SóProvas


ID
3060700
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Humanoide perde a vez entre robôs

   Discretamente, o Google está reformulando seu ambicioso programa de robótica. Lançado em 2013, o projeto incluía duas equipes especializadas em máquinas que pareciam e se moviam como seres humanos. No entanto, pouco sobrou desse projeto. A proposta agora é de usar robôs mais simples, que possam aprender por si mesmos certas habilidades.
   “O New York Times” foi o primeiro jornal a conhecer parte da tecnologia na qual a companhia vem trabalhando. Embora as máquinas não sejam tão atraentes visualmente quanto os robôs humanoides, os pesquisadores acreditam que a tecnologia sutilmente mais avançada no interior delas tem mais potencial no mundo real. Os robôs aprendem sozinhos habilidades como organizar um conjunto de objetos não familiares ou locomover-se no meio de obstáculos inesperados.
    Muitos acreditam que o aprendizado de máquinas – e não a criação de novos equipamentos extravagantes – será a chave para o desenvolvimento da robótica voltada para manufatura, automação de depósitos de materiais, transporte e outras atividades.
    Numa tarde no novo laboratório, um braço robótico pairava sobre uma lata cheia de bolas de pingue-pongue, cubos de madeira, bananas de plástico e outros objetos escolhidos ao acaso. Em meio a essa confusão, o braço robótico pegou com dois dedos uma banana de plástico e, com um suave movimento de punho, jogou-a numa lata menor que estava a vários centímetros de distância. Foi um feito admirável.
Na primeira vez que viu os objetos, o braço não sabia como pegar uma única peça. Porém, equipado com uma câmera que “olhava” dentro da lata, o sistema aprendeu depois de 14 horas de tentativa e erro.
    O braço mais tarde aprendeu a jogar itens nas latas certas, com 85% de acerto. Quando os pesquisadores tentaram executar a mesma tarefa, a média foi de 80%. Parece uma tarefa muito simples, todavia criar um código de computador para dizer a uma máquina como fazer isso é algo extremamente difícil.
   O braço que joga objetos numa lata não é uma máquina desenhada pelos pesquisadores. Fabricado pela Universal Robots, ele é comumente usado em manufatura e outras atividades. O que o Google está fazendo é treiná-lo para que faça coisas que, de outro modo, ele não faria. “O aprendizado está nos ajudando a superar o desafio de construir robôs de baixo custo”, diz Vikash Kumar, supervisor do projeto.

(Cade Metz. The New York Times. Publicado pelo jornal O Estado de São Paulo em 14.04.2019. Tradução de Roberto Muniz. Adaptado)

Considere as frases elaboradas a partir das ideias do texto.

• A empresa tem um ambicioso programa de robótica e decidiu reformular esse ambicioso programa.

• Alguns robôs lidam com objetos não familiares, e os pesquisadores analisam como organizam esses objetos.


De acordo com o emprego e a colocação dos pronomes estabelecidos pela norma-padrão, os trechos em destaque podem ser substituídos por:

Alternativas
Comentários
  • - A empresa tem um ambicioso programa de robótica e decidiu reformular (VTD) esse ambicioso programa. (reformulá-lo)

    - Alguns robôs lidam com objetos não familiares, e os pesquisadores analisam como organizam (VTD) esses objetos. (os organizam)

    A) reformulá-lo; os organizam

    Os pronomes oblíquos O, A, OS, AS substituem objetos diretos. Com verbos terminados em R, S ou Z, caso do verbo "reformular", descartamos essa última letra e acrescentamos L ao pronome oblíquo.

    B) reformulá-lo; lhes organizam (os pronomes oblíquos “lhe” e “lhes” substituem objetos indiretos, como o verbo é transitivo direto, o correto é substituir por “os”)

    C) o reformular; organizam-lhes (Idem B)

    D) reformular-lhe (Idem B); os organizam

    E) lhe reformular (Idem B); organizam-nos

    “Um passo de cada vez e uma conquista a cada passo!”

  • GABARITO: LETRA A

    → • A empresa tem um ambicioso programa de robótica e decidiu reformular esse ambicioso programa.

    → • Alguns robôs lidam com objetos não familiares, e os pesquisadores analisam como organizam esses objetos.

    o pronome "lhe" equivale a um OBJETO INDIRETO, a um complemento nominal, adjunto adnominal, a depender do contexto, ele não faz papel de um objeto direto, visto que os dois verbos (reformular e organizar) são verbos transitivos diretos (exigem um complemento sem preposição, um objeto direto), o "lhe" não serviria para completar nenhum dos dois verbos (eliminamos todas alternativas que contêm o "lhe").

    → ficamos com a letra "a" → reformulá-lo (verbos terminados em -r,-s,-z fazem essas letras serem eliminadas e o pronome usado é -lo(s), -la(s)); os organizam (a conjunção "como" está atraindo o pronome, fator de próclise, logo o "os" é um objeto direto).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Obrigado pessoal.

  • GABARITO A

    Verbos terminados em R, S ou Z usam la, lo, las, los.

    Verbos que são transitivos diretos usam O,A, OS, AS.

    Verbos que são transitivos indiretos usam o pronome oblíquo LHE

    Espero te ajudado.

    Bons estudos!!

  • Letra A

    verbos terminados em R, S e Z retira essas letras e substitui por la(s) ou lo(s)

    Reformular ---> reformulá-lo

    verbos terminados em M, acrescenta n

    esperam ---> esperam-na

    verbos terminados em vogal ou ditongo oral, não altera

    chame ----> chame-o

    Utilizados para VTD: o, a , os, as

    Utilizados para VTI: lhe, lhes

  • GABARITO A

    Uma forma simples de resolver essa questão é lembrar:

     

    -LHE só pode ser complemento de verbo transitivo INDIRETO.

    O, A, Os, As só podem ser complemento de verbo transitivo DIRETO.

    BIZU:

    Os pronomes oaosas,

    quando associados às terminações verbais -r, -s, -z,

    passam para a forma: lo, la, los, las.

    ex: refazer + eles = refazê-los

    Logo,

    Experimentar + os sonhos

    = experimentá-los

    - A empresa tem um ambicioso programa de robótica e decidiu reformular (VTD) esse ambicioso programa. (reformulá-lo)

    - Alguns robôs lidam com objetos não familiares, e os pesquisadores analisam como organizam (VTD) esses objetos. (os organizam)

  • Nessa questão é só pensar que o pronome -LHE só pode ser usado para se referir à pessoas, nunca pode usar o -LHE para objetos, coisas, ideias e etc. Com esse raciocínio você vai eliminando todas as alternativas até sobrar apenas uma.

  • Gabarito: A

  • Faça a seguinte pergunta: O verbo organiza pede alguma preposição? Agora, escreva uma oração com o verbo organizar. (Eles organizaram). Pediu preposição? Não. Portanto, não há o que se falar de LHE ou LHES. Verbo transitivo direto.

    Ou ainda, poderia tentar responder da seguinte maneira. Tente escrever assim: (Organizar a eles). Inviável. Não tem como, na Norma Culta, tentar inserir preposição nesse contexto.

    Espero contribuir com alguma coisa.

  • Ambos objeto diretos!

    Abraços e bons estudos!

  • ''Como'' é uma conjunção, logo é um fator atrativo de próclise.

  • organizam algo, verbo não pede preposição

    então é obj direto (o, os, a, as)

  • Considere as frases elaboradas a partir das ideias do texto.

    • A empresa tem um ambicioso programa de robótica e decidiu reformular esse ambicioso programa.

    • Alguns robôs lidam com objetos não familiares, e os pesquisadores analisam como organizam esses objetos.

    De acordo com o emprego e a colocação dos pronomes estabelecidos pela norma-padrão, os trechos em destaque podem ser substituídos por:

    (A) reformulá-lo; os organizam CERTA ( reformular é um VTD e verbos terminados com R,S,Z substituem por L. Organizar é um VTD e a conjunção "como" atrai a próclise)

    (B) reformulá-lo; lhes organizam ERRADA ( organizar se trata de um VTD, por conseguinte não cabe pronome "lhes")

    (C) o reformular; organizam-lhes ERRADA ( Verbos no infinitivo utilizam a ênclise "reformulá-lo ". Organizar se trata de um VTD, por conseguinte não cabe pronome "lhes")

    (D) reformular-lhe; os organizam ERRADA ( reformular se trata de um VTD, por conseguinte não cabe pronome "lhes" )

    (E) lhe reformular; organizam-nos ERRADA ( reformular se trata de um VTD, por conseguinte não cabe pronome "lhes". Organizar é um VTD e a conjunção "como" atrai a próclise)

    GAB. A

  • 10min de explicação...afff

  • Reformular > VTD terminado em R = LO,LA,LOS,LAS

    como organizam esses objetos > COMO = QUE (advérbio de modo) = Palavra Atrativa de Próclise = os organizam .