SóProvas


ID
305110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação
hipotética acerca do trabalho em equipe e do comportamento
profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ricardo, servidor público, tem entre suas atribuições a responsabilidade de fazer contatos internos e externos, ascendentes e descendentes. Nas comunicações ascendentes, Ricardo utiliza a filtragem de informações. Nessa situação, é correto afirmar que, fazendo uso dessa barreira à comunicação, Ricardo está praticando um recurso de redução de tensão ou de ansiedade para o receptor.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Filtragem de informações não são barreiras à comunicação.
  • filtragem não é barreira à comunicação??? Claro que é!
    Acredito que o erro estana afirmação de q reduz a tensão ou a ansiedade no receptor... na verdade, reduz o desconforto.. no sentido de que o cara vai ouvir uma parada mais amena...
  • Cuidado!

    Filtragem é sim uma barreira na comunicação. Vamos por partes:

    Barreira na comunicação são falhas, distorções,  deformações na mensagem, as quais fazem com que raramente um fato seja relatado da maneira correta. Exemplos: Jargão, gírias, filtragem, etc.

    Filtragem: É a manipulação da informação para que ela seja recebida mais favorável, onde o amissor só passa aquilo que lhe interessa. Por isso, Ricardo está praticando um recurso de redução de tensão ou de ansiedade para o receptor. EMISSOR (que é ele mesmo)
  • A questão está errada pelo fato de que, ao filtrar as informações para os escalões superiores, ou seja, ao criar uma barreira no fluxo da informação, independentemente de qual seja o objetivo, reduzir a tensão ou a ansiedade, na verdade, há uma manipulação das informações.
  • Questao errada.

    Segundo Ana Maria Pisa Marini, em artigo publicado no site http://www.memes.com.br/jportal/portal.jsf?post=3006 :
     :

     (...) Existem também várias barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar. São essas as barreiras: filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor; percepção seletiva – o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais; sobrecarga de informações – quando as informações excedem a capacidade de processamento; defesa – quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo; linguagem – as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes; jarjão – terminologia especializada ou linguagem técnica que membros de um grupo utilizam para ajudar na comunicação entre si.

    Outro grande obstáculo à comunicação eficaz é que algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação. Esse medo da comunicação é a tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita, sem motivo aparente. O emissor deve estar consciente que, em uma organização ou grupo, pode ter pessoas que sofram desse medo da comunicação.

  • Corroborando o que foi dito pelos colegas acima, 

    Filtragem é sim um tipo de barreira para a comunicação.


    vejamos,


    A filtragem se refere à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Por exemplo, quando um executivo diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir, ele está filtrando a informação.

    O principal determinante da filtragem é o número de níveis da estrutura da organização. Quanto maior o número de níveis verticais, mais oportunidades para a ocorrência da filtragem. Mas pode-se esperar que a filtragem ocorra sempre que houver diferenças de status.

    Para evitar receber informações tendenciosas ou filtradas, as pessoas em cargos de status mais alto precisam criar confiança nas relações de trabalho com os membros de status mais baixo da organização. Em outras palavras, as pessoas têm mais probabilidade de se comunicar bem com outras em quem confiam. Management by wandering around, ou APENE, é uma forma de conseguir esta confiança. Simplesmente significa sair do escritório e falar com as pessoas regularmente enquanto realizam seu trabalho.



    Entendo que o erro da questão está em dizer que a filtragem é um recurso de redução de tensão ou de ansiedade para o receptor.  Seria na verdade um recurso de redução de tensão e de ansiedade para o emissor.


    Deus seja louvado!
  • Acredito que esteja errada a questão porque Ricardo, ao estar se comunicando com umm superior (ascendente), ele não pode se reportar a ele de qualquer forma. Ele deverá ser mais polido, educado, evitar gírias etc. Assim, não seria para evitar uma situação de tensão ou ansiedade no receptor, seria apenas para evitar consequências ou punições decorrentes de uma maneira errada de se reportar.
  • Acredito que o erro está no final 'praticando um recurso de redução de tensão ou de ansiedade'. Os superiores não ficarão menos tensos ao receber menos informações, o que ocorre é apenas uma redução de informações, as mais relevantes.
  • Filtragem: manipulação informação – redução tensão/ansiedade do emissor
  • De acordo com Robbins (2005), a filtragem se refere à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Por exemplo, quando um executivo diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir, ele está filtrando a informação.

    Quanto maior o número de níveis verticais, mais oportunidades para a ocorrência da filtragem. Mas pode-se esperar que a filtragem ocorra sempre que houver diferenças de status. Fatores como o medo de dar más noticias ou o desejo de sempre agradar ao chefe levam os funcionários a dizer a seus superiores exatamente aquilo que eles acreditam que os chefes querem ouvir, distorcendo, assim, a comunicação ascendente.


    Apostila 5 – Gestão de Pessoas I – Prof. David Morettini

  • Barreiras a Comunicação (EI, FALE PS)

    Excesso de Informação

    F
    iltragem
    Ansiosidade
    Linguagem
    Emoções

    Percepção Seletiva
     

  • Barreiras na comunicação:
    Deve-se ficar atento com as falhas, distorções, deformações nas mensagens. A comunicação deve ser transmitida com clareza e na íntegra, não deve ser manipulada, pois isso cria uma barreira à comunicação.


    Prof. Ana Maria - Grancursos

    Q73423
    Dentre as barreiras para a comunicação eficaz, aquela representada pela manipulação de informações de um emissor, para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor, é denominada:
    Resposta: (A) BARREIRA
  • Filtragem é um tipo de barreira da comunicação, e como todas as barreiras, tende a aumentar os níveis de tensão e ansiedade.

  • "filtrageM - eMissor/Codificador"

    "peRcepção - Receptor/Decodificador"


  • Gabarito: errado. Neste caso, o recurso não é utilizado para redução de tensão ou ansiedade do receptor, mas sim, por medo ou receio de dar más notícias para os superiores.

    Andréia Ribas 4° edição pág 385

  • Se ele está filtrando a informação , vai levar mais tempo para ela chegar no receptor, aumentado a ansiedade. 

  • Bateman & Snell (1998:413),

     

    "afirmam que na filtragem quando as mensagens são passadas de uma pessoa para outra, alguma informação é deixada de fora. Quando uma mensagem passa por muitas pessoas, cada transmissão pode causar mais perdas de informação. A mensagem também pode ser distorcida à medida que as pessoas acrescentam suas próprias acrescentam suas próprias palavras e interpretações. Afirmam também que a filtragem coloca sérios problemas para a organização. À medida que as mensagens vão passando de cima para baixo através de vários níveis organizacionais, muita informação se perde".

  • poxa Ricardo !

  • Gabarito: ERRADO

    Na verdade, o erro da questão reside em associar a barreira "filtragem" à suposta consequência dela decorrente, qual seja: "(...) Ricardo está praticando um recurso de redução de tensão ou de ansiedade para o receptor."

    A barreira de comunicação relativa ao trecho em negrito tem nome: medo da comunicação. Observe:

    "Medo da comunicação: é o sentimento de tensão ou ansiedade, sem motivo aparente, em relação à comunicação oral ou escrita."

    Fonte: Prof. Adriel Sá

  • FILTRAGEM É BARREIRA À COMUNICAÇÃO.