SóProvas


ID
3058675
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Quando se vislumbra a possibilidade de apresentar ideias centrais acerca de autores e obras, considerados clássicos da sociologia mundial, a saber: Comte, Durkheim, Max Weber e Karl Marx, o questionamento que segue é: qual a contribuição dos mesmos à sociologia? Sobre os autores destacados avalie as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Comte é saudado como o “fundador da sociologia”, sendo creditado a ele a invenção da palavra (sociologia).

II - Émile Durkheim autor de obras como “Da divisão do trabalho social”; “Regras do método sociológico”; “O suicídio’ e ‘As formas elementares de vida religiosa”, implementou procedimentos científicos que conferiram à sociologia uma discussão metodológica mais adequada e producente.

III - O sociólogo Max Weber, autor de obras paradigmáticas como “Ciência e Política: duas vocações”, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, dentre outras, estabeleceu uma identidade própria à sociologia nascente com uma preocupação maior com a diferença e particularidades culturais e sociais.

IV - Karl Marx deixou-nos um extenso legado sociológico. Autor de dezenas de obras como “O manifesto comunista”; “Ideologia alemã”; “O capital”, entre outras, foi um dos primeiros pensadores a compreender sociologicamente a força humana como mercadoria.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Comte sunhou "sociologia" depois que não pode utilizar o primeiro termo por ele pensado, "física social", o que evidencia o cenário científico de sua época que via nas matemáticas e fórmulas a essência "verdadeira" do que se considera ciência. Durkheim conseguiu formatar o pensamento sociológico a essa metodologia estabelecendo regras e objetivos para os sociólogos.
    Foi Durkheim que institucionalizou a sociologia enquanto uma matéria autônoma. Durkheim "venceu" uma disputa com Gabriel Tarde, sociólogo francês contemporâneo a Durkheim que concebia a sociedade fora de fórmulas e métodos engessados, mas como uma dinâmica viva e múltiplas.
    Max Weber foi capaz de oferecer à sociologia métodos analíticos até então inexistente. Com a ética protestante, por exemplo, refutou Marx ao mostrar que não apenas o mundo econômico influenciava o universo religioso e a consciência do homem, como dizia Marx, mas que o caminho contrário também é verdadeiro.
    Marx, seguindo os passos de Adam Smith, compreendeu a análise da sociedade para muito além de meras questões históricas, filosóficas e econômicas, mas em termos de movimento e relações. No caso de Marx, relação entre dominadores e dominados, o motor da História.
    Todas as afirmativas estão corretas. 

    Gabarito do professor: Letra E.
  • O gabarito da questão aponta como correta a alternativa E, qual seja, todas as assertivas estão corretas. Todavia, o item I apresenta um erro.

    Não foi Augusto Comte o "inventor" da palavra sociologia, mas sim o Abade Sieyès (conhecido pelos escritos sobre o poder constituinte originário) que cunhou o hibridismo "sociologia", ainda em 1780.

    Haveria acerto na afirmação se dissesse que Comte empregou o termo no sentido que conhecemos hoje (em substituição a outro termo que ele usou, o de física social). No entanto, ao afirmar que Comte foi o "inventor" da palavra "sociologia", a assertiva passa a estar errada.

    Fonte: https://www.persee.fr/doc/hel_0247-8897_1993_num_8_1_3389

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.