SóProvas


ID
3054553
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Partido Socialista PSOE, do atual primeiro-ministro Pedro Sánchez, venceu as eleições espanholas de 2019, mas deverá tecer uma coalizão com outros partidos para governar. Outro grupo político, representado pelo partido Vox, também comemorou o resultado da votação porque, depois de 36 anos, 24 parlamentares farão parte do parlamento defendendo posições

                                                                  (https://glo.bo/2V0uOWU. Adaptado)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Crescimento da extrema direita: A grande surpresa das urnas foi o Vox, partido de extrema direita, que obteve, também segundo a boca de urna, cerca de 12% dos votos e fez entre 36 e 38 parlamentares. É a primeira vez, desde a redemocratização da Espanha, que a direita radical se fará presente no Congresso.

    ? https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2019/04/28/interna_mundo,752038/partido-do-primeiro-ministro-pedro-sanchez-psoe-vence-as-eleicoes.shtml

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Comunismo (do latim communis - comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.

    Monarquia é uma forma de governo em que um monarca (tal como um rei ou imperador) exerce a função chefe de Estado e mantém-se em tal cargo até a sua morte ou abdicação. 

    A extrema-direita (também conhecida como ultradireita ou direita radical) refere-se, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, ao mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico. A política de extrema direita envolve frequentemente um foco na tradição, real ou imaginada, em oposição às políticas e costumes que são considerados como reflexo do modernismo.

    Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

    O independentismo, também chamado por vezes separatismo, é um conjunto de ideologias nacionalistas que têm a ver com a reivindicação dos direitos nacionais por parte de um povo sem Estado face a um Estado expansionário maior. Nas aplicações normais em português, muitas vezes o termo separatismo recebe uma denotação pejorativa.

  • não só Espanha como também Itália é de extrema-direita!