SóProvas


ID
3054850
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A evolução da administração pública é um processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado à população, os quais visam suprir alguma deficiência de modelos empregados anteriormente, introduzindo novos conceitos ou mudando conceitos ineficientes e prejudiciais ao aparelho do Estado.


Diante dessa afirmação é correto afirmar que são modelos de administração pública:

Alternativas
Comentários
  • Os modelos de Administração Pública existentes são o Gerencial, Patrimonialista e Burocrático. Gab. A

    O Brasil tenta a muitos anos implantar de forma geral o sistema gerencial de administração pública, só que sem eficácia em seus esforços.

  • Gabarito A

    Patrimonialismo:

    Marcado pelas vontades do Imperador

    Nepotismo e corrupção

    Patrimônio público e particular se confundem.

    Burocrático:

    Criação do DASP

    Buscava formalidade, impessoalidade e profissionalização

    Tinha como defeito o engessamento, pouca eficiência e controle excessivo

    Gerencial:

    Descentralização e foco no cidadão

    Entrada do Decreto Lei 200

    O foco era tornar o Estado mais moderno

  • A Administração Pública evoluiu por meio de três modelos básicos:Patrimonialista, Burocrática e Gerencial.

    gab:A

  • 3 Modelos de Gestão Pública: Patrimonialismo - Burocracia - Gerencial

    2 Reformas Administrativas: Burocrática - Gerencial

  • Gerencial, Patrimonialista e Burocrático

  • LETRA A

  • A alternativa em análise nos questiona basicamente sobre os modelos de Administração Pública.


    Assim, precisamos apresentar os modelos patrimonialista, burocrático e gerencial. No Modelo Patrimonialista o Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A “res publica" não é diferenciada das “res principis". Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração. Por outro lado, o Modelo Burocrático foi adotado para substituir a administração patrimonialista. Na Administração Pública Burocrática existia a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por fim, o Modelo Gerencial surge com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, em 1995. O Estado deixa de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social pela via da produção de bens e serviços para se adequar a uma nova função de Estado Gerencial. Esse Estado parte do princípio de que é necessário o controle dos resultados por meio de indicadores de desempenho e do acompanhamento do alcance das metas, o que possibilita a descentralização de funções e o incentivo à criatividade e à inovação.


    Em face do exposto, a alternativa correta é a letra “A".



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • GAB A

    Modelos de Gestão Pública:

    1. PATRIMONIALISTA: confusão entre o público e o privado, ou seja, nesse período usavam-se os bens públicos para fins de interesses pessoais, poder ilimitado do governante, alto índice de nepotismo, ou seja, o cargo era hereditário.
    2. BUROCRÁTICO: separação do público do privado separa as pessoas do cargo (impessoalidade, meritocracia, profissionalização, hierarquia funcional, atribuições definidos em lei, baixo nepotismo).
    3. GERENCIAL: contraposição à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional (legalidade, profissionalismo, recompensa por desempenho).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS