SóProvas


ID
3049093
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conflito percebido é aquele que:

Alternativas
Comentários
  • Conflito latente/percebido:não explicito,apenas percebido

    Conflito experenciado/velado:nutrem sentimentos de raiva,medo,etc,não é explícito de forma clara.

    Conflito manifesto/aberto:explícito sem dissimulação.

  • Conflito percebido ou latente: ocorre quando existem vários objetivos e há oportunidades de interferência ou bloqueio de objetivos por parte dos participantes;

    Conflito experienciado ou velado: ocorre quando as partes envolvidas nutrem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito, no entanto, não é manifestado externamente de forma clara;

    Conflito manifestado ou aberto: quando o conflito é manifestado sem nenhuma dissimulação.

    Letra A.

    https://www.impacta.com.br/blog/2014/04/30/o-conflito-nas-organizacoes-um-sistema-de-inter-relacoes-complexo/

  • Níveis de gravidade

     

    Conflito percebido (latente)

    -Não é explicito, não houve um conflito, só a percepção.

     

    Conflito experienciado (velado, oculto)

    - Quando uma das partes ou as duas percebe que há um conflito (ex.: sentir que uma pessoa não gosta de você) podendo ser real, ou não;

    - Às vezes não aconteceu uma discussão, mas pode haver um desentendimento (inclusive mágoa)

     

    Conflito manifesto (aberto)

    -Explícito ("não vou à festa, não gosto de tal pessoa"). Aquele que já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

    Fonte: Profª Giovanna Carranza.

  • Gab. A - ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe oportunidade para interferência.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os níveis de gravidade do conflito.

    As pessoas nunca terão os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos. Para que o conflito ocorra é preciso que haja uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, segundo Chiavenato (2014), são eles:

    • Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que existe um conflito motivado pelas diferenças de objetivos e notam que existem formas para uma possível interferência ou bloqueio. É o conflito latente que as partes percebem que é potencial.

    • Conflito experienciado: aqui, vai além do perceber, há o sentimento de hostilidade, medo, raiva entre uma parte e a outra. É o conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.

    • Conflito manifestado: ocorre quando é manifestado um comportamento que visa interferir ativa ou passivamente, por uma das partes envolvidas. Aqui, ele é claramente manifestado, sem qualquer dissimulação.

    Sabendo da inevitabilidade do conflito, o gestor deve buscar as possíveis soluções, que poderão ser obtidas após a devida análise das situações que lhe deram origem.

    Sendo assim,

    A - correta. Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe oportunidade para interferência.

    B - incorreta. Conflito manifestado é chamado de conflito aberto, que se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas.

    C - incorreta. Conflito manifestado é expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes.

    D - incorreta. Conflito experienciado é também chamado de conflito velado, quando é dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.

    Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: 

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.