Merton, encontraram limitações na obra de Weber, partindo para uma análise crítica da realidade descrita por ele. Para Merton não existe uma organização completamente racional, como proposto por Weber. Até porque, sendo um tipo ideal, tende a ser modificado pelos homens. Merton notou que a burocracia leva também a consequências imprevistas que conduzem a ineficiências e imperfeições, e estas, por sua vez, são enfatizadas e exageradas pelos leigos. A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público. Fonte: Wikipedia.
GAB C
A burocracia surgiu na Europa no início do século XX, tendo como preceito básico a racionalidade técnica para constituir um sistema administrativo baseado na eficiência. Sobre seus modelos, características e disfunções, analise as afirmativas.
I F - O efeito da estabilidade e previsibilidade a partir de regras e os regulamentos e aspectos profissionais constituem disfunções da burocracia.
Previsibilidade do funcionamento = característica Imprevisibilidade do funcionamento = uma das disfunções.
II V - O modelo burocrático de Philip Selznick destaca a questão da delegação de autoridade, que pode gerar uma série de consequências imprevistas.
O modelo burocrático de Selznick Philip Selznick (1919-}, sociólogo e professor na Universidade de Berkeley, na Califórnia, propôs um outro modelo, em que destaca a delegação de autoridade. Selznick pretende mostrar como o emprego da delegação gera uma série de consequências imprevistas. Ele demonstra, também, que essas conseqüências vêm de problemas ligados à manutenção de sistemas altamente interligados, de relações interpessoais.
III V - Originalmente, a burocracia tinha como principais características a divisão do trabalho, a impessoalidade e o compromisso profissional.
Por volta dos anos 1940 ocorreu o surgimento de uma teoria para a administração a qual, originalmente, tinha as seguintes características:
- Racionalidade.
- Regras e padrões.
- Registros escritos.
- Impessoalidade.
- Divisão de trabalho.
- Hierarquia de autoridade.
- Compromisso profissional.
IV F - O modelo burocrático de Robert K. Merton é caracterizado por uma relação simples entre as variáveis “autoridade superior” e “controle do comportamento humano”.
Robert K. Merton denominou as conseqüências imprevistas que levam à ineficiência de disfunções da burocracia, designando, assim, as anomalias de funcionamento do processo de Weber. Essas disfunções, basicamenre, são: "' maior internalização das diretrizes: as normas, os procedimentos e as regras passam a se transformar de 'meios' em 'objetivos'; "' maior despersonalização nos relacionamentos: o caráter impessoal é observado pela ênfase nos cargos, e não nas pessoas que os ocupam; "' hierarquia como base do processo decisorial: as decisões são tomadas por quem ocupa o posto hierárquico mais alto, mesmo que não saiba nada a respeito do problema tratado; "' formalismo e conformidade às rotinas: existe a necessidade de documentar e formalizar as comunicações e a extrema devoção a normas e procedimentos, para garantir que seja feito aquilo que foi determinado.
Fontes:
file:///C:/Users/Usuario-pc/Downloads/Silva,%20Reinaldo%20O%20.%20Teorias%20da%20Administrac%20(CAP%208,9,17).pdf
https://www.passeidireto.com/arquivo/46432593/silva-reinaldo-o-teorias-da-administrac-cap-8-9-17
https://brainly.com.br/tarefa/8965892