- ID
- 3053431
- Banca
- CEPS-UFPA
- Órgão
- UFPA
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
João vai sair de casa e é interpelado por sua mãe:
- João, você vai aonde?
- Não tenho certeza, mãe. Vou encontrar amigos para ir ao futebol ou ao cinema no shopping.
- João, se você for ao cinema, compre chocolate para mim.
- Sim, mãe.
Quatro horas mais tarde, João, que sempre atende às solicitações de sua mãe, retorna e vem com chocolates. É correto concluir que
A Administração Pública vem trabalhando na visão de uma Administração Gerencial, priorizando a gerência de processos e fazendo com que o Administrador se concentre na elaboração de recomendações estratégicas que levem a Instituição a alcançar uma situação desejada com competência.
Em alguns ambientes internos institucionais, têm ocorrido situações em que os administradores passam menos tempo com atividades gerenciais e mais tempo com atividades técnicas. Muitas vezes, observa-se um contraste entre o nível gerencial e o nível funcional. Uma situação na qual o gerente se envolve mais em atividades técnicas do que com o esperado no seu nível gerencial caracteriza
A Associação de Moradores de um local próximo a uma Universidade vem tendo problemas com o site de acesso ao portal de transparência do município, que dificulta o acompanhamento da gestão de gastos públicos da prefeitura. Essa Associação solicitou, através de requerimento assinado por grande parte dos moradores, uma audiência pública com base no disposto no Art. 6º da Lei n° 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação, que estabelece garantias a serem asseguradas por órgãos e entidades do poder público observadas as normas e os procedimentos específicos aplicáveis.
Considerando a situação exposta e tendo como referência o Art. 6º da Lei nº 12.527/2011, uma dessas garantias é a
Em reunião interna entre os membros da área estratégica de uma Universidade, o gerente da área de compras apresentou um programa de compras sustentáveis para a instituição, atendendo ao disposto no Decreto nº 7.746 /2012. Para viabilizar a implantação do referido programa, criou um grupo de trabalho para discutir as diretrizes de sustentabilidade, previstas no Art. 4º do dispositivo legal e definir procedimentos para a implantação de uma política de contratações sustentáveis. A partir da implantação do programa, a Universidade estabeleceu critérios, seguindo algumas diretrizes de sustentabilidade.
Com base na situação apresentada, analise as seguintes diretrizes.
I Baixo impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água.
II Preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local.
III Maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local.
IV Origem sustentável dos recursos naturais utilizados nos bens e nas obras.
São diretrizes corretas a serem seguidas pela universidade as apresentadas em
O Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990.
Considerando que você seja o gestor de pessoas de um órgão federal e esteja negociando com as autoridades competentes os critérios de atribuições de cargos, deverá ter conhecimento, para essa negociação, do que está contido no Art. 5º do referido Decreto, que diz respeito aos Instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que são
A Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000, estabelece normas de finanças públicas para responsabilidade na gestão fiscal e é considerada um avanço na forma de administrar os tributos. Em relação a essa Lei, analise as afirmativas a seguir.
I As disposições desta Lei complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a seguir as regras estabelecidas nessa Norma.
II Os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – estão obrigados a seguir o disposto nessa Lei Complementar.
III O propósito desta Lei é facilitar para o contribuinte a declaração de seus rendimentos, alertando para o equilíbrio das contas.
IV Os objetivos dessa Lei Complementar atendem ao equilíbrio das contas públicas, já que interferem nas relações comerciais, diminuindo sua carga tributária.
V A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e se corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, assim como impõe limites para despesas com pessoal.
É correto o que se afirma em
O Decreto nº 7.174/2010, que regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União, o Decreto n° 5.450/2005 (Pregão Eletrônico) e a Portaria nº 2/2010, que dispõe sobre as especificações-padrão de bens de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal, são exemplos da preocupação da área pública com as tecnologias de informação e comunicação, servindo de base para a criação de serviços do governo eletrônico e de pré-requisito para o fornecimento de melhores serviços à sociedade, a custo mais baixo.
Assim, na implantação de novas tecnologias, o gestor deve garantir: a capacidade de diversos sistemas de organizarem o trabalho em conjunto. Com base nessa informação, é correto afirmar que, para dar suporte às instituições públicas e à troca de informações entre os diversos órgãos do governo, precisa-se conhecer a(as)
Após a atividade de acompanhamento e avaliação em uma Instituição, seu grupo da área de serviços de informática e automação percebeu que a expansão desejada na Instituição, nesta área, não ocorria, devido à falta de habilidade de ação gerencial e ao fato de sua estrutura ser extremamente verticalizada, pessoal e inflexível.
O grupo decidiu implementar uma transformação radical na área mencionada, redesenhando-a como uma organização participativa. Assim, seria necessária uma cultura organizacional que desenvolvesse determinadas ações. Quanto a essas ações, analise as afirmativas abaixo.
I Valorizar a inovação e a criatividade.
II Promover o aprender a aprender.
III Basear-se em metas e na implantação de um plano de incentivos.
IV Manter as crenças existentes.
V Voltar-se para o usuário.
Estão corretos os itens
Os fenômenos em curso nas instituições públicas brasileiras, evidenciam a natureza processual e histórica das mudanças que atingem a administração pública. Como expressão dos ciclos de mudança organizacional, destacamos o da emergência dos valores gerenciais, hora em contraste, hora em processo de acomodação em relação aos padrões culturais tradicionais. Considerando o contexto apresentado, analise as seguintes asserções e as relações propostas entre elas.
O fato de que a cultura organizacional seja constituída de características relativamente estáveis e permanentes tende a tornar a maioria das culturas resistentes às mudanças. Há muitas instituições que têm dificuldade de promover mudanças nos comportamentos de seus funcionários no ambiente de trabalho.
PORQUE
As crenças, valores, atitudes, histórias, rituais, símbolos materiais que compõem o comportamento organizacional influenciam o comportamento dos funcionários.
Com base nas informações acima, é correto afirmar que
Em uma unidade de ensino da área federal, as recentes políticas de pessoal ali implantadas trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e consequentemente perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:
I Absenteísmo e rotatividade.
II Inclinações pessoais.
III Nível de responsabilidade atribuída ao cargo.
IV Violência no trabalho.
V Custos associados a doenças ocupacionais.
Como fontes adequadas de investigação, estão corretos os itens
O Diretor de Gestão de Pessoas de uma unidade de educação federal precisava saber como estava o clima organizacional entre seus servidores e solicitou a um grupo interno de consultores que elaborasse e realizasse a referida pesquisa. Após a realização, tabulação e entrega dos resultados da pesquisa ao Diretor de Gestão de Pessoas, os itens Responsabilidade e Motivação com o Trabalho foram os que mais preocuparam o Diretor, que, imediatamente, reuniu-se com sua equipe de trabalho relatando os fatos. Logo após, solicitou à equipe que apresentasse algumas opções de planos para gerar motivação com o trabalho e reverter essa situação junto a seus funcionários.
Apresentadas as opções abaixo, o Diretor deverá optar pelo(pela)
É por meio da comunicação que as instituições e seus membros trocam informações, formam entendimentos, coordenam atividades, exercem influência e socializam-se. O processo de comunicação envolve elementos essenciais, como emissor, receptor, mensagem, canal e código. Em relação às barreiras que dificultam a comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I As barreiras à comunicação são variáveis que interferem na interpretação ou na transmissão adequada das ideias entre indivíduos ou grupos.
II O emprego de palavras ambíguas e a distância entre o emissor e o receptor configuram-se como barreiras externas à comunicação.
III O uso de línguas diferentes pelo emissor e pelo receptor e a iluminação do espaço onde eles se comunicam são barreiras internas à comunicação.
É correto o que se afirma em
A possibilidade de realizar um propósito comum e a existência de pessoas cujos desejos podem constituir motivos para contribuir para esse propósito comum – esses dois fatores são os polos opostos do sistema de esforço cooperativo. É pelo processo de comunicação que essas potencialidades se tornam dinâmicas. O propósito comum, obviamente, deve ser de conhecimento comum, e para ser conhecido necessita ser comunicado. Contudo, algumas vezes poderão ocorrer desvios no processo de comunicação. A situação descrita a seguir exemplifica a questão de desvios nesse processo.
Um cronograma sobre implantação de projetos estratégicos elaborado em conjunto pelas administradoras das diversas áreas de uma instituição foi o produto de uma reunião de planejamento. Essa decisão foi registrada formalmente e acordada entre seus pares. No entanto, dois meses após a reunião, um projeto estratégico que tinha previsão de implementação para o mês de setembro foi implantado para o mês de julho, o que consumiu parte do orçamento previsto para outro projeto estratégico.
Considerando o conjunto de informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I A antecipação de implementação do projeto estratégico pode ter sido resultado de falha no sistema de comunicação organizacional.
PORQUE
II Um ruído na comunicação organizacional pode desarticular emissor e receptor, prejudicando a mensagem enviada e colocando em risco a estratégia estabelecida pela organização.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar:
A gestão por competências não é novidade nas organizações nem será uma ferramenta que está sendo aguardada para utilização no futuro como tendência de Gestão de Pessoas. Ela já está em pleno uso nas organizações como uma inovação organizacional e orienta os processos relacionados à gestão de pessoas com base em diferentes estratégias e instrumentos.
Considerando esse texto, analise as afirmativas a seguir.
I A gestão por competências é considerada um conjunto de ferramentas que forma uma metodologia de apoio à Gestão de Pessoas.
II A gestão por competências é inovadora, principalmente porque incentiva o envolvimento da direção e dos gestores na gestão do capital humano da organização, viabilizando decisões compartilhadas.
III Adotando a gestão por competências para a ação gerencial das pessoas, a área de Gestão de Pessoas tem alcançado uma grande visibilidade, pois ela é quem dá apoio, orientação, suporte a esse assessoramento às demais áreas das organizações.
É correto o que se afirma em
Na Administração Pública, as circunstâncias podem afetar o nível de centralização e descentralização na tomada de decisão. Por exemplo, o processo licitatório, regulado pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, pode ser dispensado a partir do momento em que determinado município esteja em estado de emergência, como nos casos de catástrofes naturais. Desse modo, a compra pode ser realizada de forma descentralizada em relação à Lei Federal que dispõe sobre Licitação Pública.
Sobre as vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização organizacionais, é correto afirmar que numa instituição descentralizada
O estudo da cultura é utilizado para entender as organizações. A cultura nas organizações compreende diversos elementos que foram desenvolvidos pelos antepassados e transmitidos aos veteranos e destes para os recém-chegados. Os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar com os elementos culturais.
Sobre a dificuldade de gerenciamento da cultura organizacional, é correto afirmar que
As instituições têm compreendido que há necessidade de promover a valorização dos membros internos, proporcionando-lhes condições adequadas e dignas para trabalhar, que envolvem sobretudo saúde e segurança no trabalho. Na área pública, o Decreto nº 6.833/2009 instituiu o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal – SIASS e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor. No Art. 4º do referido Decreto, fica instituído o Comitê, especificando, no inciso I, como uma das atribuições: aprovar as políticas para aplicação das diretrizes de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal. Fica explicitado, assim, o desejo do Executivo e o que as instituições podem fazer para providenciar melhores condições de vida para os membros internos.
Sobre essa questão, é correto afirmar:
Cada vez mais as organizações concorrem e buscam ser competitivas com base no talento e nas competências e habilidades de seus colaboradores. Esta realidade tem priorizado o recrutamento e a seleção na agenda dos gestores.
Você é gestor da área de Gestão de Pessoas na Universidade em que trabalha e é o responsável pela seleção de dez estagiários. Para tomar essa decisão, você opta pela técnica de entrevista estruturada. A maior vantagem desse tipo de entrevista é
A melhoria contínua corre em sentido contrário à abordagem gerencial típica de considerar os projetos de trabalho como lineares – com começo e fim. Em vez desta abordagem linear, a busca do aprimoramento sem fim requer uma abordagem circular, conforme se apresenta o ciclo Planejar-Desenvolver-Checar-Agir (PDCA). A administração planeja uma mudança, realiza-a, checa os resultados e, dependendo de quais sejam os resultados, age para padronizar a mudança ou começar novamente o ciclo de aprimoramento com novas informações.
Com base neste conhecimento, analise as afirmativas a seguir.
I O ciclo PDCA tem baseado suas auditorias para identificação das conformidades e não conformidades, nos planos de controle histórico sobre as atividades contínuas.
II Nas organizações que usam o TQM (Qualidade Total), a qualidade deixa de ser responsabilidade de um único departamento para se concentrar na área estratégica da Instituição, a fim de se criar mais valor com menos desperdício.
III A filosofia da melhoria contínua do ciclo PDCA acaba servindo como instrumento para fazer com que, ao longo de toda a organização, as pessoas fiquem inspiradas a buscarem ou a se aperfeiçoarem em tudo o que realizam.
IV O grande desafio da gestão da qualidade é definir o que se entende por padrão de qualidade e como medi-lo. Na busca dessas respostas, muitas vezes se acelera ou se retarda o fluxo do ciclo PDCA, questionando-se a respeito da criação ou não de um novo evento que justifique um outro Planejamento.
É correto o que se afirma em
“Somente pessoas carismáticas e com qualidades inatas podem transformar-se em grandes líderes”. Essa afirmação não caracteriza a linguagem administrativa moderna da teoria da liderança porque