SóProvas


ID
3067894
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               A corrida armamentista do consumo


      Imagine uma corrida em que os contendores se afastam cada vez mais do objetivo pelo qual competem. A corrida armamentista tem dinâmica e propriedades conhecidas: um país decide se armar; os países vizinhos sentem-se vulneráveis e decidem fazer o mesmo a fim de não ficarem defasados; sua reação, porém, deflagra uma nova rodada de investimento bélico no primeiro país, o que obriga os demais a seguirem outra vez os seus passos. A escalada armamentista leva os participantes a dedicarem uma parcela crescente de sua renda e trabalho à garantia da segurança externa, mas o resultado é o contrário do pretendido.

      A corrida do consumo tem uma lógica semelhante à da corrida armamentista. Nenhum consumidor é uma ilha: existe uma forte e intrincada interdependência entre os anseios de consumo das pessoas. Aquilo que cada uma delas sente que “precisa” ou “não pode viver sem” depende não só dos seus “reais desejos e necessidades”, mas também, e talvez sobretudo, ao menos nas sociedades mais afluentes, daquilo que os outros ao seu redor possuem. A cada vez que um novo artigo de consumo é introduzido no mercado, o equilíbrio se rompe e o desconforto causado pela percepção da falta impele à ação reativa da compra do bem.

      Em ambas as corridas – a armamentista e a do consumo – a lógica da situação obriga a todos a correrem cada vez mais, como hamsters confinados a esferas rotatórias, para não sair do lugar.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 102-103) 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • B) Satisfaz, do que.

    C) reside, deve concordar com mérito.

    D) Censo: é o do IBGE, o correto seria senso.

    E) parecem, à seus.

  • GABARITO: LETRA A

    A) O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado.

    B) Nada satisfazem mais as pessoas obsecadamente competitivas do que haverem cada vez mais e mais metas a se alcançarem. ===> NADA satisfaz/ OBCECADAMENTE/ HAVER (com sentido de existir é impessoal e o verbo deve manter-se no singular).

    C) Para muitos o mérito das corridas mais competitivas residem no fato de que nunca se chegam aos melhores resultados. ===> O MÉRITO reside/ nunca se CHEGA.

    D) São próprias das competições extremadas as pessoas se envolverem tanto com a disputa que perdem o censo mesmo do limite. ===> ISSO é próprio, além disso o correto é "senso" (aquilo que é sensato); censo (censo de pesquisa).

    E) Por mais que se empenhe na competição os competidores mais fanatisados parece que de fato não tem o desejo de chegar à seus objetivos. ===> OS COMPETIDORES empenhem, parecem, TÊM/ FANATIZADOS/ quem chega, chega A algum lugar, porém o pronome possessivo adjetivo "seus" é masculino e pode ser, facultativamente, acompanhando de artigo definido masculino "os." ===> chega a seus objetivos OU aos seus objetivos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Pessoal,

    Estou com dúvida na alternativa A

    O verbo acredita não pede o complemento EM????

  • FANATISADO COM S???????????????????????????????????????

  • Transitividade do verbo ACREDITAR

    verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo

    Crer, admitir como verdadeiro; aceitar como real; convencer-se da existência de alguma coisa: acredito ser possível amar; não acredito na humanidade; era difícil acreditar.

    verbo transitivo indireto

    Ter confiança; confiar: acreditei no gerente e apliquei meu dinheiro.

    Ter grandes chances de acontecer: acredito no título.

    verbo transitivo direto e transitivo direto predicativo

    Fazer suposições sobre: acredita que ganhará na loteria; acreditam certamente na vitória do Brasil.

    [Por Extensão] Transferir a autoridade para um representante: acreditou o pai para a venda da casa; acreditou o avô como representante para a venda da casa.

    verbo transitivo direto

    Dar credibilidade a; abonar: seu talento acredita as críticas.

    verbo transitivo direto e pronominal

    Ganhar a confiança ou a estima de: o bom caráter acreditou-o; acreditou-se diante da família.

    verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal

    Ser ou estabelecer como credor; colocar uma quantia à disposição.

  • A) Aquelas está com valor substantivo, logo casa com o CUJOS.

  • Alguém poderia explicar melhor esse CUJO com valor de SUBSTANTIVO?

    Seria quando pode colocar o substantivo referente do lado?

    Ex: O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas CORRIDAS cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado.

  • A) "O autor do texto acredita que as corridas mais competitivas são aquelas cujos participantes jamais se satisfazem com algum resultado alcançado."

    "cujos": traz ideia de posse entre o substantivo "participantes" e "corridas mais competitivas"

    Ou seja, a leitura a ser feita é: participantes DAS corridas mais competitivas