-
Do Estratégico para o tático e para o Operacional.
gab:D
-
GABARITO D
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
· Descendente > Chefe para o subordinado - implementação de objetivos e metas.
· Ascendente > Subordinado para o chefe;
· Lateral (horizontal) > no mesmo nível - solução de problemas intradepartamentais / coordenação interdepartamental.
· Transversal > Entre setores e níveis diferentes - assessoria de staff para os departamentos de linha.
· Circular > Participativa, que envolve todos.
-
D
-
Letra A) ERRADA. Problemas intradepartamentais são afetos a problemas dentro de um departamento apenas. Ou seja, é uma comunicação lateral;
Letra B) ERRADA. A relação de staff não respeita a hierarquia da empresa. Na verdade, ela trabalha em relação de parceria e assessoria com a função de linha. Ou seja, mais uma comunicação lateral;
Letra C) ERRADA. A coordenação interdepartamental é uma relação lateral entre departamentos distintos, com o intuito de alinhar um processo que passa pelos dois departamentos, por exemplo. Trata, portanto, de mais uma vez da comunicação lateral.
Letra D) CORRETA. A implementação de objetivos e metas deve respeitar uma escala. Primeiro são definidos os objetivos e metas estratégicos. Na sequência, eles são proporcionalmente replicados no nível tático e posteriormente no nível operacional. Assim, quando se põem em prática os objetivos e metas, está se realizando uma comunicação vertical, de cima para baixo (ou descendente).
Gabarito: D
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de comunicação organizacional. No caso em apreço, vejamos qual das alternativas apresenta exemplos da comunicação descendente.
Nas organizações, os administradores devem fazer a comunicação circular em três direções:
- Comunicação para baixo/descendente: é a comunicação que vai dos níveis superiores para os inferiores da hierarquia organizacional. Nessa direção seguem as informações sobre os aspectos das operações e desempenho da organização, assim como as expectativas em relação aos que se espera dos funcionários.
- Comunicação para cima/ascendente: é a comunicação em que as informações sobre o desempenho e os eventos dos níveis inferiores vão para cima. Envolve, tipicamente, relatórios e informações sobre desempenhos, pesquisas de atitudes e sugestões dos funcionários etc.
- Comunicação lateral/horizontal: é a comunicação que ocorre entre as unidades de trabalho que estão no mesmo nível ou entre unidades que estão em níveis hierárquicos distintos (comunicação diagonal). De todo modo, é importante saber que os canais de comunicação de todos os tipos possibilitam o funcionamento de processos interdepartamentais e a tomada de decisão que envolve diferentes unidades de trabalho.
Tendo uma noção das direções em que ocorre o processo de comunicação, podemos concluir que comunicação que envolve a implementação de objetivos e metas vai dos níveis mais altos para os mais baixos, sendo, portanto, um exemplo de comunicação descendente. Logo, a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.
-
GAB D
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
- Comunicação pessoal: é a realizada face a face ou por meio do correio ou do telefone, em que o receptor é citado diretamente ou tem a oportunidade de responder ao emissor. Tem sido assim nos encontros entre presidentes e diretores de empresa, diretores e gerentes, presidentes e operários e chefes de setor e subordinados.
- Comunicação impessoal: é a mensagem sem contato direto, realizada pela mídia impressa, televisiva, radiofônica e visual como outdoor, cartazes e pôster.
- Comunicação descendente: é a comunicação do chefe para o subordinado (de cima para baixo).
- Comunicação ascendente: é a comunicação do subordinado para o chefe (de baixo para cima).
- Comunicação horizontal/lateral: é a comunicação entre pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ser do mesmo departamento ou de departamentos diferentes.
- Comunicação circular: é uma comunicação participativa que envolve todos os funcionários da organização, em que as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
- Comunicação transversal: nas organizações mais modernas descentralizadas e flexíveis, em que a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre pessoas de departamentos diferentes e níveis organizacionais diferentes.
- Comunicação formal: é aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando-se os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando-se dos canais instituídos pelas autoridades superiores.
- Comunicação informal: ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre chefes e subordinados ou entre colegas em caráter não oficial, não sistemático. Por vezes este tipo de comunicação fica contaminada por boatos e fofocas. A comunicação informal está cada vez mais sendo estimulada pela organização, pois ela é mais rápida que a formal, atendendo a necessidade da empresa de se adaptar às mudanças.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)