SóProvas


ID
3053515
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O estudo da cultura é utilizado para entender as organizações. A cultura nas organizações compreende diversos elementos que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos e destes para os recém-chegados. Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar com os elementos culturais.

Sobre a dificuldade de gerenciamento da cultura organizacional, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Pressuposições básicas: nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nas quais as pessoas creem.

    -> É o mais difícil de mudar

  • Cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da organização. Refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros e que distinguem a organização das demais.

    COMPONENTES:

    Artefatos: o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada pessoa vê, ouve e sente quando se depara em uma organização. Os artefatos são todas as coisas ou os eventos que indicam visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas e as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

    Valores compartilhados: o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

    Pressuposições básicas: o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nas quais as pessoas creem. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas, muitas vezes por pressuposições não escritas e nem sequer faladas na organização. É o nível mais difícil de ser mudado/gerenciado, como pede a questão.

    Fonte: Gestão de Pessoas: o novo papel - Chiavenato.

  • Gab. C - é mais elevada no terceiro nível, porque tais pressupostos são internalizados no inconsciente dos membros da organização.

  • GAB C

    A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)

    1. ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam;
    2. VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)