SóProvas


ID
3058117
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Estação de águas


      Esta poética designação – estação de águas – nada tem a ver, como eu imaginava quando menino, com alguma estação de trem onde chovesse muito e tudo se inundasse. Em criança a gente tende a entender tudo meio que literalmente. “Estação de águas”, soube depois, indica aqui a época, a temporada ou mesmo a estância em que as pessoas se dispõem a um lazer imperturbado ou a algum tratamento de saúde baseado nas específicas qualidades medicinais das águas de uma região. Água para se beber ou para se banhar, conforme o caso. Tais estâncias associam-se, por isso mesmo, a lugares atrativos, ao turismo de quem procura, além de melhor saúde, a tranquilidade e o repouso que via de regra elas oferecem a quem as visita ou nelas se hospeda.

      Em meio ao turbilhão da vida moderna ainda se encontra nessas paragens um oásis de sossego e descompromisso com o tempo. O desafio pode estar, justamente, em saber o que fazer com um longo dia de ócio, em despovoar a cabeça das imagens tumultuosas trazidas da cidade grande. Nessas pequenas estâncias, o relógio da matriz opera num ritmo lerdo e preguiçoso, em apoio à calmaria daquele mundo instituído para que nada de grave ou agitado aconteça. Os visitantes velhinhos dormitam no banco da praça, as velhinhas vão atrás de algum artesanato, os jovens se entediam, os turistas adultos se dividem entre absorver a paz reinante e planejar as tarefas da volta.

      Não se sabe quanto tempo ainda durará essa rara oportunidade de paz. As informações do mundo de hoje circulam o tempo todo pelos nervosos celulares, a velocidade da vida digital é implacável e não tolera espaços de vazio ou tempos vazios. Mas enquanto não morrer de todo o interesse de se cultuar a vida interior, experiência possível nessas estâncias sossegadas, não convém desprezar a sensação acolhedora de pertencer a um mundo sem pressa.

                                                                                 (Péricles Moura e Silva, inédito) 

É plenamente adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) É possível que os atropelos das grandes cidades um dia chegarão a impedir que as estâncias continuariam na mesma paz. → que elas CONTINUASSEM.

    B) Caso alguém imagine que todos amam a paz das cidadezinhas estaria enganado: sempre há os que a desprezassem. → caso alguém IMAGINASSE.

    C) Poucos haverão de crer que ainda se resista nas pequenas cidades ao uso descontrolado das mídias eletrônicas. → correto, temos o verbo "haver" fazendo parte de uma locução verbal, sendo pessoal, logo a conjugação está correta.

    D) Se lhes parecesse possível, muitos habitantes das metrópoles cogitarão de se transferir para alguma cidadezinha interiorana. → eles COGITARIAM.

    E) A menos que ocorresse alguma hecatombe, nada alterará o ritmo de vida que predomine naquela cidadezinha. → nada ALTERARIA, que PREDOMINASSE.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • As correlações mais abordadas em provas de concurso públicos são estas:

    --> Presente do indicativo + presente do subjuntivo

    Não é certo que você assedie as pessoas assim.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    --> Pretérito perfeito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo

    Esperei durante horas que você me ligasse

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    --> Futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo

    Quando os governantes resolverem ser honestos, serei o primeiro a elevá-los.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

    --> Pretérito imperfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo

    Se fôssemos pessoas perfeitas, cometeríamos atos falhos?

    Fonte: A gramática para concursos públicos - Fernando Pestana

  • 1) Num primeiro aspecto, conforme reconhece o leitor, o verbo haver, quando significa existir, é impessoal (não tem sujeito), razão pela qual fica sempre no singular: a) "Houve um aluno interessado..."; b) "Houve vários alunos interessados..."

    2) Em outros sentidos, porém, como quando quer dizer comportar-se, tal verbo é pessoal e normalmente conjugado. Ex.: "Os causídicos não se houveram com correção na defesa de seus clientes".

  • gabarito c

    resolução:

    https://youtu.be/8zPiRulx8EI?t=1517

    fonte: Curso Hora da Verdade TJ MA: Aula de Português - Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • Prof. Fabiana maravilhosaaaaaa, que aula!!

  • COMENTÁRIO DO ARTHUR, LETRA "A", ESTÁ ERRADO!

    É possível que os atropelos das grandes cidades um dia chegarão a impedir que as estâncias continuariam (CONTINUEM) na mesma paz.

    NÃO É CONTINUASSEM (PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO) UMA VEZ QUE NÃO EXISTE QUALQUER RELAÇÃO DESSE TEMPO, COM A PALAVRA CHEGARÃO (FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO).

  • Nem sempre vai acertar, mas se souber que a FCC ama a colocação SSE+ RIA, vc acerta muitas questões dessa. No meu caso, tenho dificuldade com esse assunto, então procuro ser bem objetivo ao invés de me matar de decorar essa bagaça kkkk

  • A - É possível que os atropelos das grandes cidades um dia chegarão a impedir que as estâncias continuariam na mesma paz.

    ERRO = PRESENTE E FUTURO NÃO SE CORRELACIONAM COM PRETÉRITO

    _______________

    B - Caso alguém imagine que todos amam a paz das cidadezinhas estaria enganado: sempre os que a desprezassem.

    ERRO = PRESENTE NÃO SE CORRELACIONA COM PRETÉRITO

    _______________

    C - Poucos haverão de crer que ainda se resista nas pequenas cidades ao uso descontrolado das mídias eletrônicas.

    CERTO = PRESENTE SE CORRELACIONA COM FUTURO

    _______________

    D - Se lhes parecesse possível, muitos habitantes das metrópoles cogitarão de se transferir para alguma cidadezinha interiorana.

    ERRO = FUTURO NÃO SE CORRELACIONA COM PRETÉRITO

    _______________

    E - A menos que ocorresse alguma hecatombe, nada alterará o ritmo de vida que predomine naquela cidadezinha.

    ERRO = FUTURO NÃO SE CORRELACIONA COM PRETÉRITO