SóProvas


ID
3065185
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre Liderança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para a Teoria Y, de Douglas McGregor, as pessoas comuns têm aversão ao trabalho, sendo preguiçosas e indolentes, não têm capacidade criativa e senso de responsabilidade, preferindo ser conduzidas por outros indivíduos.
( ) O líder do tipo autocrático concentra o poder de decisão, dá ordens e exige obediência de seus liderados sob pena de medidas disciplinares e o líder do tipo democrático busca a popularidade, deixando os liderados livres para tomar suas decisões.
( ) A liderança contingencial preconiza que não existe um estilo melhor de liderança, que a adequação depende das circunstâncias em que deve ser aplicada, bem como na habilidade de aplicá-la, ajustando à cada situação.
( ) O modelo de liderança de Fred Fiedler considera um continuum de comportamentos de liderança possível para um gestor, sendo em um dos extremos a liderança centrada no chefe, e, no outro, centrada nos subordinados.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • gab:A

    Continuum de Liderança (Tannenbaum e Schmidt)

    Para criar este modelo, os autores se basearam no pressuposto de que a escolha de um estilo de liderança eficaz está intimamente ligada a três fatores: forças no líder (sua experiência, personalidade e conhecimento); forças nos subordinados (sua responsabilidade, educação e habilidades); e forças na situação (a organização, a complexidade do ambiente e as situações gerais).

  • qual o erro da segunda frase? Dizer que o líder democrático busca popularidade? kk

  • Gab. A

    Felipe, o erro do item 2 está em afirmar que o líder democrático é aquele que permite que os liderados sejam livres para tomar decisões. Esse tipo de líder, na verdade, é um estilo de liderança liberal ou laissez faire, em que o líder não se impõe aos seus liderados e dá total liberdade para que o grupo tome as decisões e divida tarefas. Nesse estilo, não há a participação do líder.

    Já no estilo de liderança democrático os liderados participam das decisões. O líder se propõe a ouvir todos.

  • Felipe Almeida, o erro da afirmativa II: "[...] líder do tipo democrático busca a popularidade, deixando os liderados livres para tomar suas decisões", parte final toda, basicamente. Não é possível afirmar que um líder democrático vise a popularidade. Sem contar que o líder estimula o grupo a participar junto com ele. A partir do momento que o líder deixa os liderados livres para tomar suas decisões, passa a ser um estilo de liderança liberal (conhecido como rédea solta ou laissez-faire).

  • Gabarito: A

  • Sobre as teorias de liderança e motivacionais:

    (F) Isso é o que diz a Teoria “X” de Mcgregor.

    (F) A primeira parte está correta. Já o líder democrático é aquele que participa das decisões e age como um membro da equipe. O líder laissez-faire ou liberal é aquele que dá liberdade total aos subordinados.

    (V) Para as teorias situacionais de liderança (contingenciais) não existe um estilo único de liderança. Tudo vai depender do ambiente naquele momento, ou seja, da situação.

    (F) Fiedler defende que a liderança voltada para tarefas ou pessoas vai depender da situação. E que essa situação deve ser vista sobre três critérios: Relação líder-liderado (confiança, credibilidade); Estruturada Tarefa (grau de estruturação); Poder de posição (posição formal). Nas situações medianas, a liderança funciona melhor se for voltada às pessoas. Nas situações extremas a liderança deve ser voltada para a tarefa.

    Gabarito: Letra "A"

  • ( f) Para a Teoria Y, de Douglas McGregor, as pessoas comuns têm aversão ao trabalho, sendo preguiçosas e indolentes, não têm capacidade criativa e senso de responsabilidade, preferindo ser conduzidas por outros indivíduos.

    A teoria Y diz que as pessoas são esforçadas no trabalho naturalmente, a questão está incorreta, pois se refere ao conceito da teoria X.

    (f ) O líder do tipo autocrático concentra o poder de decisão, dá ordens e exige obediência de seus liderados sob pena de medidas disciplinares (até aqui ok) e o líder do tipo democrático busca a popularidade, deixando os liderados livres para tomar suas decisões.

    Na realidade o lider democrático não deixa os liderados livres como diz a questão, somente inclui os colaboradores em algumas decisões, a questão traz o conceito de lider liberal.

    ( c) A liderança contingencial preconiza que não existe um estilo melhor de liderança, que a adequação depende das circunstâncias em que deve ser aplicada, bem como na habilidade de aplicá-la, ajustando à cada situação.

    Esse tipo de liderança se adequa a situação do momento.

    (f ) O modelo de liderança de Fred Fiedler considera um continuum de comportamentos de liderança possível para um gestor, sendo em um dos extremos a liderança centrada no chefe, e, no outro, centrada nos subordinados.

  • Gabarito A)

    (F) Para a Teoria Y (teoria X) , de Douglas McGregor, as pessoas comuns têm aversão ao trabalho, sendo preguiçosas e indolentes, não têm capacidade criativa e senso de responsabilidade, preferindo ser conduzidas por outros indivíduos.

    (F ) O líder do tipo autocrático (Liberal) concentra o poder de decisão, dá ordens e exige obediência de seus liderados sob pena de medidas disciplinares e o líder do tipo democrático busca a popularidade, deixando os liderados livres para tomar suas decisões.

    (V ) A liderança contingencial preconiza que não existe um estilo melhor de liderança, que a adequação depende das circunstâncias em que deve ser aplicada, bem como na habilidade de aplicá-la, ajustando à cada situação.

    ( F) O modelo de liderança de Fred Fiedler (modelo de Shimith e Tannenbaum) considera um continuum de comportamentos de liderança possível para um gestor, sendo em um dos extremos a liderança centrada no chefe, e, no outro, centrada nos subordinados.

    Insta : @danizinhaconcurseira