SóProvas


ID
3068761
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração Científica, as Teorias Clássica e Neoclássica tiveram muitos de seus princípios baseados na metodologia:

Alternativas
Comentários
  • Um dos principais influenciadores do nosso modelo de desenvolvimento, é o método ou visão cartesiana, que teve como idealizador René Descartes. Seu foco é a ordem, a clareza e a distinção, inspirado no rigor matemático e racionalista

  • GAB: C

  • RENÉ DESCARTES/ Pensamento Cartesiano: ceticismo é o ponto fundamental da teoria, sendo necessário VERIFICAR, ANALISAR, SINTETIZAR E ENUMERAR um problema para chegar a uma resposta.

    ISAAC NEWTON/ Estilo Newtoniano: complementou o pensamento cartesiano ao escrever sobre planetas e satélites. O assunto é tão complexo que Newton observou que partindo do assunto mais simples, conseguiria desenvolver posteriormente o mais complexo com mais precisão, sempre comprovando com verdades.

    WINSLOW TAYLOR/ Administração Científica: metodologia baseava-se na ciência e no estudo de tempo e movimento dos operários e das máquinas, eliminando desperdícios e redução nos custos de produção.

    JOHN MAYNARD KEYNES/ teoria Keynesiana: Estado deve intervir em períodos de crise no Mercado (redução de impostos, juros, empréstimos, etc).

    KARL MARX/ teoria marxista: defenda o surgimento de uma sociedade igualitária, o socialismo.

    MAX WEBER/ teoria weberiana: estudo das empresas através da sociologia e ciências politicas apresentam pontos positivos na ação social das empresas e seu rendimento.

  • O período cartesiano e newtoniano da Administração. Foi a criação das bases teóricas da Administração iniciada por Taylor e Fayol envolvendo principalmente a Administração científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica. A influência predominante foi a física tradicional de Isaac Newton e a metodologia cientifica de René Descartes. 

    Fonte: livro do google books

    PÁGINA 560 CHIAVENATO.

  • RENÉ DESCARTES/ Pensamento Cartesianoceticismo é o ponto fundamental da teoria, sendo necessário VERIFICAR, ANALISAR, SINTETIZAR E ENUMERAR um problema para chegar a uma resposta.

    ISAAC NEWTON/ Estilo Newtoniano: complementou o pensamento cartesiano ao escrever sobre planetas e satélites. O assunto é tão complexo que Newton observou que partindo do assunto mais simples, conseguiria desenvolver posteriormente o mais complexo com mais precisão, sempre comprovando com verdades.

    WINSLOW TAYLOR/ Administração Científica: metodologia baseava-se na ciência e no estudo de tempo e movimento dos operários e das máquinas, eliminando desperdícios e redução nos custos de produção.

    JOHN MAYNARD KEYNES/ teoria Keynesiana: Estado deve intervir em períodos de crise no Mercado (redução de impostos, juros, empréstimos, etc).

    KARL MARX/ teoria marxista: defenda o surgimento de uma sociedade igualitária, o socialismo.

    MAX WEBER/ teoria weberiana: estudo das empresas através da sociologia e ciências politicas apresentam pontos positivos na ação social das empresas e seu rendimento.

  • Letra C

    A teoria administrativa passou por três períodos em sua trajetória:

    1. O período cartesiano e newtoniano da Administração. Foi a criação das bases teóricas da Administração iniciada por Taylor e Fayol envolvendo principalmente a Administração Científica, a Teoria Clássica e a Neoclássica. A influência predominante foi a física tradicional de Isaac Newton e a metodologia científica de René Descartes.

    2. O período sistêmico da Administração.

    3. O período atual da Administração.

    Chiavenato, 2003. p.560

  • A questão quer saber qual das metodologias citadas nas alternativas teve influência nas teorias da ABORDAGEM CLÁSSICA.

    De acordo com Chiavenato (2014, pág 58) "O ponto de partida de Taylor foi a aplicação dos princípios da tecnologia de sua época ao trabalho manual. Procurou aplicar às operações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam às operações das máquinas no século XIX. Para tanto, ele identificava o trabalho a ser feito, decompunha-o em suas operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação e, finalmente, reunia as operações na sequência que permitia realizá-lo mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos. O método cartesiano está na base desse raciocínio. Tudo isso parece hoje comum, mas foi a primeira vez que se deu atenção ao trabalho manual. Ao longo de toda a história da humanidade, o trabalho sempre foi considerado um ato natural e consumado".

    O QUE É O MÉTODO CARTESIANO?

    "É o método científico de Descartes baseado em quatro princípios: dúvida sistemática, análise ou decomposição, síntese ou composição e enumeração ou verificação. Influenciou poderosamente a maneira de abordar e solucionar os problemas científicos".

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C