-
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
gab:A
-
Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
Shareholder significa acionista, ou seja, é uma pessoa que possui pelo menos uma ação de uma organização ou empresa.
-
SHAREHOLDERS (= ACIONISTAS), E STAKEHOLDERS (= INTERESSADOS EM GERAL).
-
Segundo Steinberg (2003), a governança corporativa se relaciona diretamente com a atitude e a escala de valores humanos. Então, pode-se dizer que praticar boa governança é alinhar os pensamentos dos diversos atores presentes nas organizações (acionistas, controladores e stakeholders).
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/download/3672/2848
-
Gente, a questão está falando que governança corporativa e não pública. Não tem como ser a "b".
-
Gente, vamos entender de uma vez por todas o que é governança corporativa ?
...............
Governança corporativa é um mecanismo de superação de "conflito de interesses" (tb chamados de "conflitos de agência") entre dirigentes ou gestores e os acionistas. Isso acontece porque em toda relação contratual há sempre pelo menos 2 interesses contrapostos. O conflito de agência surge porque o gestor tem acesso privilegiado a informações (da organização que administra, pública ou privada) e liberdade de ação, podendo usar ambas em proveito próprio (por ex. comprar antecipadamente ações da empresa que administra sabendo de antemão que ela apresentará lucro no final do ano, etc).
o mecanismo se baseia em um
conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma organização é dirigida, administrada ou controlada. de modo a superar o conflito de interesses protegendo os acionistas
----
O conceito foi importado pela Administração Pública para lidar com conflitos de interesse entre Agências Reguladorase as prestadoras de serviço público (daí o nome conflito de agência) e de ambos com o consumidor final, e depois ampliado para toda administração pública, onde o cidadão faz o papel de stakeholder (acionista ou dono da coisa pública)
-----
o cerne da governança corporativa é SUPERAR conflitos de interesse protegendo os shareholders sem esquecer os stakeholders. Mas prioriza os acionistas..
a D seria correta se no lugar de stakeholder estivesse shareholder
-
-
Governança Corporativa
Shareholder = Acionista, é a pessoa física ou jurídica, proprietária de ações de um (ou mais) dos tipos de Sociedades Anônimas ou Sociedade em comandita por ações (WIKIPEDIA).
Stakeholder = Parte interessada ou interveniente, refere-se a qualquer pessoa ou entidade que afeta ou é afetada pelas atividades de uma organização (WIKIPEDIA).
Conceito: GC diz respeito a padrões de comportamento que conduzem à eficiência, ao crescimento e ao tratamento dado aos acionistas e a outras partes interessadas, tendo por base princípios definidos pela ética aplicada à gestão de negócios. Claessens; Fan (2000 apud , p.26)
Objetivo: Obtenção de eficiência, crescimento e bom tratamento a acionistas e interessados. (Indefinido)
Qualificação: Consiste em padrões de comportamento baseados em princípios ligados à ética aplicada à gestão. (Mecanismo de relacionamento). Claessens; Fan (2000 apud , p.26)
Gabarito: Letra A
-
Nunca tinha ouvido falar de Shareholder. Vivendo e aprendendo :)
-
Governança Corporativa é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas” (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Existem 2 tópicos inerentes à Governança Corporativa:
1.Conflito de agência – divergência (daí o “conflito”) de interesses entre os gestores da organização e os acionistas (quem gere é “agente”, mas o acionista é o “agente-principal”, daí a “agência”)
2.Assimetria de Informação – diferença de conhecimento entre as partes. Naturalmente, o agente tem mais informações que o agente-principal.
Neles dois, você verifica que a governança gerencia as divergências entre os acionistas (shareholders) e os administradores (1), bem como gerencia também a diferença de conhecimento dos stakeholders (partes interessadas) (2).
GABARITO: Alternativa A) Governança corporativa focaliza os interesses dos shareholders sem negligenciar os interesses e as necessidades dos stakeholders.