SóProvas


ID
3054496
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Um estudo publicado em junho de 2018 analisa as transformações ocorridas em Hong Kong ao longo de duas décadas, dos anos 1980 aos 2000, com foco em como a mudança de status das mulheres na sociedade e de atitude delas em relação ao casamento impactou o mercado imobiliário da cidade.

      Descobriu-se que as mulheres solteiras tiveram um papel “surpreendente e pouco estudado” na gentrificação de Hong Kong.

      O termo vem do inglês “gentrification”, cunhado nos anos 1960 pela socióloga Ruth Glass para descrever mudanças no perfil de bairros da Zona Norte de Londres e se refere a um processo no qual investimentos que promovem a renovação de um bairro ou região atraem frequentadores e moradores de classes mais altas e provocam a saída de seus habitantes originais, de uma faixa de renda mais baixa.

      Ainda que as mulheres tenham tido papel de agente nesse processo, o estudo ressalta que elas são as principais vítimas da gentrificação, “em decorrência da feminização da pobreza, fenômeno global e onipresente”.

      O conceito de feminização da pobreza corresponde ao aumento absoluto ou relativo da pobreza entre mulheres ou entre famílias chefiadas por mulheres.

(Juliana Domingos de Lima. O papel de mulheres solteiras na gentrificação de Hong Kong. www.nexojornal.com.br, 08.04.2019. Adaptado)

A gentrificação, segundo a definição que se encontra no texto, pode ser definida como um processo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Parte de texto que corrobora com o gabarito:

    Parágrafo 3º - O termo vem do inglês “gentrification”...para descrever mudanças no perfil de bairros... se refere a um processo no qual investimentos que promovem a renovação de um bairro ou região atraem frequentadores e moradores de classes mais altas e provocam a saída de seus habitantes originais, de uma faixa de renda mais baixa.

  • GABARITO: LETRA B

    → O termo vem do inglês “gentrification”, cunhado nos anos 1960 pela socióloga Ruth Glass para descrever mudanças no perfil de bairros da Zona Norte de Londres e se refere a um processo no qual investimentos que promovem a renovação de um bairro ou região atraem frequentadores e moradores de classes mais altas e provocam a saída de seus habitantes originais, de uma faixa de renda mais baixa.

    → segregante é um adjetivo que significa algo que separa, isola, desuni, desmembra, ou seja: membros originais que habitam aquele local SAEM, DESMEMBRAM da comunidade original.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Do ponto de vista crítico, a gentrificação pode ser um formato de  urbana, ao "expulsar" de regiões tradicionais seus moradores. E por uma perspectiva favorável, a gentrificação é entendida como parte da revitalização urbana, fenômeno ligado ao período pós-industrial na sociedade ocidental.

  • NUNCA NEM VI!

  • entendi justamente o contrário que ele incluía, porém, a consequência desse processo era a segregação..

  • Segregação é uma espécie de exclusão.Ato ou efeito de afastamento.

  • Essa questão dava para fazer por eliminação das alternativas !

  • "O termo vem do inglês “gentrification”,(...) e se refere a um processo no qual investimentos que promovem a renovação de um bairro ou região atraem frequentadores e moradores de classes mais altas e provocam a saída de seus habitantes originais, de uma faixa de renda mais baixa."

    GABARITO B, SEGREGANTE

  • GABARITO: LETRA B

    ? O termo vem do inglês ?gentrification?, cunhado nos anos 1960 pela socióloga Ruth Glass para descrever mudanças no perfil de bairros da Zona Norte de Londres e se refere a um processo no qual investimentos que promovem a renovação de um bairro ou região atraem frequentadores e moradores de classes mais altas e provocam a saída de seus habitantes originais, de uma faixa de renda mais baixa.

    ? segregante é um adjetivo que significa algo que separa, isola, desuni, desmembra, ou seja: membros originais que habitam aquele local SAEM, DESMEMBRAM da comunidade original.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu com certeza tentou. E muito.

  • Gabarito B.

    Inclusivo: que inclui ou pode incluir. que encerra, abrange, compreende.

    Segregante: separar com o objetivo de isolar, de evitar contato; desligar, desunir, desmembrar. Gabarito!

    Homogeneizador: tornar(-se) homogêneo, semelhante a; igualar(-se).

    Democratizante: conduz à democratização. (democracia: governo em que o povo exerce a soberania.)

    Criminoso: aquele que infringiu por ação ou omissão. comete alguma falta, não necessariamente punível.

  • A questão trabalha significação das palavras (sinônimos) dentro do contexto.

    A palavra “gentrificação" é um neologismo, ou seja, essa palavra não existe na língua portuguesa, mas foi criada exclusivamente para esse texto.

    Neologismo = emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não; atribuição de novos sentidos a palavras já existentes na língua; unidade léxica criada por esses processos.

    De acordo com o contexto, a palavra “gentrificação" pode ser definida como um processo segregante, tendo em vista ter ocorrido a entrada de pessoas de classe alta nos bairros da Zona Norte de Londres e a saída dos moradores, de uma faixa de renda mais baixa, provocando uma separação de classes sociais.


    Logo, a alternativa correta é a (B), mas analisemos as outras alternativas.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA Inclusivo, dentro do contexto, seria incluir todas as classes sociais dentro de um mesmo local, o que é oposto ao sentido do texto.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA Homogeneizador significa igualar, o que é oposto ao sentido do texto.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA Democratizante significa conduzir à democratização; colocar-se ao alcance do povo, o que seria oposto ao sentido do texto.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA Criminoso não tem o mesmo sentido de segregação, separação.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)