SóProvas


ID
3051073
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               Empresas de tecnologia querem lei federal de privacidade nos EUA


      As leis de privacidade pelo mundo afetaram em cheio as empresas de tecnologia desde o início do ano. Só no primeiro semestre, a União Europeia e o Estado da Califórnia, nos EUA, criaram leis para proteger os dados pessoais de seus cidadãos. Agora, na tentativa de driblar as novas regras, companhias de tecnologia estão estudando formas de criar uma lei federal americana que atenda a seus interesses.

      O movimento teve início em maio, quando a Europa começou a aplicar sua nova lei (GDPR, na sigla em inglês) que permite que as pessoas solicitem seus dados e restringe a forma como as empresas obtêm e lidam com informações.

      Em junho, foi a vez da Califórnia fazer o mesmo, estabelecendo um parâmetro de privacidade para os EUA. Agora, as principais empresas de tecnologia estão indo para a ofensiva. Nos últimos meses, o Facebook, o Google, a IBM, a Microsoft e outros pressionaram agressivamente as autoridades na administração Trump para começar a delinear uma lei federal de privacidade. A lei teria um duplo objetivo: ela iria se sobrepor à lei da Califórnia e, ao mesmo tempo, daria às empresas ampla margem de manobra sobre como as informações digitais pessoais eram tratadas.

            (Cecília Kang, do The New York Times. Estado de S.Paulo, 29.08.2018)

Com a substituição do termo destacado na frase “Agora, na tentativa de driblar as novas regras...”, a redação está correta quanto à regência verbal, em conformidade com a norma-padrão da língua, em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → queremos uma regência que esteja plenamente correta:

    A) Agora, na tentativa de burlar com as novas regras... → quem burla, burla alguma coisa (a preposição "com" está inadequada, logo não é a resposta).

    B) Agora, na tentativa de esquivar-se das novas regras... → correto, visto que: quem se esquiva, esquiva-se DE alguma coisa (preposição) + artigo definido "as" → DAS.

    C) Agora, na tentativa de evitar nas novas regras... → quem evita, evita alguma coisa (somente o artigo definido "as" deveria estar presente).

    D) Agora, na tentativa de escapar as novas regras... → quem escapa, escapa DE alguma coisa (verbo transitivo indireto exigindo o uso da preposição "de"), "de" + artigo definido "as" → DAS novas regras.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Quem se esquiva, se esquiva DE alguma coisa. :)

  • Regra : frase com pronome TEM preposição.

    frase sem pronome NÃO TEM preposição.

    Agora, na tentativa de esquivar-se das novas regras...

  • Burlar A....

    Esquivar-se DE ...

    Evitar A...

    Escapar DE...