SóProvas


ID
3049060
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a forma de administração pública burocrática, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão na prova e acertei-a aqui no Qconcursos, no entanto- ainda não a compreendi em sua inteireza.

  • Administração burocrática:controle a priori

    Administração gerencial: controle a posteriori

    Gab:A

  • As diferenças entre a Administração Pública Burocrática e a Gerencial giram em torno de:

    A burocrática concentra-se no processo e é auto-referente enquanto que a gerencial orienta-se nos resultados e é orientada para os cidadãos, a burocrática faz a definição de procedimentos para contratação de pessoal, compra de bens e serviços e visa satisfazer as demandas dos cidadãos.

    A gerencial firma-se em combater o nepotismo e a corrupção e não adota procedimentos rígidos, enquanto a burocrática se preocupa em manter o controle dos procedimentos, a gerencial define os indicadores de desempenho, fazendo a utilização de contratos de gestão

  • B) Parte-se de uma total desconfiança. Por isso, o controle de processos.

    C) Controle rígido dos processos. Ex: concurso público; licitação.

    D) Este é o insulamento burocrático. É uma de suas principais disfunções, e não uma qualidade.

  • Pessoal só lembrando que o comentário do colega Rener está atualizadissimo com uns questões recentes cobradas sobre a gerencial também combater o nepotismo e a corrupção e não adota procedimentos rígidos.. Ficar ligado nisso abç e obg ao colega por agregar as informações.

  • Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

    letra A normas e regulamentos visa combater a corrupção e nepotismo é traços de pessoalidade na teoria burocrática é impessoal

  • Errei pela simples inobservância destes termos, mas busquei na net e encontrei algo que possa tirar a dúvida de mais alguém.

    Controle Preventivo ou Prévio (a priori): é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato, como requisitos para sua eficácia.

    Controle Subseqüente ou Corretivo (a posteriori): é o que se efetiva após a conclusão do ato controlado, visando a corrigir-lhe eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia.

  • a) Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. - Burocracia

    b) Parte de uma total confiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que lhes dirigem demandas. - Gerencial

    c) Não se utiliza de controles rígidos nos processos, como na admissão de pessoal, compras ou atendimento a demandas.

    d) A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes. (Não é uma qualidade)

    A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.

    Gabarito: A

  • A qualidade fundamental da administração pública burocrática é a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.

    Como uma incapacidade pode ser tratada como qualidade fundamental? Parte do texto neste item está ocultado deixando-o errado!

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o modelo burocrático de administração pública. Dito isso, vejamos qual das alternativas é a correta.

    A Administração Burocrática origina-se na segunda metade do século XIX, no Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. É constituída por princípios orientadores do desenvolvimento a profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade, o formalismo. Os controles administrativos que visam combater a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. A burocracia parte de uma desconfiança prévia nos administradores e nos cidadãos que a eles dirigem demandas, por isso controles rígidos dos processos são sempre necessários, como na admissão de pessoal, compras e atendimento a demandas.

    A qualidade fundamental do modelo burocrático é a efetividade no controle dos abusos; seu defeito, a ineficiência, a autorreferência e a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos. Defeito esse que não se mostrou determinante na época porque os serviços prestados pelo Estado eram reduzidos.

    No interim, a Administração Burocrática trouxe consigo novos conceitos à Administração Pública, tais como, a separação entre a coisa pública e a privada, regras legais e operacionais definidas previamente, reestruturação e orientação da administração para atender ao crescimento das demandas sociais e aos papéis econômicos da sociedade da época, junto a isso, o conceito de racionalidade e eficiência administrativa no atendimento às demandas sociais.

    Tendo dito isso, vejamos como as alternativas podem ser julgadas.

    A - correta. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

    B - incorreta. Parte de uma total desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que lhes dirigem demandas.

    C - incorreta. Utiliza de controles rígidos nos processos, como na admissão de pessoal, compras ou atendimento a demandas.

    D - incorreta. A qualidade fundamental da administração pública gerencial é a incapacidade de voltar-se para o serviço aos cidadãos vistos como clientes.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.