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ID
3061027
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O RACISMO DA ACADEMIA APAGOU A HISTÓRIA DE DANDARA E LUISA MAHIN


      A escravidão interrompeu a história da África e de seus descendentes, roubando séculos de produção intelectual em troca de trabalho forçado. O Brasil só aboliu a escravidão há menos de 131 anos e é natural ver alguns nomes de heróis afro-brasileiros sendo reconhecidos cada vez mais no Panteão da Pátria, um memorial cívico inaugurado em 1986 para homenagear personalidades brasileiras.

      No “Livro dos heróis e heroínas da pátria”, já constam nomes como Luís Gama, Anita Garibaldi, Zumbi dos Palmares e Heitor Villa-Lobos. Recentemente, o Senado aprovou a inclusão de duas lideranças negras: Dandara, líder quilombola que articulava as estratégias de Palmares ao lado do marido, Zumbi, e Luisa Mahin, considerada uma das maiores lideranças negras contra a escravidão na Bahia do século 19, mãe do abolicionista Luís Gama. Ambas são símbolos da luta feminina contra a escravidão.

      Assim como a maior parte dos personagens negros, o nome dessas duas guerreiras é envolto em polêmica. Historiadores desconectados da realidade negra questionam as fontes que comprovam a existência dessas mulheres porque só há relatos esparsos das suas vidas. Ambas acabaram alvos do desinteresse de historiadores da época, e ainda hoje existe uma dificuldade imensa em recuperar suas biografias por não haver um esforço em catalogar e analisar a tradição oral como fonte historiográfica. A maior parte da vida de Dandara, por exemplo, sobreviveu na forma de lendas, segundo a Fundação Palmares. Não há registros do local onde nasceu, tampouco da sua ascendência africana, tampouco sobraram evidências físicas sobre a Dandara após o ataque a Palmares.

     A mãe de Luís Gama é tratada da mesma maneira pela história. Não existem registros oficiais de suas participações nos levantes baianos. O primeiro documento que descreve Luisa é uma carta de seu filho Luís Gama. Segundo a historiadora Ligia Fonseca Ferreira, “a riqueza de detalhes e o testemunho pessoal atribuem veracidade à narração de Gama, ampliando as possibilidades de aceitação da personagem”. Luisa pertencia à nação nagô-jeje, originária do Golfo do Benin. Era do povo Mahin, daí seu sobrenome. Ela sempre negou o batismo e manteve suas tradições africanas acima das doutrinas cristãs. Sua casa teria sido o quartel general da Revolta dos Malês em 1835.

      A falta desses registros em papel, que nunca seriam obtidos de modo fácil ou que sequer existam, gera um questionamento que, a meu ver, é a face de um preconceito secular na historiografia, tema abordado por Joseph Ki-Zerbo, um dos mais respeitados historiadores africanos. Segundo Ki-Zerbo, os estereótipos raciais criadores de desprezo estão tão profundamente consolidados que corromperam inclusive os próprios conceitos da historiografia.

A inscrição dessas duas mulheres no Panteão da Pátria não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial, um passo em direção à valorização da tradição negra brasileira como uma entidade histórica. Isso contribui para a construção e o fortalecimento da consciência étnica do povo afro-brasileiro. Sem isso, negros e indígenas seguirão à mercê da visão de quem os manteve cativos, exatamente como diz um famoso ditado africano: “Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça seguirão glorificando o caçador.”

SANTOS, Ale. 4 jun. 2019. Disponível em: https://theintercept.com/2019/06/03/dandara-luisa-mahin-historia/. Acesso em: 20 jun. 2019. Adaptado.

Releia: “A inscrição dessas duas mulheres no Panteão da Pátria não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial [...].” As duas orações que compõem esse fragmento apresentam uma relação semântica de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → “A inscrição dessas duas mulheres no Panteão da Pátria não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial [...].”

    → temos uma correlação "não apenas, mas" marcando uma ideia de adição, sendo uma conjunção coordenativa aditiva, duas ideias foram incluídas conjuntamente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Troca o conectivo E por COMO TAMBÉM que fica mais claro perceber o sentido de adição.

    GABARITO. A

  • renato errou

  • Nem errei!

  • ''...Não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial...

    Não é apenas isso,é também aquilo(uma ruptura na historiografia)...Resulta numa adição de fatos.

  • ''...Não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial...

    Não é apenas isso,é também aquilo(uma ruptura na historiografia)...Resulta numa adição de fatos.

  • GAB AAAA

    “A inscrição dessas duas mulheres no Panteão da Pátria não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial [...].”

    IDEIA DE ADIÇÃO

    MAS (TAMBÉM)

  • QUESTÃO OTIMA PARA SEPARAR OS HOMENS DOS MENINOS

  • Nem chorei, só tremi kkkkkkk.

    Questão excelente.

    Os conectivos têm valor de adição: Não apenas isso, mas isso.

  • Não basta apenas decorar as conjunções mas também entender o sentido das orações.

  • Minha contribuição.

    Conjunções coordenativas aditivas => e, nem, não só (somente / apenas)...mas também (como também / mas ainda), etc.

    Ex.: João não só recolheu a mesa, mas ainda lavou a louça.

    Obs.: Conhecer as conjunções é importante, mas entender o contexto em que elas foram empregadas é melhor.

    Abraço!!!

  • Mesmo sabendo que o "mas" também pode unir orações e dar sentido de adição, não vi que o sentido da oração seria pra isso, ou eu não entendi o que que ela quiz dizer
  • COMO saber se o ''MAS'' é aditivo? Sempre que vier junto dos seguintes termos: ''não só'', ''não apenas'', ''não somente''!

    Não só... Mas também...

    Não apenas... Mas (também) ...

    ''...NÃO é APENAS um reconhecimento das figuras históricas, MAS (TAMBÉM) significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial ''

  • GABARITO A

    Decorar conectores é essencial, mas é necessário sempre levar em conta o sentido das frases também

    Nessa questão quem decorou, errou.

    Exemplo: Não nos deixeis cair em tentação mas (e) nos livrai do mal, amém ?!

    bons estudos

  •  “A inscrição dessas duas mulheres no Panteão da Pátria não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial [...].”

    observem o quadro que montei:

    Conjunções coordenadas sindéticas – 3ACE

    ADITIVA

    E,

    Não só, não somente, NÃO APENAS, mas também, mas ainda, nem

    ADVERSATIVA

    Mas

    Porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, NÃO OBSTANTE

    ALTERNATIVA

    Ou

    Ou...ou, ora...ora, quer...quer, já, seja já

    CONCLUSIVA

    Logo

    Pois(posposto ao verbo), portanto, por isso, assim, então

    EXPLICATIVA

    PORQUE

    Pois(anteposto ao verbo), visto que, já que, uma vez que, PORQUANTO

    *"Não apenas", como se observa no quadro acima é aditiva.

  • gabarito A

    Primeira oração = ''não é só isso''

    segunda oração = ''Mas também é aquilo'' (adição de informação)

    Oração coordenada aditiva = conectivos E, MAS, TAMBÉM, COMO, BEM COMO, NEM

  • Assertiva A

    A inscrição dessas duas mulheres no Panteão da Pátria não é apenas um reconhecimento das figuras históricas, mas significa uma pequena ruptura na historiografia com viés colonial

    Mas = expressa o sentido de "E"

  • O uso do "não é apenas" deixa claro que o termo posterior terá função de adicionar características ao ser.

    Gabarito letra A!