisas

    Eficácia fazer a coisa certa

    gab:D

  • Eficiência fazer certo as coisas

    EficÁciA fazer a coisA certA

    Macete

  • a) Eficácia

    b) Eficácia

    c) Eficácia

    d) Eficiência

  • A, B e C referem-se à eficácia.

  • eficiência - utilizar dos meios ou dos recursos corretamente/ EFICIENTE

    eficacia - fazer a coisa certa, atingir o objetivo / EFICAZ

    EXEMPLO: ao realizar uma viagem eu cheguei ao meu destino ( FUI EFICAZ)

    eu demorei mais do que o previsto para chegar ( AUSENCIA DE EFICIÊNCIA)

  • Observem a posição onde fica a palavra certa.

    eficiência = “fazer certo as coisas”,  (meio)

    eficácia = “fazer as coisas certas (fim)

  • Gab D

    Eficiência - Uso adequado dos MEIOS

    Eficácia - Alcance dos resultados é o FIM

    Efetividade é o IMPACTO causado.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o conceito de eficácia, devendo ser marcada a alternativa que apresenta apenas características do conceito de eficiência.

    Vejamos a diferença de três conceitos que costumam dar as caras, sendo até mesmo confundidos às vezes.

    Eficiência: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização.

    Seus objetivos são:

    • Ênfase nos meios;
    • Fazer corretamente as coisas;
    • Resolver problemas;
    • Salvaguardar os recursos;
    • Cumprir tarefas e obrigações;
    • Treinar os subordinados. 

    Eficácia indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é. Seus objetivos são:

    • ênfase nos resultados;
    • fazer as coisas certas;
    • atingir objetivos;
    • otimizar o uso dos recursos;
    • obter os resultados;
    • dar eficácia aos subordinados.

    Efetividade é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização. 

    Tendo dito isso, entendemos que:

    A - incorreta. fazer as coisas necessárias e preocupar-se com os fins = Eficácia .

    B - incorreta. enfatizar objetivos e preocupar-se com os resultados = Eficácia .

    C - incorreta. atingir os alvos e preocupar-se com os objetivos = Eficácia .

    D - correta. fazer corretamente as coisas e preocupar-se com os meios = Eficiência.

    Sendo assim,

    GABARITO: D

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 


ID
3049030
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O nível institucional das organizações tem como característica:

Alternativas
Comentários
  • A

    A

    ser responsável pela definição do futuro do negócio como um todo.

  • A) ser responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. (GABARITO)

    B) transformar as decisões globais em programas de ação para o nível operacional. (INTERMEDIÁRIO)

    C) administrar a execução e realização das tarefas e atividades diárias.(OPERACIONAL)

    D) traduzir a missão e os objetivos fundamentais do negócio em meios de ação cotidiana. (INTERMEDIÁRIO)

  • Nível Institucional

    É o nível mais elevado da organização. É constituído pela alta administração que tomam as principais decisões da organização. O nível institucional por ser o nível mais alto da organização, recebe o impacto das mudanças e pressões ambientais. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

    FONTE: Professora Marilza.

    gab:A

  • São três os níveis organizacionais:

    Nível Institucional

    É o nível mais elevado da organização. É constituído pela alta administração que tomam as principais decisões da organização. O nível institucional por ser o nível mais alto da organização, recebe o impacto das mudanças e pressões ambientais. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

    Nível Intermediário

    É o nível administrativo que intermedeia o nível institucional e o nível operacional da organização. É o nível composto pelos gerentes, que cuidam das operações táticas da organização.

    Nível Operacional

    É o nível administrativo que se encontra na base inferior da organização e é composta pelos funcionários no chão de fábrica que executa as tarefas designadas pelo alto escalão.

  • Estratégio - Institucional

    Tático - Intermediário

    Operacional - Base inferior.

  • GAB A

     

    O nível institucional da empresa corresponde a cúplula e o nível estratégico genérico, sintético e global.


ID
3049033
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente na organização é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento conservador:

    é voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente.Sua ênfase é conservar as praticas vigentes.É predominantemente retrospectivo.

    Planejamento otimizante:

    voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. Sua base é predominante incremental.

    Planejamento adaptativo:

    é voltado para contingências e futuro da organização.Sua base é predominantemente aderente,no sentido de ajustar-se as demandas ambientais e preparar-se para as futuras.

    GAB:A

  • Ackoff aponta que são três os tipos de filosofia que podem guiar o planejamento:

    1- Planejamento conservador: é voltado para a estabilidade e manutenção da situação atual. As decisões buscam resultados positivos com a correção de problemas existentes, mas não tem foco em conseguir uma situação ótima que aproveite oportunidades. Possui base essencialmente retrospectiva para aproveitar as experiências da organização e projetá-las para o futuro, servindo para continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível e estável.

    2- Planejamento otimizante: voltado para a adaptabilidade e inovação. O que se busca é a obtenção de resultados ótimos (os melhores possíveis), aumentando os resultados ou diminuindo os recursos utilizados (ou as duas coisas ao mesmo tempo). É baseado na tentativa de melhorar a realidade da organização, sendo sobretudo incremental (baseado em melhorias contínuas e pontuais ao longo do tempo).

    3- Planejamento adaptativo: voltado para as necessidades de adaptação da organização ao longo do tempo, com base nas contingencias enfrentadas. O que se busca é compatibilizar os interesses envolvidos com os acontecimentos para que a organização se desenvolva naturalmente. Ele busca diminuir o planejamento retrospectivo voltado para acabar com erros do passado, e passa a se concentrar na aderência às necessidades do ambiente atual e futuro.

  • A- planejamento conservador

  • Filosofia do planejamento de acordo com ACKOFF

    CONSERVADOR-MANUTENÇÃO DA SITUAÇÃO; ESTABILIDADE; FOCO INTERNO

    OTIMIZANTE-ADAPTABILIDADE E INOVAÇÃO ; REATIVO

    ADAPTATIVO- MUTÁVEL;ALTAMENTE DINÂMICO

    GAB- A

  • GAB A

     

    Os defensores do planejamento conservador não tentam mudar nada, são conservadores, com relação a produtos e mercados. Não proporcionam inovações tecnológicas e quando ocorre é muito pequena. Tem estratégias competitivas geralmente focadas no preço ou na qualidade de produto ou serviço oferecido ao cliente e, após achar essa adequação de oferta num determinado mercado, tende a nele se estabilizar.

     

    Pode, por vezes, apresentar-se como um impasse difícil de ser administrado, pois conciliar estabilidade e avanços tecnológicos de maneira equânime se torna o grande desafio do dirigente, que se estende também ao campo administrativo ao ter que contemplar estruturas e processos estáveis com outros de maior flexibilidade.

     

    https://administradores.com.br/artigos/planejamento-estrategico-nas-pequenas-empresas

  • A) Planejamento conservador.

    Umas das três filosofias do planejamento sugeridas por Ackof. Também chamada de filosofia da satisfação ou defensiva possui ênfase na sobrevivência da organização. Visa manter o status quo.

    -É de baixo custo de implementação;

    -Voltada para o curto prazo.

    B) Planejamento adaptativo.

    Outra filosofia do planejamento, a adaptação ou prospecção busca o equilíbrio da organização em resposta a uma mudança que ela tenha sofrido.

    C) Planejamento otimizante.

    Essa filosofia de Ackof é voltada para fazer "tão bem quanto possível, utilizando objetivos quantificáveis" (Moreira, 2020)

    D) Planejamento contingencial.

    Não é uma das filosofias do planejamento sugeridas por Ackof. Seria mais ligado a um plano de prevenção para a organização possa atravessar um evento que a prejudicaria.

    Fonte: MOREIRA. E.A.L.“Administração Geral e Pública para concursos”, 4ª ed Juspodivm,2020.

    Gabarito: Letra "A"

  • Lembre-se que ADAPTABILIDADE é PLANEJAMENTO OTIMIZANTE,

    enquanto FUTURO é PLANEJAMENTO ADAPTATIVO

    Adaptabilidade, Inovação = Otimizante Estabilidade, manutenção = Conservador Futuro = Adaptativo

    Ano: 2019 Banca: FASTEF Órgão: UFCA Prova: FASTEF - 2019 - UFCA - Assistente em Administração O tipo de planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente na organização é chamado de: A) planejamento conservador.

    Ano: 2014 Banca: Marinha Órgão: CP-PCNS Prova: Marinha - 2014 - CP-PCNS - Administrador O planejamento consiste em uma tomada antecipada de decisões, e pode se subordinar a alguns tipos de filosofia. Ackoff, citado por Chiavenato (2010), aponta tres tipos de filosofia do planejamento. Como se denomina a filosofia do planejamento voltada para a adaptabilidade e inovação dentro da organização, na qual as decisoes sao tomadas no sentido de se obterem os melhores resultados possiveis? B) Planejamento otimizante.

    Ano: 2009 Banca: Marinha Órgão: Quadro Complementar Prova: Marinha - 2009 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Administração Em relação aos tipos de filosofia do planejamento apontados por Ackoff, citado por Chiavenato (2004), assinale a opção correta. D) O planejamento adaptativo é o planejamento voltado para as contingências e para o futuro das organizações.

    Ano: 2015 Banca: IF-PB Órgão: IF-PB Prova: IF-PB - 2015 - IF-PB - Assistente em Administração Leia o texto a seguir: É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho. Essa descrição corresponde ao tipo de planejamento: E) Adaptativo.

    Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Assistente Administrativo “O planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização.” Baseado em Chiavenato, a afirmativa anterior é ::: C) planejamento adaptativo.

    Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRT - SP Prova: Quadrix - 2021 - CRT - SP - Técnico Administrativo Para Russell L. Ackoff, o planejamento pode ser conservador, otimizante ou adaptativo. O planejamento otimizante é voltado para a adaptabilidade e tem base incremental, buscando a melhoria contínua. Certo


ID
3049036
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Consiste em uma das particularidades da organização informal:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D.

  • a) Formal

    b) Formal

    c) Formal

    d) Informal

    Características da organização informal:

    Relações de antagonismo ou de coesão;

    Status;

    Colaboração espontânea;

    Possibilidade de oposição à organização informal;

    Padrões de relacionamento e atitude;

    Mudança de níveis e alterações dos grupos informais;

    A organização informal transcende a organização formal;

    Padrões de desempenho nos grupos informais.

  • Gab.: D

    1. Planejamento Conservador/Defensivo.

    • É o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. Sua base é retrospectiva, aproveita a experiência passada e projeta para o futuro.

     

    2. Planejamento otimizante /analítico

    • É o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação da organização. • As decisões são tomadas no sentido de obter os melhores resultados possíveis para a organização. Está baseado em uma preocupação, em melhorar as práticas vigentes na organização. • Sua base é incremental no sentido de melhorar continuadamente as operações, tornando-as melhores a cada dia.

     

    3. Planejamento prospectivo/ ofensivo

    • É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da organização. • As decisões tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos.

    O planejamento prospectivo ou ofensivo é o contrário do planejamento retrospectivo que procura a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. • Sua base é a aderência ao futuro, no sentido de ajustar-se às novas demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

    Conclusao:

    Em todos os casos, o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões. • Trata-se de decidir agora o que fazer antes que ocorra a ação necessária. • Não se trata de previsão das decisões que deverão ser tomadas no futuro, mas da tomada de decisões que produzirão efeitos e consequências futuras.

    Fonte: Prof Douglas Pereira da Silva

  • A questão cobrou conhecimento sobre as características das organizações informais.

    Para respondermos a questão, traremos a definição de organização informal e da formal, de acordo com Chiavenato (2014, pág 180):

    ▪ Organização formal: "baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É, portanto, a organização planejada ou a organização que está definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É formalizada oficialmente".

    ▪ Organização informal: "emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e com base nos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal".

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    Analisando as alternativas, temos que:

    A, B e C: estão incorretas, pois referem-se aos organizações formais.

    D- CORRETA. Trata das organizações informais, que é o que a questão quer.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D


ID
3049039
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sistema que proporciona a descentralização e delegação das decisões, permitindo que as pessoas possam se envolver no processo decisório da organização; apoia-se em boa dose de confiança nas pessoas, permitindo que elas trabalhem ocasionalmente em grupos ou em equipes; utiliza mais recompensas – que são materiais e ocasionalmente sociais – e poucas punições. Essa descrição faz referência aos sistemas administrativos do tipo:

Alternativas
Comentários
  • a) autoritário-coercitivo. decisões monopolizadas, utiliza punições e castigos (motivação negativa)

    b) autoritário-benevolente. permite alguma delegação (atividades corriqueiras), utiliza punições e castigos, além de recompensas estritamente materiais e salariais

    c) consultivo. gabarito

    d) participativo. total descentralização e delegação, incentiva a responsabilidade e o trabalho conjunto em equipe, equilíbrio entre recompensas materiais e sociais, raras punições (que são que são decididas e administradas pela própria equipe/grupo)

  • Consultivo

    -Descentralização e delegação das decisões

    -Confiança nas pessoas

    -Trabalho em grupos ou equipes ocasionalmente

    -Comunicações intensas e fluxo vertical

    -Utiliza mais recompensas materiais e ocasionalmente sociais e poucas punições.

    letra C

  • Alguém poderia indicar bibliografia onde encontro sobre esse assunto?

  • Coleguinhas que acertaram essa questão, poderiam fazer a caridade de nos informar onde encontraram esse tópico de estudo?

  • Giselle, estudo por uma apostila do prime. A informação está no tópico de Direção, sobre os quatro sistemas administrativos de Likert.

  • Pessoal que está em duvida sobre de onde a questão saiu, ela está no livro do Chiavenato Administração Geral e Pública.

  • Gabarito: c)

    Likert chegou à conclusão de que as variáveis comportamentais escolhidas para sua pesquisa variam e se comportam como continuuns. Em função dessa continuidade, chegou à conclusão de que existem quatro sistemas.

    Sistema 3: consultivo

    O Sistema 3 já é mais aberto do que os anteriores. Deixa de ser autocrático e impositivo para dar alguma margem de contribuição das pessoas. Daí a sua denominação de sistema consultivo. Proporciona descentralização e delegação das decisões, permitindo que as pessoas possam envolver-se no processo decisorial da organização. O sistema se apoia em boa dose de confiança nas pessoas, permitindo que elas trabalhem ocasionalmente em grupos ou em equipes. As comunicações são intensas e o seu fluxo é vertical - acentuadamente ascendente e descendente - com algumas repercussões laterais ou horizontais. O sistema utiliza mais recompensas - que são predominantemente materiais e ocasionalmente sociais - e poucas punições.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato.

  • GAB: C

    Os Estilos de Liderança de Likert:

    Autoritário-Coercivo:

    -> O líder é autocrático, centralizando a tomada de decisões, tendo um controle rígido sobre o funcionamento da instituição.

    -> Se comunica raramente com seus subordinados e utiliza ameaças e punições frequentemente.

    -> Costuma gerar uma submissão dos subordinados, uma dependência deles perante o chefe, além da inibição e uma desmotivação.

    -> Como ponto positivo, temos uma rapidez na tomada de decisão. É comum em empresas de setores com mão de obra intensiva.

    Autoritário-Benevolente:

    -> Seria um caso mais "brando" do estilo autoritário-coercitivo. O líder continua autocrático, mas seria menos rígido e faria algumas consultas eventuais a equipe e delegaria algumas tarefas e decisões.

    -> Neste estilo, as ameaças seriam utilizadas também com prêmios e recompensas.

    -> As consequências desse estilo seriam semelhantes ao do estilo autoritário-coercitivo, mas em menor escala.

    -> Ocorre com mais frequência em empresas industriais com profissionais ou pouco

    mais especializados.

    Consultivo:

    -> É um estilo em que o líder envolve mais seus funcionários e discute os objetivos e metas com eles.

    -> A comunicação com os subordinados é melhor e existe um clima mais propenso ao trabalho colaborativo e em equipe.

    -> A motivação dos liderados costuma ser maior e o clima organizacional é mais ameno. Entretanto, o trabalho se torna um pouco mais moroso.

    -> Costuma ser utilizado em organizações do setor de serviços.

    Participativo:

    -> O líder tem uma postura mais democrática e cria um ambiente em que todos participam na tomada de decisões.

    -> A comunicação entre a equipe é boa e as pessoas sentem real responsabilidade pelo seu trabalho. A motivação é claramente superior.

    -> Costuma ser utilizada em empresas de setores de tecnologia e com profissionais altamente capacitados que atuam em atividades complexas.

    Estratégia.

  • GAB C

     

    Estilos de Liderança de Likert

     

    Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objectivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite alguma segurança colectiva e motivação dos trabalhadores, tornando-se, contudo, mais moroso que os anteriores. Usualmente empregue em empresas de serviços e em algumas áreas de empresas industriais mais organizadas.

     

    Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança colectiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado. Localizada em empresas de elevada tecnologia e pessoal especializado, onde os profissionais desenvolvem actividades complexas.

     

    https://knoow.net/cienceconempr/gestao/estilos-de-lideranca-de-likert/

  • Gab. C

    Segundo Likert (1961), os estilos de lideranças podem ser classificados da seguinte forma:

    Fonte:https://administradores.com.br/artigos/estilos-de-lideranca-e-motivacao-no-ambiente-de-trabalho

  • Os Estilos de Liderança de Likert:

    Autoritário-Coercivo:

    -> O líder é autocrático, centralizando a tomada de decisões, tendo um controle rígido sobre o funcionamento da instituição.

    -> Se comunica raramente com seus subordinados e utiliza ameaças e punições frequentemente.

    -> Costuma gerar uma submissão dos subordinados, uma dependência deles perante o chefe, além da inibição e uma desmotivação.

    -> Como ponto positivo, temos uma rapidez na tomada de decisão. É comum em empresas de setores com mão de obra intensiva.

    Autoritário-Benevolente:

    -> Seria um caso mais "brando" do estilo autoritário-coercitivo. O líder continua autocrático, mas seria menos rígido e faria algumas consultas eventuais a equipe e delegaria algumas tarefas e decisões.

    -> Neste estilo, as ameaças seriam utilizadas também com prêmios e recompensas.

    -> As consequências desse estilo seriam semelhantes ao do estilo autoritário-coercitivo, mas em menor escala.

    -> Ocorre com mais frequência em empresas industriais com profissionais ou pouco

    mais especializados.

    Consultivo:

    -> É um estilo em que o líder envolve mais seus funcionários e discute os objetivos e metas com eles.

    -> A comunicação com os subordinados é melhor e existe um clima mais propenso ao trabalho colaborativo e em equipe.

    -> A motivação dos liderados costuma ser maior e o clima organizacional é mais ameno. Entretanto, o trabalho se torna um pouco mais moroso.

    -> Costuma ser utilizado em organizações do setor de serviços.

    Participativo:

    -> O líder tem uma postura mais democrática e cria um ambiente em que todos participam na tomada de decisões.

    -> A comunicação entre a equipe é boa e as pessoas sentem real responsabilidade pelo seu trabalho. A motivação é claramente superior.

    -> Costuma ser utilizada em empresas de setores de tecnologia e com profissionais altamente capacitados que atuam em atividades complexas.

    Estratégia.

  • Resumindo com palavras chaves

    AUTORITÁRIO COERCITIVO: CENTRALIZAÇÃO TOTAL /SÓ PUNIÇÃO NÃO TEM TRABALHO EM EQUIPE, NÃO TEM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

    AUTORITÁRIO BENEVELONTE: CENTRALIZADO/ COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE +PUNICAO QUE RECOMPENSA

    CONSULTIVO: DESCENTRALIZAÇÃO, CONFIANÇA, TRABALHO EM EQUIPE + RECOMPENSA E POUCA PUNIÇÃO

    Participativo: DESCENTRALIZAÇÃO TOTAL, CONFIANÇA TOTAL, COMUNICAÇÃO É LIVRE, TRABALHO EM EQUIPE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (SÓ RECOMPENSA)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os sistemas gerenciais de Likert. Neste caso, a alternativa a ser marcada deve conter o sistema que proporciona a descentralização e delegação das decisões, permitindo que as pessoas possam se envolver no processo decisório da organização etc.

    Likert propôs quatro tipos de liderança com base no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistema 4 de Likert.

    O sistema possui quatro variáveis: processo decisorial, sistema de comunicação, relacionamento interpessoal e sistema de recompensar e punições. Ao combinar essas variáveis, os quatro estilos são formados, evidenciando perfis distintos do líder (sistemas):

    • Autocrático coercitivo/autoritário forte: é um sistema altamente arbitrário. O líder controla rigidamente tudo o que acontece na organização. O líder decide o que há de ser feito, quem fará, como fará e quando fará. No que diz respeito às relações interpessoais, costuma haver muita desconfiança, os cargos e tarefas confinam as pessoas.

    • Autoritário benevolente/autoritário benévolo: assim como o primeiro, é autoritário, mas menos rígido. O líder toma as decisões, no entanto, os liderados têm alguma liberdade e grau de flexibilidade no desempenho das tarefas. Nesse modelo, as relações interpessoais são toleradas, mas a organização informal é tida como uma ameaça.

    • Consultivo: o líder, antes de estabelecer objetivos e de tomar decisões, consulta seus subordinados. Em relação às relações interpessoais, alguma confiança costuma ser depositada nas pessoas. A organização também incentiva uma organização informal e eficaz, com trabalhos em equipe e grupos em alguns casos.

    • Participativo: estilo em que há um envolvimento total dos empregados na definição dos objetivos e na preparação das decisões. No que se refere às relações interpessoais, a formação de grupos informais é considerada indispensável. Há confiança mútua, participação e envolvimento grupal intenso.

    Tendo o assunto acima como referência, podemos concluir que as características descritas são da liderança do tipo consultiva, alternativa "C".

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador, Juspodivm, 2016.

  • autoritário-coercitivo. centralização + punições

    autoritário-benevolente. centralização + punições

    consultivo. descentralização, - punições

    participativo. descentralização , sem punições


ID
3049042
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os controles operacionais são realizados no nível operacional da organização e são projetados ao curto prazo. É considerado um exemplo de controle desse tipo:

Alternativas
Comentários
  • a) balanço contábil. controle estratégico

    b) controle de estoques. gabarito

    c) controle orçamentário. controle tático

    d) controle dos lucros e perdas. controle estratégico

  • Controle estratégico:

    -balanço e relatórios financeiros

    -controle de lucros e perdas

    -analise de retorno sobre investimento.

    controle tático:

    -controle orçamentário;

    -contabilidade de custos.

    controle operacional:

    -disciplina

    -controle de estoques

    -programação just in time

    -planejamento de requisitos de material

    -controle de qualidade

    -ciclo PDCA

    FONTE:colega do QC

  • Ex estoquista de MERCADO :( Se errasse essa "EU ME MATAVA " .

  • controles operacionais podem-se citar: Controle de Inventário de Estoque, Controle de Qualidade e Programação Just-in-time (tipo de controle de inventário).

    PROF: RAFAEL/ ESTRATÉGIA CONCURSO

  • Sobre o controle e a sua abrangência na organização:

    A função controle possui abrangência estratégica (chamamos isso de controle estratégico pois estará abrangendo a empresa em sua totalidade) ou tática (quando abranger unidades ou setores) e ainda operacional (será controle operacional quando abranger grupos de pessoas e operações/atividades específicas).

    São exemplos desses controles (de acordo com Chiavenato, 2008)

    ✔ Controles estratégicos: Ex: balanços financeiros, controle de lucros ou perdas e análise de retorno de investimento.

    ✔ Controles táticosEx: controles orçamentários, contabilidade de custos.

    ✔ Controles operacionais: Ex: Controle de estoque, satisfação do cliente, controle de qualidade.

    Com base nisso, analisaremos as alternativas para vermos qual delas corresponde a um controle operacional.

    A) INCORRETO. O balanço contábil e o financeiro são controles estratégicos.

    B) CORRETO. O controle de estoques é um dos exemplos de controle operacional, de acordo com Chiavenato.

    C) INCORRETO. O controle orçamentário é um controle tático pois corresponde a uma unidade ou a um setor.

    D) INCORRETO. O controle dos lucros e perdas é um controle abrangente, ou seja, estratégico.

    Fontes: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    CHIAVENATO, Idalberto. "Administração geral e pública! Idalberto Chiavenato. 2.ed. Elsevier, 2008.

    GABARITO: LETRA B.

  • LETRA B

    controle de estoque


ID
3049045
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No ambiente de trabalho, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis. Consiste em uma característica fundamental das equipes de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • GAB:B

    Equipes:sinergia positiva.

    Grupos:sinergia neutra ou negativa.

  • Sinergia = ação ou esforço simultâneos; cooperação, coesão; trabalho ou operação associados.

  • A) responsabilidade individual e pessoal. (grupo)

    B) sinergia positiva. (característica fundamental das equipes)

    C) habilidades randômicas e variadas. (grupo)

    D) objetiva partilhar informações. (equipe)

    GAB: C

  • Gab B

    Sinergia - Quando o todo tem resultado superior ao somatório das partes.

  • Erro da D?

  • Equipes  

     

    Objetivo é o desempenho coletivo 

    Sinergia positiva ( GABARITO-B)

    Responsabilidade coletiva 

    Habilidades complementares 

    Relacionamento é coeso e firme  

     

    Grupos 

    Objetivo é trocar informações  

    Não tem sinergia 

    Responsabilidade é individual  

    Habilidades randômicas e variadas 

    Relacionamento é informal e solto 

  • Carlos Felipe, é copia e cola do livro e, sendo assim, o item D) é caracterizado como GRUPO.

  • A questão cobrou conhecimento acerca das diferenças entre equipes e grupos.

    Esquematizamos as diferenças da seguinte forma (Fonte: Adaptado de Duran, 2019):

    ________________________________GRUPOS ________________..____._.._.____EQUIPES

    ESFORÇO__________________.___Individual _______________________..___.Coordenado

    RESPONSABILIDADE______.___Resultados individuais ____________.._Resultados Globais, compartilhados.

    OBJETIVO _________________.__ Individuais ______________________._..__Compartilhados.

    INDEPENDÊNCIA ___________._Dependentes _____________________.._ Unidades Semiautônomas

    SINERGIA_____________________Neutra ou negativa_____________--....__Positiva

    HABILIDADES_________________Aleatórias e variadas_____________...__Complementares

    DESEMPENHO______________._É o ∑ das contrib. individuais._da_____Maior do que o_∑ das contribuições ind.

    Analisando as alternativas em busca de uma característica fundamental das equipes:

    A- INCORRETA. Nas equipes de trabalho, objetiva-se o desempenho coletivo e não o individual, como nos grupos.

    B- CORRETA. Refere-se às equipes. A sinergia, nos grupos, é considerada negativa ou neutra.

    C- INCORRETA. Refere-se aos grupos e não às equipes.

    D- INCORRETA. Refere-se aos grupos e às equipes, logo não é uma característica fundamental apenas nas equipes de trabalho.

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoaso novo papel dos recursos humanos nas organizações . 4ª ed. Manole. 2014 (pág 199)

    DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019 (pág 273 e 274)

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
3049048
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A divisão do trabalho em ambientes de liderança autocrática ocorre da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe. Habitualmente, os líderes autocráticos fazem escolhas com base nas suas próprias ideias e julgamentos , e raramente aceitam conselhos dos seguidores. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo.

  • Se alguém ainda ficou com alguma dúvida, o Gab. A

    Na autocracia, o poder do líder é absoluto e ilimitado. Nada de participação do grupo.

  • Gabarito: A

  • EUtocrata = EU, como lider, mando e desmando em absolutamente tudo.

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os estilos de liderança. No caso em tela, a alternativa a ser marcada deve conter uma situação típica do estilo autocrático de liderança.

    Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:

    Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Esse estilo pode ser subdividido em:

    • Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
    • Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.

    Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.

    Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    • Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
    • Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal. Ainda, a divisão de tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro, inclusive, pode escolher, livremente, seu(s) companheiro(s) de trabalho.

    Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível.

    De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a falta de participação do líder.

    Agora vamos às opções apresentadas.

    A - correta. O líder autocrático determina a tarefa de cada um e qual o seu companheiro de trabalho.

    B - incorreta. Na liderança liberal não há a participação do líder.

    C - incorreta. Na liderança democrática, o grupo decide sobre a divisão das tarefas.

    D - incorreta. Na liderança democrática cada membro tem liberdade para escolher os colegas.

    Tendo visto o assunto e as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.


ID
3049051
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem dois tipos básicos de decisão administrativa que são, respectivamente, aplicados para problemas rotineiros e não rotineiros: as decisões programadas e as não programadas. Sobre as decisões programadas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab:A

    Decisões programadas:

    -repetidas;

    -sem intervenção do decisor;

    -previsíveis.

    Decisões não programadas:

    -não comum;

    -não há estruturação;

    -necessita de intervenção do decisor;

    -imprevisíveis.

  • Sob julgamento pessoal é decisão intuitiva.

    Baseadas em dados Únicos e novos, dinâmicos e mutáveis são decisões não programadas

  • A) são baseadas em dados adequados. (programadas)

    B) são tomadas em condições dinâmicas e mutáveis. (não programadas)

    C) devem ser tomadas sob julgamento pessoal. (intuitivas)

    D) são baseadas em dados únicos e novos. (não programadas)

    GAB: A

  • Enunciado da questão menciona os conceitos das decisões programadas e das decisões não programadas e requer que o candidato assinale a alternativa correta sobre decisões programadas.

    A - As decisões programadas são tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, que ocorrem com frequência na organização. Assim, são baseadas em dados adequados e precisos. (correta)

    B - ao contrário do exposto neste item, as decisões programadas são tomadas em condições estáveis e duráveis. (incorreta)

    C - decisões programáveis geralmente são tomadas no nível estratégico da organização, baseadas em dados objetivos e racionais. Logo, são desprovidas de julgamento pessoal. (incorreta)

    D - Decisões programadas são rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”. Portanto, são estabelecidas baseadas em múltiplos dados e em experiências já vivenciadas pela organização. (incorreta)

    GABARITO: A


ID
3049054
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de mudança ocorre em uma sequência de três etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento. Sobre a etapa de recongelamento, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Kurten Lewin,baseia-se em três estágios de mudança:Descongelar,mudar e recongelar.

    Descongelar:mostrar o porquê que a forma existente de fazer as coisas não pode continuar.

    Mudar:procurar realizar as mudanças necessárias e busca aceitação de todos.

    Recongelar:quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçam a nova forma de trabalhar.

    gab:D

    FONTE:não lembro rsrs

  • A) Novas ideias e práticas são exercitadas e aprendidas. (mudança)

    B) Velhas ideias e práticas são abandonadas e desaprendidas. (descongelamento)

    C) Velhas ideias e práticas são derretidas para serem substituídas por novas. (descongelamento)

    D) Novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento. (recongelamento)

    GAB: D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de mudança organizacional. Vejamos qual das alternativas está correta em relação à etapa de recongelamento.

    da continuidade de novos comportamentos, usos de recompensas contingenciais de desempenho e do reforço positivo.

    De acordo com Kurt Lewin, a mudança ocorra em três etapas. São elas:

    • 1) DESCONGELAMENTO: A primeira etapa acontece quando a necessidade de mudança é percebida. pode-se momento como sendo o “descongelamento” dos velhos conceitos.

    • 2) MUDANÇA: Ela pode ser dividida em duas partes. A primeira consiste num processo chamado de identificação, nessa etapa as pessoas notam o novo modo de agir como benéfico e se tornam dispostas a aceitá-lo. Na segunda, a qual chamamos de internalização, as pessoas passam a adotar os novos conceitos e a agir segundo os novos preceitos.

    • 3) RECONGELAMENTO: ocorre com a incorporação do novo comportamento. Momento em que as novas práticas se tornam o novo modelo a ser seguido.

    Tendo os pontos acima como referência, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

  • vc viaja heim, jovem. se não tá na questão, não tem pq vc pensar nisso. seja objetivo na resolução.


ID
3049057
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma das tipologias do controle para a administração pública do Brasil os considera como prévios, concomitantes ou subsequentes. Como exemplo do controle prévio, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Controle prévio:antes do ato

    controle simultâneo ou concomitante:durante o ato

    controle posterior ou subsequente:depois do ato praticado.

    GAB:D

  • Gabarito D: apreciação dos atos de admissão de pessoal pelos tribunais de contas antes da nomeação.

    CONTROLE PRÉVIO (Preventivo ou a priori): é exercido ANTES da conclusão ou da operatividade do ato.

    CONTROLE CONCOMITANTE (ou sucessivo): realizado durante o ato.

    CONTROLE POSTERIOR (ou subsequente): realizado após a conclusão do ato.

  • GABARITO LETRA D.

    CONTROLE PRÉVIO OU PREVENTIVO: é o que é exercido antes de consumar-se a conduta administrativa, como ocorre, por exemplo, com aprovação prévia, por parte do Senado Federal, do Presidente e diretores do Banco Central.

    CONTROLE CONCOMITANTE: acompanha a situação administrativa no momento em que ela se verifica. É o que ocorre, por exemplo, com a fiscalização de um contrato em andamento.

    CONTROLE POSTERIOR OU CORRETIVO: tem por objetivo a revisão de atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou, somente, confirmá-los. Abrange atos como os de aprovação, homologação, anulação, revogação ou convalidação.

  • Controle prévio ou preventivo: exercido antes de consumar a conduta

    Controle concomitante: acompanha a situação administrativa no momento em que ela se verifica

    Controle posterior ou corretivo: após a finalização do ato

  • Eu concordo que a letra " D" esteja correta, mas é preciso observar que a questão "A" pode suscitar dúvidas na medida em que é possível dizer que o controle judicial do ato administrativo pode ser tido como um exemplo de controle prévio, como aquele realizado em MS preventivo.

  • GABARITO: D

    O controle prévio (preventivo ou a priori) é aquele exercido antes da conclusão ou operatividade do ato, como requisito para sua eficácia ou validade. O Poder Legislativo e o Judiciário também podem exercer controle prévio.

    O controle concomitante, como o próprio nome sugere, é aquele exercido durante o processo de formação do ato ou durante o desenvolvimento da conduta administrativa. Esse controle possui o objetivo de verificar a regularidade da formação do ato.

    Por último, o controle subsequente (corretivo ou a posteriori) é aquele realizado após a conclusão do ato controlado, tendo como objetivo corrigir eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Cuidado com a brincadeira sacaninha que costumam fazer com isto;

    apreciação dos atos de admissão de pessoal pelos tribunais de contas antes da nomeação.

    excetuadas  as  nomeações  para  cargo  de  provimento  em  comissão, vide; 71, III, CRFB.

    Sucesso, Bons estudos, Não desista!

  • apreciação dos atos de admissão de pessoal pelos tribunais de contas antes da nomeação.

  • 50 COMENTÁRIOS, UMA EXPLICAÇÃO

  • QUANTO AO MOMENTO

    PRÉVIO: (a priori) controle preventivo realizado no início do ato, ou antes de sua conclusão. Os poderes Leg. E Jud. Também podem exercer o controle prévio. (Ex: aprovação do Senado para Diretor do BACEN e do PGR). O controle prévio é feito por órgão externo àquele que editou. Ex: expedição de Mandado de Segurança Preventivo.

    CONCOMITANTE: controle feito durante a formação do ato. Ex: fiscalização durante uma obra ou contrato administrativo.

    POSTERIOR: (subsequente, corretivo ou posteriori) controle que ocorre após a conclusão do ato. Ex: Ação Popular para anular ato lesivo que já ocorreu.

    ATENÇÃO: a alternativa "A" também encontra-se parcialmente correta, uma vez que o Poder Judiciário poderá exercer o controle preventivo, como é o caso do Mandado de Segurança Preventivo.

  • D

  • Tudo bem que o item D seria o correto em tese (pois fala em controle antes da nomeação), mas é absolutamente absurdo sugerir uma apreciação de ato de admissão antes mesmo de nomear.

    a apreciação dos atos de admissão ocorrem depois de nomeação e posse, não antes delas.

  • GAB: D

    Resumo com base em comentário de outros colegas:

    1 - QUANTO À ORIGEM O CONTROLE PODE SER:

    -> Interno - é todo aquele realizado pela entidade responsável pela atividade controlada, no âmbito da própria administração

    -> Externo - é aquele realizado por um Poder sobre os atos administrativos praticados por outro Poder

    -> Popular - é implementado pela sociedade civil, por meio da participação nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos (ex.: participação em consulta pública ou audiência pública; direito de petição ou de representação etc.).

    2 - QUANTO À AMPLITUDE O CONTROLE PODE SER:

    -> Controle hierárquico - O controle hierárquico pressupõe o escalonamento vertical dos órgãos de um determinado Poder ou de uma entidade da administração indireta. Os órgãos que estão numa posição superior na hierarquia controlam os órgãos inferiores, em razão da relação de subordinação existente entre uns e outros.

        Características:

              * pleno (abrange mérito e legalidade)

              * permanente (pode ser exercido a qualquer tempo)

              * absoluto (independe de previsão legal)

              * controle interno (ocorre no âmbito da mesma administração)

    -> Controle finalístico - O controle finalístico é aquele exercido pela administração direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da administração indireta. Não existe hierarquia, mas sim vinculação.

    3 - QUANTO AO MOMENTO O CONTROLE PODE SER:

    -> Prévio

    -> Concomitante

    -> Posterior

    4 - QUANTO AO ASPECTO CONTROLADO:

    -> Legalidade - verificação, no âmbito interno (autotutela administrativa) ou externo, da compatibilidade formal do ato administrativo com a legislação infraconstitucional; e

    -> Mérito - avaliação da conveniência e da oportunidade relativas ao motivo e ao objeto, que ensejaram a edição do ato administrativo discricionário.

    5 – QUANTO AO ÓRGÃO QUE O EXERCER, O CONTROLE PODE SER:

    -> Administrativo

    -> Legislativo

    -> Judicial 

    Não pare de lutar!

  • A) CONTROLE POSTERIOR

    B) CONTROLE CONCOMITANTE

    C) CONTROLE POSTERIOR

    D) CONTROLE PRÉVIO <-------------------------- gabarito

  • A questão indicada está relacionada com o controle da Administração Pública.

     

    - Controle prévio: é aquele realizado antes da publicação do ato;


    - Controle concomitante ou sucessivo: é aquele que acompanha a realização do ato com o objetivo de apurar a regularidade de sua formação;

     
    - Controle subsequente ou corretivo ou posterior: é aquele que se realiza após a conclusão do ato controlado e objetiva corrigir eventuais defeitos, declarar a nulidade ou eficácia;


    A)  INCORRETA. O controle judicial pode ser entendido como controle posterior.

     

    B)  INCORRETA. O controle concomitante é aquele que acompanha a realização do ato. Na situação em questão, os auditores da Controladoria-Geral da União visitam uma escola para verificar como ocorre a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.

     

    C)  INCORRETA. O controle posterior é aquele efetuado pelos processos de prestação e tomada de contas, elaborados após a realização de despesas.

     

    D) CORRETA. Pode ser entendido como um exemplo de controle prévio a “apreciação dos atos de admissão de pessoal pelos tribunais de contas antes da nomeação".

     

    Gabarito do Professor: D)


ID
3049060
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a forma de administração pública burocrática, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão na prova e acertei-a aqui no Qconcursos, no entanto- ainda não a compreendi em sua inteireza.

  • Administração burocrática:controle a priori

    Administração gerencial: controle a posteriori

    Gab:A

  • As diferenças entre a Administração Pública Burocrática e a Gerencial giram em torno de:

    A burocrática concentra-se no processo e é auto-referente enquanto que a gerencial orienta-se nos resultados e é orientada para os cidadãos, a burocrática faz a definição de procedimentos para contratação de pessoal, compra de bens e serviços e visa satisfazer as demandas dos cidadãos.

    A gerencial firma-se em combater o nepotismo e a corrupção e não adota procedimentos rígidos, enquanto a burocrática se preocupa em manter o controle dos procedimentos, a gerencial define os indicadores de desempenho, fazendo a utilização de contratos de gestão

  • B) Parte-se de uma total desconfiança. Por isso, o controle de processos.

    C) Controle rígido dos processos. Ex: concurso público; licitação.

    D) Este é o insulamento burocrático. É uma de suas principais disfunções, e não uma qualidade.

  • Pessoal só lembrando que o comentário do colega Rener está atualizadissimo com uns questões recentes cobradas sobre a gerencial também combater o nepotismo e a corrupção e não adota procedimentos rígidos.. Ficar ligado nisso abç e obg ao colega por agregar as informações.

  • Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

    letra A normas e regulamentos visa combater a corrupção e nepotismo é traços de pessoalidade na teoria burocrática é impessoal

  • Errei pela simples inobservância destes termos, mas busquei na net e encontrei algo que possa tirar a dúvida de mais alguém.

    Controle Preventivo ou Prévio (a priori): é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato, como requisitos para sua eficácia.

    Controle Subseqüente ou Corretivo (a posteriori): é o que se efetiva após a conclusão do ato controlado, visando a corrigir-lhe eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia.

  • a) Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. - Burocracia

    b) Parte de uma total confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que lhes dirigem demandas. - Gerencial

    c) Não se utiliza de controles rígidos nos processos, como na admissão de pessoal, compras ou atendimento a demandas.

    d) A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes. (Não é uma qualidade)

    A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.

    Gabarito: A

  • A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.

    Como uma incapacidade pode ser tratada como qualidade fundamental? Parte do texto neste item está ocultado deixando-o errado!

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o modelo burocrático de administração pública. Dito isso, vejamos qual das alternativas é a correta.

    A Administração Burocrática origina-se na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. É constituída por princípios orientadores do desenvolvimento a profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.

    A qualidade fundamental do modelo burocrático é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos. Defeito esse que não se mostrou determinante na época porque os serviços prestados pelo Estado eram reduzidos.

    No interim, a Administração Burocrática trouxe consigo novos conceitos à Administração Pública, tais como, a separação entre a coisa pública e a privada, regras legais e operacionais definidas previamente, reestruturação e orientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais e aos papéis econômicos da sociedade da época, junto a isso, o conceito de racionalidade e eficiência administrativa no atendimento às demandas sociais.

    Tendo dito isso, vejamos como as alternativas podem ser julgadas.

    A - correta. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

    B - incorreta. Parte de uma total desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que lhes dirigem demandas.

    C - incorreta. Utiliza de controles rígidos nos processos, como na admissão de pessoal, compras ou atendimento a demandas.

    D - incorreta. A qualidade fundamental da administração pública gerencial é a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.


ID
3049063
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma das características básicas que distinguem os arquivos é a chamada origem no curso de suas atividades, que significa:

Alternativas
Comentários
  • 3 características básicas que distinguem os arquivos:

    1 - Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição.

    2 - Origem no curso de suas atividades:os documentos devem servir de prova de transações realizadas.

    3 - Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento destacado de seu conjunto significa muito menos do que quando em conjunto.

  • Gabarito: alternativa "A"

  • (Cespe/Abin/2010) É desnecessário que os documentos de arquivo sirvam de prova das transações realizadas.

    Gabarito: Errado

    Comentário: Os documentos de arquivo servem para provar as transações realizadas pela entidade acumuladora

    Fonte:

    p.24

  • Anotei o comentário da Ju no meu caderno de erros e refiz a questão. Resultado: Dei com os burros n'agua novamente! Quando ele diz origem quer dizer qual a essencia do arquvo, sua função original e primária? Só esse entendimento para o gabarito ser a alternativa "A".

    Alguém me ajuda,por favor?

    #vocêédotamanhodosseussonhos

  • Desses conceitos deduzimos três características básicas que distinguem os arquivos:  

    I. Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, forma ou instituição. Não se considera  arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa;  

    II. Origem no curso de suas atividades, os documentos devem servir de prova de transações  realizadas; 

    III. Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto, pois, um documento  destacado de seu conjunto do todo a que pertence significa muito menos do que quando em conjunto.

  • Por que não o item B ?

  • Julianna, pq não é exclusivo a isso.

  • A

  • Gabarito letra A para os não assinantes. 

     

    Vanessa eu entendo que trata-se do Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes;

     

    Arquivos: “designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informação”, CONARQ.

     

    Juliana não pode ser a letra B pois ela diz que  há uma exclusividade de criação e recepção por uma instituição. O que não é verdade, pois um mesmo fundo (arquivo) pode receber documentos provenientes de vários organismos diferentes. 

  • a questão foi retirada deste site.

    é só dar um CTRL F e localizar a palavra prova

  • Características básicas do Arquivo e sua Documentação:

    I. Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, forma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa;

    II. Origem no curso de suas atividades, os documentos devem servir de prova de transações realizadas;

    III. Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto, pois, um documento destacado de seu conjunto do todo a que pertence significa muito menos do que quando em conjunto.  


ID
3049066
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a extensão ou abrangência de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em:

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO CENTRAL - unidade responsável pelo controle dos documentos acumulados pelos diversos setores e serviços de uma administração e pelos procedimentos técnicos a que devem ser submetidos, independentemente da centralização do armazenamento.

    ARQUIVO SETORIAL - unidade responsável pelo arquivamento de documentos acumulados por entidade subordinada que, no sistema de arquivos adotado pela administração a que pertence, depende tecnicamente do arquivo central.

    Gab:A

  • CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS :

    1- Entidade Mantenedora: públicos e privados

    2- Natureza: especiais e especializados

    3- Extensão de Atuação: setoriais e gerais

    4- Acesso à Documentação : fraqueado e restrito

    5- Utilização( 3 idades - Estágios de Evolução ) : corrente , intermediário e permanente

  • Gabarito "A"

  • Gabarito:A
    Extensão: Geral ou setorial

    Fases: Correntes, intermediária e permanente.

  • A

  • Classificação dos arquivos:

    *Entidade mantenedora: Pública OU Privada (institucionais, comerciais ou pessoais);

    *Natureza dos documento: Especial (armazenamento especial) OU Especializado (assunto específico);

    *Estágio de evolução: Corrente (+novos, + utilizados) OU Intermediário (-utilizados, fim administrativo) OU Permanente (valor histórico);

    *Extensão de sua atuação: Setoriais (descentralizado) OU Centrais/Gerais (centraliza/acumula de diversos setores)

  • Quanto à abrangência/extensão de atuação:

    Setoriais (descentralizado): localizam-se junto ao setor produtor (estão na fase corrente, em atividade).

    Centrais (gerais ou centralizados): centralizam os documentos provenientes dos arquivos correntes, “desafogando” os setores

  • Gabarito: A

    Arquivo setoriais - descentralizados

    Arquivo centrais - centralizados


ID
3049069
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Documento sigiloso é aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Conceito na LAI:

    Art 3°, III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.

  • concurso mais concorrido que já fiz, veio gente até de salvador disputar aqui.....

  • Gabarito "B"

  • Gabarito: B

     

     

     

    #fénopaiqueabancacai

  • GAB B

     

    Sigilo é a condição de algo que é mantido como oculto e secreto, fazendo com que poucas pessoas saibam da sua existência.

     

    Um conteúdo sigiloso é aquele que está sob regime de sigilo, devendo ser mantido em privacidade. Todas as pessoas têm direito ao sigilo pessoal, ou seja, de não cederem informações indesejadas sobre as suas vidas privadas.

     

    Alguns dos principais sinônimos de sigilo são: segredo, silêncio, privacidade, discrição e confidência.

     

    https://www.significados.com.br/sigilo/

  • Ayslan Santana, retificando o número do artigo: 4º.

  • Sigiloso - restrito ao acesso público

    Há 3 níveis de sigilo:

    Reservado - até 5 anos

    Secreto - até 15 anos

    Ultrassecreto - até 25 anos/ prorrogável 1x por igual período

    obs. a classificação em confidencial não existe mais

  • B

  • Gabarito: B

    Sigiloso - restrito ao público

    Ostensivo - informação liberada ao público.

  • Conforme o Manual (2013, p. 30):

    DOCUMENTO SIGILOSO - Aquele que, pela natureza de seu conteúdo informativo, determina medidas especiais de proteção quanto a sua guarda e acesso ao público.

    Gab. B

    Brasil. Congresso Nacional. Senado Federal. Secretaria de Gestão da Informação e Documentação. Coordenação de Arquivo. Manual de consultoria arquivística. Brasília : Senado Federal, 2013. 36p. Disponível em: http://www12.senado.gov.br/institucional/arquivo/arquivos-pdf/manual-de-consultoria


ID
3049072
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A posição em que são dispostos fichas e documentos, e não a forma dos móveis, distinguirá os tipos de arquivamento. Sobre o tipo de arquivamento vertical, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B)

     

    Arquivamento vertical: 

    O arquivamento vertical tem como vantagem facilitar a busca ao documento, pois é possível retirar aquele desejado sem retirar os outros do arquivo; 

    É altamente recomendado para os arquivos correntes, em que a busca dos documentos é mais frequente.

     

    Arquivamento horizontal:

    Neste tipo de arquivamento, os documentos são colocados uns sobre os outros, formando pilhas de documentos. Apesar de conservar melhor os documentos, o arquivamento horizontal acaba por dificultar a busca a eles, uma vez que, para pegar qualquer documento, há a necessidade de remover os outros que estão por cima dele;

    É recomendado para os arquivos permanentes e também para documentos de grandes dimensões, como mapas e plantas.

     

    Fonte: Prof. Élvis Miranda

     

  • Vertical:um atrás do outro;

    Horizontal:um sobre o outro.

    GAB:B

  • VERTICAL: São documentos ou fichas dispostos uns atrás de outros permitindo assim uma rápida consulta, sem necessidade de manipular ou até mesmo remover outros documentos ou fichas.

  • vertical - agilidade na busca, um doc atrás do outro, recomendado para arquivos correntes

    horizontal: um doc sobre o outro, necessita retirar alguns para buscar o que se procura, processo demorado

  • GAB B

     

    MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO = FORMA QUE OS DOC SERÃO ARMAZ. VISANDO SUA LOCALIZAÇÃO FUTURA.

     

    VERTICAL

       DOC DISPOSTOS UM ATRÁS DO OUTRO EM GAVETAS OU ESTANTES;

       INDICADO PARA ARQUIVO CORRENTE; 

     ✿  AGILIZA A BUSCA E A LOCALIZAÇÃO DOS DOC.

     

    HORIZONTAL

       DOC DISPOSTOS UNS SOBRE OS OUTROS;

       INDICADO PARA ARQUIVO PERMANENTE;

     ✿  INDICADO PARA DOC DE GRANDES DIMENSÕES COMO PLANTA, MAPA E DESENHO.

     

    #FORÇAPOVO

  • A) Os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas ou estantes. (horizontal)

    B) Permite rápida consulta, sem a necessidade de manipular ou remover outros documentos ou fichas. (vertical)

    C) Seu uso é desaconselhável nos arquivos correntes pela dificuldade de localização da informação. (vertical é recomendado: arquivos correntes)

    D) Para se consultar qualquer documento, é necessário retirar os que se encontram sobre ele. (horizontal)

    Gabarito: B

    Tipos de arquivamento:

    ->vertical:

    -um atrás do outro.

    -vantagem: facilitar a busca ao documento.

    -recomendado: para arquivos correntes.

    ->horizontal:

    -documentos uns sobre os outros.

    -desvantagem: a busca é difícil.

    -recomendado: para arquivos permanentes; mapas; plantas.

  • b

  • Gabarito letra B para os não assinantes.

     

    Arquivamento vertical :

    Os  documentos  são  dispostos em  posição  perpendicular  à  da  prateleira.  As principais características do arquivamento vertical são: 
     
     ►Os documentos ou fichas são colocados uns atrás dos outros. 
    ►Seu uso é aconselhável nos arquivos correntes, pois permite consulta rápida aos documentos arquivados, sem necessidade de manipular ou mover outros documentos ou fichas.

     

    Arquivamento horizontal 
     
    Os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. 
    ►Amplamente utilizado para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes. 
    ►Seu  uso  é  desaconselhável  nos  arquivos  correntes,  uma  vez  que  para  se  consultar  qualquer documento é necessário retirar os que se encontram sobre ele, o que dificulta a localização da informação. 

  • Gabarito: B


ID
3049075
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser classificados em:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Natureza dos assuntos:ostensivos/ordinários e sigilosos.

  • QUANTO À NATUREZA DO ASSUNTO

    Ostensivos (Ordinários):

    O acesso a esses documentos é livre, ou seja, não prejudica à Administração.

    Sigilosos

    A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    Os prazos máximos de restrição de acesso à informação vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

    GABARITO C

  • Classificação dos documentos

    I- Gênero - Audio, vídeo, imagem, etc..

    II - Natureza - a) se ostensivo = acesso à todos

    b) Se sigiloso pode ser ----Ultra Secreto / secreto / Reservado

    25 anos 15anos 5 anos

    III- Forma - a) minuta b) orginal c)cópia

    IV- Tipo documental - quanto a espécie: Ata, ofício, circular e etc.

    Força Guerreiros!!!

  • Quanto à natureza do assunto:

    - Ostensivos ou ordinários: qualquer indivíduo pode consultar o documento e a liberação ao seu acesso não é prejudicial à entidade.

    - Sigilosos: acesso limitado (restrito), devendo ser tomadas medidas de proteção e segurança para a custódia e disseminação.

  • Gabarito "C"

  • Gabarito:C
    Natureza dos documentos: Ostensivos ou sigilosos.

    Natureza dos arquivos: Especiais ou especializados.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    #tamonopáreopraganhar

  • Classificação dos documentos:

    a) Quanto ao gênero: escrito, cartográfico, iconográfico, sonoro, filmográfico, informáticos ou micrográficos

    b) Quanto à espécie: boletim, certidão

    c) Quanto à tipologia: boletim de ocorrência, certidão de nascimento

    d) Quanto à natureza: sigilosos (seu conteúdo não pode ser de conhecimento público) ou ostensivos( não provoca prejuízo à ADM)

    e) Quanto à forma: original, cópia, minuta, rascunho

    f) Quanto ao formato: folha, caderno, cartaz

  • Classificação dos Documentos:

    Quanto ao Gênero

    > Escrito

    > Cartográfico (mapas, plantas)

    > Iconográfico (Foto, desenho)

    > Sonoro (gravação de aúdio)

    > Filmográfico (Filmes, fitas)

    > Informática (pendrive, CD)

    > Micrográfico (Rolo, microficha)

    Quanto à Espécie

    > Normativos (Leis, decretos.)

    > Enunciativos (Parecer, relatórios)

    > De assentamento (registra um fato, ex: ata)

    > Comprobatório (Comprova os assentamentos, ex: certidões, atestados)

    > Correspondência

    > De Ajuste (tratados, convenios, contrato)

    Quanto ao Assunto

    > Ostensivo

    > Sigiloso (Reservado, secreto, ultrassecreto)

  • C

  • - Ostensivos ou ordinários: qualquer indivíduo pode consultar o documento e a liberação ao seu acesso não é prejudicial à entidade.

     - Sigilosos: acesso limitado (restrito), devendo ser tomadas medidas de proteção e segurança para a custódia e disseminação.

  • Gabarito C

    Natureza dos documentos: Arquivos especiais, Arquivo especializado

    Natureza do assunto: ostensiva = ORDINÁRIA e sigilosa 


ID
3049078
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Entende-se por correspondência externa aquela:

Alternativas
Comentários
  • Correspondência interna:para breves comunicados entre funcionários de uma mesma empresa.

    Correspondência externa: é aquela que circula entre a empresa e a rua, em geral, são cartas trocadas entre empresas e os clientes, assim como folhetos de propaganda e etc.

  • CONCEITO DE CORRESPONDÊNCIA – Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, e vice-versa, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.

    Quanto ao destino e procedência podemos classificar a correspondência em EXTERNA e INTERNA.

    Por EXTERNA entende-se aquela correspondência trocada entre uma instituição e outras entidades e/ou pessoas físicas, como ofícios, cartas, telegramas.

    INTERNA é a correspondência trocada entre órgãos de uma mesma instituição. São os memorandos, despachos, circulares. 

    http://www.dirad.fiocruz.br/upload/uploads/manuarquivo.pdf

  • Gab. C - trocada entre uma instituição e outras entidades e/ou pessoas físicas.

  • EXTERNA - TROCADA ENTRE UMA INSTITUIÇÃO E OUTRAS ENTIDADES E/OU PF

  • C


ID
3049081
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os aspectos formais e abertos da cultura organizacional são componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas. Como exemplos desses aspectos formais, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Aspectos formais e abertos:

    Estrutura organizacional;

    Títulos e descentralização do cargo;

    Objetivos e estratégias;

    Tecnologias e práticas operacionais;

    Políticas e diretrizes de pessoal;

    Métodos e procedimentos;

    Medidas da produtividade física e financeira.

    letra C

    Complementando...

    Aspectos informais e ocultos:

    Padrões de influenciação de poder;

    Percepções e atitudes das pessoas;

    Sentimentos e normas de grupos;

    Crenças, valores e expectativas;

    Padrões de integração informal;

    Normas grupais;

    Relações afetivas.

  • Gabarito ''C''

  • Digam-me de onde vem essa fonte inesgotável de informação na administração geral pois meu material não contém.

  • É realmente uma descoberta de conceitos a cada nova questão. Difícil dominar esta disciplina.

  • Temos que praticar demais esta disciplina.

    Ler bastantes comentários pois sempre tem alguém que leu algo que fugiu do que estudamos e vice-versa.

  • GABARITO C

     

    A cultura organizacional é defina pela alta administração da organização e corresponde às políticas e filosofias que serão adotadas. Apesar de ser definida pela alta administração, requer a participação de todos os setores e colaboradores da organização. 

  • Gente, Essa questão fala De cultura Organizacional Segundo chiavenato

    Aspectos Formais e (abertos): é aquilo que chegamos na empresa e conseguimos enxergar

    ex: Artefaos, simbolos, a maneira como se vestem, o clima

    ASPECTOS informais e Fechados : é aquilo que NÃO enxergamos

    ex: pessupostos básicos: valores, percepcçoes, pensamentos

  • LUIZ FELIPE, Chiavenato 2002.

  • GAB C

    A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)

    1. ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam, POR EXEMPLO: POLÍTICAS E DIRETRIZES DE PESSOAL;
    2. VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS


ID
3049084
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma equipe bem-sucedida requer habilidades especiais que devem ser inter-relacionadas, mutuamente reforçadas e interdependentes entre si. Um dos exemplos dessas habilidades é a habilidade desfrutar, que significa que:

Alternativas
Comentários
  • A- habilidade de resolver conflitos

    B- habilidade de comunicação

    C- habilidade de liderança

    D- gabarito.

  • Gab. D - a equipe deve aprender a fazer um trabalho agradável e alegre como se fosse um jogo amistoso, mesmo que trabalhe arduamente.

  • Para que uma equipe tenha sucesso, são necessárias algumas habilidades:  

    Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos;  

    Habilidade de Autogerenciamento – A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho;  

    Habilidades de Liderança – Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor; 

     Habilidades de Responsabilidade – Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos;  

    Habilidade de Apoio à Diversidade – Quanto mais diversificada a equipe tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe;  

    Habilidade de Retroação e Avaliação – Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo auto aprendizado constante;  

    Habilidade de Planejamento Estratégico – Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e oportunidades de modo participativo; 

     Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas – Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas; 

     Habilidade de Resolver Conflitos – A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos; 

     

    Habilidades de Desfrutar – O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso. 

  • Como a teoria é linda


ID
3049087
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São exemplos de comunicações descendentes (de cima para baixo) nas organizações:

Alternativas
Comentários
  • Do Estratégico para o tático e para o Operacional.

    gab:D

  • GABARITO D

    COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

    ·       Descendente > Chefe para o subordinado - implementação de objetivos e metas.

    ·       Ascendente > Subordinado para o chefe;

    ·       Lateral (horizontal) > no mesmo nível - solução de problemas intradepartamentais / coordenação interdepartamental.

    ·       Transversal > Entre setores e níveis diferentes - assessoria de staff para os departamentos de linha.

    ·       Circular > Participativa, que envolve todos.

  • D

  • Letra A) ERRADA. Problemas intradepartamentais são afetos a problemas dentro de um departamento apenas. Ou seja, é uma comunicação lateral; 

    Letra B) ERRADA. A relação de staff não respeita a hierarquia da empresa. Na verdade, ela trabalha em relação de parceria e assessoria com a função de linha. Ou seja, mais uma comunicação lateral; 

    Letra C) ERRADA. A coordenação interdepartamental é uma relação lateral entre departamentos distintos, com o intuito de alinhar um processo que passa pelos dois departamentos, por exemplo. Trata, portanto, de mais uma vez da comunicação lateral. 

    Letra D) CORRETA. A implementação de objetivos e metas deve respeitar uma escala. Primeiro são definidos os objetivos e metas estratégicos. Na sequência, eles são proporcionalmente replicados no nível tático e posteriormente no nível operacional. Assim, quando se põem em prática os objetivos e metas, está se realizando uma comunicação vertical, de cima para baixo (ou descendente). 

    Gabarito: D 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de comunicação organizacional. No caso em apreço, vejamos qual das alternativas apresenta exemplos da comunicação descendente.

    Nas organizações, os administradores devem fazer a comunicação circular em três direções:

    • Comunicação para baixo/descendente: é a comunicação que vai dos níveis superiores para os inferiores da hierarquia organizacional. Nessa direção seguem as informações sobre os aspectos das operações e desempenho da organização, assim como as expectativas em relação aos que se espera dos funcionários.

    • Comunicação para cima/ascendente: é a comunicação em que as informações sobre o desempenho e os eventos dos níveis inferiores vão para cima. Envolve, tipicamente, relatórios e informações sobre desempenhos, pesquisas de atitudes e sugestões dos funcionários etc.

    • Comunicação lateral/horizontal: é a comunicação que ocorre entre as unidades de trabalho que estão no mesmo nível ou entre unidades que estão em níveis hierárquicos distintos (comunicação diagonal). De todo modo, é importante saber que os canais de comunicação de todos os tipos possibilitam o funcionamento de processos interdepartamentais e a tomada de decisão que envolve diferentes unidades de trabalho.

    Tendo uma noção das direções em que ocorre o processo de comunicação, podemos concluir que comunicação que envolve a implementação de objetivos e metas vai dos níveis mais altos para os mais baixos, sendo, portanto, um exemplo de comunicação descendente. Logo, a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.

  • GAB D

    TIPOS DE COMUNICAÇÃO:

    1. Comunicação pessoal: é a realizada face a face ou por meio do correio ou do telefone, em que o receptor é citado diretamente ou tem a oportunidade de responder ao emissor. Tem sido assim nos encontros entre presidentes e diretores de empresa, diretores e gerentes, presidentes e operários e chefes de setor e subordinados.
    2. Comunicação impessoal: é a mensagem sem contato direto, realizada pela mídia impressa, televisiva, radiofônica e visual como outdoor, cartazes e pôster.
    3. Comunicação descendente: é a comunicação do chefe para o subordinado (de cima para baixo).
    4. Comunicação ascendente: é a comunicação do subordinado para o chefe (de baixo para cima).
    5. Comunicação horizontal/lateral: é a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ser do mesmo departamento ou de departamentos diferentes.
    6. Comunicação circular: é uma comunicação participativa que envolve todos os funcionários da organização, em que as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
    7. Comunicação transversal: nas organizações mais modernas descentralizadas e flexíveis, em que a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre pessoas de departamentos diferentes e níveis organizacionais diferentes.
    8. Comunicação formal: é aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando-se os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando-se dos canais instituídos pelas autoridades superiores.
    9. Comunicação informal: ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre chefes e subordinados ou entre colegas em caráter não oficial, não sistemático. Por vezes este tipo de comunicação fica contaminada por boatos e fofocas. A comunicação informal está cada vez mais sendo estimulada pela organização, pois ela é mais rápida que a formal, atendendo a necessidade da empresa de se adaptar às mudanças.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3049090
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca do princípio fundamental de planejamento da administração pública federal brasileira, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Decreto-lei Nº200

    Art.7º A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:

    a) plano geral de governo;

    b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual;

    c) orçamento-programa anual;

    d) programação financeira de desembolso.

  • Faltou uma contextualização da pergunta

  • Decreto-Lei Nº 200/67

    A) Art. 7º - A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional,(...) Princípios Fundamentais - PLANEJAMENTO.

    B) Art. 10 - A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada. Princípios Fundamentais - DESCENTRALIZAÇÃO.

    C) Art. 9º - Os órgãos que operam na mesma área geográfica serão submetidos à coordenação com o objetivo de assegurar a programação e execução integrada dos serviços federais. Princípios Fundamentais - COORDENAÇÃO.

    E) Art. 13 - O contrôle das atividades da Administração Federal deverá exercer-se em todos os níveis e em todos os órgãos, (...) Princípios Fundamentais - CONTROLE.

    Gabarito: A

  • Felipe Cogorni Mauricio, a questão é copia e cola do decreto-lei 200/67. Não necessita contextualizar.

  • Art. 7º A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:

    a) plano geral de governo;

    b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual;

    c) orçamento-programa anual;

    d) programação financeira de desembolso.

  • Art. 7º A ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, na forma do Título III, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:

    a) plano geral de governo;

    b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual;

    c) orçamento-programa anual;

    d) programação financeira de desembolso.

  • O princípio do planejamento da Administração Pública é abordado no Decreto nº 200/1967. Segundo esse Decreto, os princípios fundamentais da Administração Pública são: planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competências e controle. Assim, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTA. Segundo o princípio do planejamento, artigo 7º, decreto nº 200/1967, a ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos: a) plano geral de governo; b) programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual; c) orçamento-programa anual; e d) programação financeira de desembolso. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise;

    B) ERRADA. Refere-se ao princípio da descentralização;

    C) ERRADA. Refere-se ao princípio da coordenação;

    D) ERRADA. Refere-se ao princípio do controle.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
  • GAB A

    Art. 7º do decreto lei 200/67: A ação governamental obedecerá ao planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, e compreenderá a elaboração e atualização dos seguintes instrumentos básicos:

    1. Plano geral de governo;
    2. Programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual;
    3. Orçamento-programa anual;
    4. Programação financeira de desembolso.

    FONTE: MEUS RESUMOS


ID
3049093
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conflito percebido é aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Conflito latente/percebido:não explicito,apenas percebido

    Conflito experenciado/velado:nutrem sentimentos de raiva,medo,etc,não é explícito de forma clara.

    Conflito manifesto/aberto:explícito sem dissimulação.

  • Conflito percebido ou latente: ocorre quando existem vários objetivos e há oportunidades de interferência ou bloqueio de objetivos por parte dos participantes;

    Conflito experienciado ou velado: ocorre quando as partes envolvidas nutrem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito, no entanto, não é manifestado externamente de forma clara;

    Conflito manifestado ou aberto: quando o conflito é manifestado sem nenhuma dissimulação.

    Letra A.

    https://www.impacta.com.br/blog/2014/04/30/o-conflito-nas-organizacoes-um-sistema-de-inter-relacoes-complexo/

  • Níveis de gravidade

     

    Conflito percebido (latente)

    -Não é explicito, não houve um conflito, só a percepção.

     

    Conflito experienciado (velado, oculto)

    - Quando uma das partes ou as duas percebe que há um conflito (ex.: sentir que uma pessoa não gosta de você) podendo ser real, ou não;

    - Às vezes não aconteceu uma discussão, mas pode haver um desentendimento (inclusive mágoa)

     

    Conflito manifesto (aberto)

    -Explícito ("não vou à festa, não gosto de tal pessoa"). Aquele que já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

    Fonte: Profª Giovanna Carranza.

  • Gab. A - ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe oportunidade para interferência.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os níveis de gravidade do conflito.

    As pessoas nunca terão os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos. Para que o conflito ocorra é preciso que haja uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, segundo Chiavenato (2014), são eles:

    • Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que existe um conflito motivado pelas diferenças de objetivos e notam que existem formas para uma possível interferência ou bloqueio. É o conflito latente que as partes percebem que é potencial.

    • Conflito experienciado: aqui, vai além do perceber, há o sentimento de hostilidade, medo, raiva entre uma parte e a outra. É o conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.

    • Conflito manifestado: ocorre quando é manifestado um comportamento que visa interferir ativa ou passivamente, por uma das partes envolvidas. Aqui, ele é claramente manifestado, sem qualquer dissimulação.

    Sabendo da inevitabilidade do conflito, o gestor deve buscar as possíveis soluções, que poderão ser obtidas após a devida análise das situações que lhe deram origem.

    Sendo assim,

    A - correta. Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe oportunidade para interferência.

    B - incorreta. Conflito manifestado é chamado de conflito aberto, que se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas.

    C - incorreta. Conflito manifestado é expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes.

    D - incorreta. Conflito experienciado é também chamado de conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.


ID
3049096
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Constituem indenizações ao servidor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito claramente ERRADO:

    LEI 8.112/90

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte;

    IV - auxílio-moradia.  

     

    GABARITO CORRETO: letra B

  • Constituem indenizações ao servidor: DATA

    Diárias;

    Ajuda de custo;

    Transporte;

    Auxílio-moradia. 

    letra B

  • Izabel Fernandes, o gabarito foi retificado pela banca posteriormente.

    realmente, letra B

  • Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

    GABARITO (B)

  • Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

  • Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:        I - indenizações;

           II - gratificações;

           III - adicionais.

           § 1  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

           § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

  • Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:        I - indenizações;

           II - gratificações;

           III - adicionais.

           § 1  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

           § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

  • Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Das Vantagens

           

    Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

     

            I - indenizações;  [GABARITO]

     

            II - gratificações;

     

            III - adicionais.

     

            § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

     

            § 2o  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

     

            Art. 50.  As vantagens pecuniárias não serão computadas, nem acumuladas, para efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento.

     

    Seção I

     

    Das Indenizações

     

            Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

     

            I - ajuda de custo; [GABARITO] 

     

            II - diárias; [GABARITO] 

     

            III - transporte. [GABARITO] 

     

            IV - auxílio-moradia.  [GABARITO]              (Incluído pela Lei nº 11.355, de 2006)

     

            Art. 52.  Os valores das indenizações estabelecidas nos incisos I a III do art. 51, assim como as condições para a sua concessão, serão estabelecidos em regulamento. (Redação dada pela Lei nº 11.355, de 2006)

  • VANTAGENS: (IGA)

    Indenizações: DATA - Diárias, Ajuda de Custo, Transporte, Aux. Moradia.

    Gratificações: CAN - Curso ou Concurso, Assessoramento/Chefia/Direção, Natalina.

    Adicionais: FINS - Férias, Insalubridade, Noturno, Serviço Extraordinário.

  • Gabarito: B

    Fundamento: Artigo 49.

    O mnemônico abaixo é topster demais!

  • Art. 49. GIA - Gratificações, Indenizações e Adicionais.

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.

  • LETRA B.

  • GABARITO B

    LEI 8112/90

    Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

           I - ajuda de custo;

           II - diárias;

           III - transporte.

           IV - auxílio-moradia.

    AS DEMAIS ALTERNATIVAS SÃO GRATIFICAÇÕES

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

           I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

     IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

  • IndenizaçõesDATA Diárias, Ajuda de Custo, Transporte, Aux. Moradia.

    Gratificações: CAN Curso ou Concurso, Assessoramento/Chefia/Direção, Natalina.

    Adicionais: FINS Férias, Insalubridade, Noturno, Serviço Extraordinário.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido diz respeito às indenizações. Elas visam a ressarcir gastos efetuados pelo servidor em razão do regular exercício de suas funções.

    Firmado esse entendimento, passemos à análise individual das assertivas, sinalizando o dispositivo legal necessário para a resolução. O candidato deverá assinalar a alternativa correta.

    A) Incorreta: ambos possuem natureza remuneratória, não indenizatória.

    B) Correta, com embasamento na previsão do art. 51 e incisos, abaixo transcrito:

    “Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - Ajuda de custo;

    II - DIárias;

    III - Transporte.

    IV - Auxílio-moradia”.                

    DICA: use o mnemônico A DI T A (cuja).

    C) Incorreta: tais verbas se revestem de teor remuneratório, não indenizatório.

    D) Incorreta, o adicional noturno, o adicional de insalubridade e de periculosidade pagos ao servidor são verbas que possuem natureza remuneratória em decorrência do trabalho à noite, nocivo à saúde e periculoso. São desprovidas de natureza indenizatória.

    GABARITO: B.


ID
3049099
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre os benefícios que o Plano de Seguridade Social do servidor compreendem ao próprio servidor, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito claramente ERRADO:

    LEI 8.112/90

      

    Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    I - quanto ao servidor:

    a) aposentadoria;

    b) auxílio-natalidade;

    c) salário-família;

    d) licença para tratamento de saúde;

    e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

    f) licença por acidente em serviço;

    g) assistência à saúde;

    h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

     

    As demais são direito do dependente do sevidor:

    II - quanto ao dependente:

    a) pensão vitalícia e temporária;

    b) auxílio-funeral;

    c) auxílio-reclusão;

    d) assistência à saúde.

    GABARITO CORRETO: letra B

  • Izabel Fernandes,

    o gabarito que consta como correto é o B mesmo!

    Tudo ok com a questão e o gabarito.

  • A- Dependente. ( Art.185 2- quanto ao dependente )

    B- Servidor. ( Art.185 1- quanto ao servidor )

    C- Dependente. ( Art.185 2- quanto ao dependente )

    D- Dependente. ( Art.185 2- quanto ao dependente )

    GABARITO (B)

  • Gabarito ta certo.

    "Dentre os benefícios que o Plano de Seguridade Social do servidor compreendem ao próprio servidor,"

    Os demais são para os dependentes.

  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Seguridade Social do Servidor

     

      Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

     

            I - quanto ao servidor:

     

            a) aposentadoria;

     

            b) auxílio-natalidade;

     

            c) salário-família;

     

            d) licença para tratamento de saúde; [LETRA B - GABARITO]

     

            e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

     

            f) licença por acidente em serviço;

     

            g) assistência à saúde;

     

            h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

     

            II - quanto ao dependente:

     

            a) pensão vitalícia e temporária; [LETRA D - ERRADO]

     

            b) auxílio-funeral; [LETRA A - ERRADO]

     

            c) auxílio-reclusão; [LETRA C - ERRADO]

     

            d) assistência à saúde.

     

            § 1o  As aposentadorias e pensões serão concedidas e mantidas pelos órgãos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores, observado o disposto nos arts. 189 e 224.

     

            § 2o  O recebimento indevido de benefícios havidos por fraude, dolo ou má-fé, implicará devolução ao erário do total auferido, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • GABA b)

    Art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. (8.212)

  • Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    I - quanto ao servidor:

    a) aposentadoria;

    b) auxílio-natalidade;

    c) salário-família;

    d) licença para tratamento de saúde;

    e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

    f) licença por acidente em serviço;

    g) assistência à saúde;

    h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatória

  • Gabarito: B

    Fundamento: Bom senso e artigo 185

  • GABARITO B

    LEI 8112/90

    Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

           I - quanto ao servidor:

                d) licença para tratamento de saúde;

    AS DEMAIS ALTERNATIVAS ESTÃO ERRADAS

    Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    II - quanto ao dependente:

           a) pensão vitalícia e temporária;

           b) auxílio-funeral;

           c) auxílio-reclusão.

  • Gabarito: Letra B!

  • é porque, à época, a banca não havia dado o item B) como gabarito. Daí o comentário da Izabel Fernandes

  • Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    I - quanto ao servidor:

    a) aposentadoria;

    b) auxílio-natalidade;

    c) salário-família;

    d) licença para tratamento de saúde

    e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

    f) licença por acidente em serviço;

    g) assistência à saúde;

    h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

    II - quanto ao dependente:

    a) pensão vitalícia e temporária;

    b) auxílio-funeral;

    c) auxílio-reclusão;

    d) assistência à saúde.

    § 1  As aposentadorias e pensões serão concedidas e mantidas pelos órgãos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores, observado o disposto nos arts. 189 e 224.

    § 2  O recebimento indevido de benefícios havidos por fraude, dolo ou má-fé, implicará devolução ao erário do total auferido, sem prejuízo da ação penal cabível

  • A questão indicada está relacionada com o Plano de Seguridade Social.


    O Plano de Seguridade Social objetiva dar cobertura aos riscos a que estão submetidos os servidores e seus familiares.

     

    Os benefícios do Plano de Seguridade Social compreendem os benefícios garantidos ao servidor e ao dependente.

     

    Benefícios garantidos ao servidor: aposentadoria, auxílio-natalidade, salário-família, licença para tratamento de saúde, licença à gestante, à adotante e licença paternidade; licença por acidente em serviço; assistência à saúde e garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias.

     

    Benefícios garantidos ao dependente: pensão vitalícia e temporária, auxílio-funeral, auxílio-reclusão e assistência à saúde.

     

     

     

    A)               INCORRETA. O auxílio-funeral é garantido ao dependente, nos termos do artigo 185, Inciso II, da Lei nº 8.112 de 1990.

     




    B)                CORRETA. A licença para tratamento de saúde é garantida ao servidor, com base no artigo 185, Inciso I, alínea d), da Lei nº 8.112 de 1990.

     




    C)                INCORRETA. O auxílio-reclusão é garantido ao dependente, com base no artigo 185, Inciso II, alínea c), da Lei nº 8.112 de 1990.

     




    D)               INCORRETA. A pensão vitalícia e temporária é garantida ao dependente, nos termos do artigo 185, Inciso II, alínea a), da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    Gabarito do Professor: B) 


ID
3049102
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é um dos deveres fundamentais do servidor público:

Alternativas
Comentários
  • jamais lograr benefício pessoal ou familiar!

  • Qual é a resposta? Me parece que em todas as alternativas contém as coisas que o servidor NÃO deve fazer...

  • LETRA C

    Evelyne Castro, a resposta é a C pois ela diz que o servidor deve se abster de cometer qualquer ato estranho ao seu cargo enquanto agente público, mesmo que não estando fora da legalidade

  • Gabarito:

    (C) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, MESMO que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

  • GABARITO:C

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

     

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

     

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

     

    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

     

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

     

    t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;

     

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei; [GABARITO]

     

    v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existência deste Código de Ética, estimulando o seu integral cumprimento.

  • Gabarito''C''.

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

     XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

     b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver.

    (...)

    => u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • NA DÚVIDA SE PERGUNTE .

    SE É DEVERES OU VEDAÇÕES !

  • GABARITO: LETRA C

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    Abster significa o impedimento da realização de qualquer atividade, cargo, serviço ou direito; é a decisão de privar-se de tomar uma decisão, escolha ou executar determinada ação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FONTE: SIGINIFICADOS.COM.BR

  • C

  • Gabarito: C

    abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei; 


ID
3049105
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.

  • Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

    Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.

    GABARITO C

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

     

    Das Definições

     

    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

     

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

     

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

     

    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;

     

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos: [GABARITO]

     

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

     

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

  • GABARITO: C

    DEFINIÇÕES MAIS RECORRENTES LEI 8.666/93

    OBRA - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta

    SERVIÇO - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

    COMPRA - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente

    ALIENAÇÃO - toda transferência de domínio de bens a terceiros

    OBRAS,SERVIÇOS E COMPRAS DE GRANDE VULTO - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite DA MODALIDADE CONCORRÊNCIA

    EXECUÇÃO DIRETA - feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios

    EXECUÇÃO INDIRETA - órgão ou entidade contrata com terceiros

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

    e) empreitada integral quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;

    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

    PROJETO BÁSICO - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução

    PROJETO EXECUTIVO - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

    CONTRATANTE - é o órgão ou entidade signatária do instrumento contratual

    CONTRATADO - a pessoa física ou jurídica signatária de contrato com a Administração Pública

  • Projetos na 8.666:

    BÁSICO = com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço

    EXECUTIVO = o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra...

  • Gabarito C

    Lei 8.666

    Art. 6º - IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.

  • C

  • Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.

  • Gabarito: C

    Art. 6º - IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.

  • Pior do que não saber é saber e não acreditar que sabe e ir na errada

  • EXecutivo = à EXecução

    bÁsico = pAra cAracterizAr obra e serviço.

  • Questão exige conhecimento sobre Licitações e Contratos Públicos. O conceito exposto no enunciado conceitua Projeto Básico. Logo, o candidato deverá assinalar a opção correta que o mencione. O tema possui previsão no art. 6º da Lei nº 8.666/93.  

    Na linha do requerido, José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 185) ensina que “Deve a Administração, antes das providências necessárias à contratação, delinear o projeto da obra, indicando os motivos que levam à sua realização, a extensão, o tempo que deve durar, a previsão dos gastos, e outros elementos definidores. Por isso, a lei exige que antes mesmo da licitação o projeto básico esteja devidamente aprovado pela autoridade competente”.

    Passemos ao exame individual das alternativas:

    Alternativa “A” incorreta. O art. 6º menciona dois projetos: o Básico e o Executivo.

    Alternativa “B” incorreta. Projeto Executivo carrega uma conceituação distinta do requerido, que ora transcrevo “Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (art. 6º, X)”.

    Alternativa “C” correta. Com apoio no conceito do art. 6º, inciso IX, que assim estabelece “Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos (...)”.

    Alternativa “D” incorreta. O conceito apresentado no enunciado conceitua Projeto Básico.

    GABARITO: C.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 185.  


ID
3049108
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Define-se cargo, conforme a Lei nº 11.091/05, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em educação, como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

    I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições;

    III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;

    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso;

    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e

    VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

  • Art. 5º

    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

  • A. Usuários

    B. Padrão de Vencimento

    C. Ambiente Organizacional

    D. Cargo (gabarito)

  • A - o conjunto de pessoas internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados. Está se referindo ao conceito de USUÁRIO.

    B - posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação e nível de classificação. Conceito de PADRÃO DE VENCIMENTO

    C - a área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal. Conceito de AMBIENTE ORGANIZACIONAL

    D - o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. GABARITO

  • PLANO DE CARREIRA - CONJUNTO DE PRINCÍPIOS DIRETRIZES E NORMAS QUE REGEM UMA CARREIRA

    --------------------------------------------

    NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO - A,B,C,D,E ...CONJUNTO DE CARGOS DE UMA MESMA HIERARQUIA

    -----------------------------------------------

    PADRÃO DE DE VENCIMENTO - POSIÇÃO DO SERVIDOR NA ESCALA DE VENCIMENTO ..O DE ASSISTENTE ADM É O P17

    --------------------------------------------------

    NÍVEL DE CAPACITAÇÃO -1,2,3,4...É A POSIÇÃO DO SERVIDOR NA MATRIZ HIERÁRQUICA DOS PADRÕES DE VENCIMENTO EM DECORRÊNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA O EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES DO CARGO OCUPADO,REALIZADOS APÓS O INGRESSO

    -----------------------------------------

    AMBIENTE ORGANIZACIONAL- ÁREA ESPECIALIZADA DE ATUAÇÃO DO SERVIDOR

  • D

  • A) o conjunto de pessoas internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados. (usuários)

    B) posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação e nível de classificação. E cargo (Padrão de Vencimento)

    C) a área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal. (Ambiente Organizacional)

    D) o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. (Cargo)

    GAB: D


ID
3049111
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, ao servidor ou agente público dotado de poder de decisão se dá o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1 § 2°

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • LEI Nº 9.784

    Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. 

    (...)

    § 2º Para os fins desta Lei, consideram-se: 

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta; 

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica; 

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

    Portanto, Gabarito letra B (autoridade)

  • Processo Administrativo - Lei nº 9.784/99

    Art.1º, §2º. Para os fins desta Lei consideram-se: (...)

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

    GABARITO: letra D.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999

     

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

     

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     

    § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

     

    § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

     

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

     

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

     

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão. [GABARITO]

  • GABARITO D

  • Nas leis, a parte de conceitos sempre cae bastante.

    Cap1 - § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • Órgão - A unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta (U, E, DF, M) e da estrutura da Administração indireta (F-undação-A-utarquia-S-ociedade de economia mista-E-mpresa pública); 

    Entidade - A unidade de atuação dotada de personalidade jurídica

    Autoridade - O servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

    Esse é o padrão de questão que eu quero para minha OAB ( ͡° ͜ʖ ͡°), é disso que estou falando!

  • Gabarito D !!!!!! Dado pelo QC!!!

    olhem os comentários!!!

  • D

  • Gabarito: D

    § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • GABARITO: LETRA D

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 1 Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1 Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

    § 2 Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • A questão cobrou a literalidade do conceito constante no art. 1º, § 2º da Lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99). Vejamos:

    LETRA “A”: ERRADA. Eis o conceito de ÓRGÃO conforme o art. 1º, § 2º, I da lei 9.784/99:ÓRGÃO - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta”

    LETRA “B”: ERRADA. A lei 9.784/99 não apresenta um conceito de ADMINISTRADOR, mas apenas do que seria AUTORIDADE, cuja definição é exatamente a constante do enunciado.

    LETRA “C”: ERRADA. Eis o conceito de ENTIDADE conforme o art. 1º, § 2º, II da lei 9.784/99: “ENTIDADE - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.”

    LETRA “D”: CERTA. Conforme o art. 1º, § 2º, III da lei 9.784/99:AUTORIDADE - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.”

    GABARITO: LETRA “D”


ID
3049114
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenvolvimento da Administração pode ser observado através de três etapas distintas pelas quais passou o mundo organizacional no decorrer do século XX: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação. Consiste em uma das características da Era da Informação:

Alternativas
Comentários
  • Era da informação:Ambientes altamente dinâmicos e imprevisíveis!

    gab:B

  • Era da Industrialização Clássica:

    Início do século XX, meados de 1950;

    Industrialização foi intensificada;

    Administração enquanto Ciência;

    Estrutura organizacional com muitos níveis hierárquicos e bastante centralizada;

    Modelo organizacional mecanicista, pois o ambiente era estável.

    Era da Industrialização Neoclássica:

    Houve um forte desenvolvimento industrial;

    fenômeno da Globalização;

    Ambiente Complexo;

    Estrutura organizacional Matricial;

    Prioridade ao enfoque sistêmico e a relativização das coisas na organização.

    Era da Informação:

    Década de 1990;

    A TIC evoluiu;

    Mudanças rápidas e imprevistas turbulentas e radicais;

    Estrutura Organizacional Orgânica;

    Ambiente Instável;

    Maior Flexibilidade estrutural, melhor comunicação e interação interna e externa;

    Maior capacidade de adaptação.