SóProvas


ID
3064834
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Adoniel Protássio Pessoa, 32 anos, formado em administração, foi aprovado em concurso público junto ao governo federal. Depois de tomar posse e entrar em exercício, Adoniel estará submetido ao regime da Lei 8.112/90 que assegura que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Art. 3 Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    CORRIGINDO:

    B) Art. 3   Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    C) Art. 5   São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    D) Art. 7   A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    E) Art. 2   Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Gabarito: A

     

    Lei nº 8.112/90

    Art. 3º  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • Letra A

    A) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. CERTO

    B) A posse (cargo público) é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. ERRADO.

    C) A idade mínima (18) de vinte e um (21) anos é requisito básico para investidura em cargo público. ERRADO

    D) A investidura em cargo público ocorrerá com (posse) a entrada em exercício pleno. ERRADO.

    E) servidor é (pessoa legalmente investida em cargo público) qualquer pessoa aprovada em concurso público. ERRADO

  • GABARITO A

    Lei nº 8.112/90

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • LETRA A.

  • GABARITO A

    LEI 8.112/90

    a) Art. 3º, Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    b) Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    c) Art. 5º, V - a idade mínima de dezoito anos é requisito básico para investidura em cargo público.

    d) Art. 7A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    e) Art. 2Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

  • Gabarito: A

    A) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. (Correta)

    B) A posse é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. (definição de cargo público)

    C) A idade mínima de vinte e um (21) anos é requisito básico para investidura em cargo público. (18 anos)

    D)A investidura em cargo público ocorrerá com a entrada em exercício pleno. (ocorrerá com a posse)

    E) servidor é qualquer pessoa aprovada em concurso público. (servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público).

  • A questão exige conhecimento geral da Lei 8112/90. Passamos às alternativas.

    Letra A: correta. É a literalidade do caput do art. 3º, da Lei 8112/90: Art. 3º (...) Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Letra B: incorreta. O cargo público (e não a posse) é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor (art. 3º, da Lei 8112/90). Não se confunde com a posse, que se dá pela assinatura do respectivo termo (art. 13, da Lei 8112/90), em até 30 dias contados da publicação do ato de provimento.

    Letra C: incorreta. A idade mínima de 18 (dezoito) anos (e não 21 – vinte e um) é um dos requisitos básicos para a investidura em cargo público (art. 5º, da Lei 8112/90).

    Letra D: incorreta. A investidura em cargo público ocorrerá com a posse (e não com o exercício pleno). A posse antecede o exercício pleno.

    Letra E: incorreta. Para a Lei 8112/90, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público (art. 2º, da Lei 8112/90), e não “qualquer pessoa aprovada em concurso público”.

    Gabarito: Letra A.

  • Naci com Nível e Aptidão, aos 18 Gozei e Quitei.

    Os requisitos para posse em cargo público são:

    Nacionalidade Brasileira

    Nível de escolaridade exigido para o cargo

    Apitidão física e mental

    Idade mínima de 18 anos

    Gozo dos direitos políticos

    Quitação do serviço militar e obrigações eleitoriais.

  • B) A posse é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    ISSO É O CONCEITO DE CARGO. POSSE É O EFETIVO DESEMPENHO DO CARGO.

    C) A idade mínima de vinte e um (21) anos é requisito básico para investidura em cargo público.

    18 ANOS.

    D) A investidura em cargo público ocorrerá com a entrada em exercício pleno.

    A INVESTIDURA NO CARGO, PREENCHIMENTO É COM A POSSE. ATO BILATERAL, ATO COMPLEXO.

    E) servidor é qualquer pessoa aprovada em concurso público.

    NÃO, SÓ É SERVIDOR QUEM É REGIDO POR UM ESTATUTO, O EMPREGADO PÚBLICO NECESSITA DE PRÉVIA APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO E NÃO É SERVIDOR.

  • " Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão" .

    Obs: Aos brasileiros que NÃO estejam em pleno gozo dos direitos políticos também são acessíveis os cargos públicos?

    Pois a questão, ao meu ver, generalizou bastante nesse quesito.

  • Achei que não fosse a tetra 'A' porque tem cargo público que só pode ser ocupado por brasileiro nato e não por qualquer brasileiro.