SóProvas


ID
3069790
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir dos anos 1980, o Serviço Social adota tendências históricas e teórico-metodológicas pautadas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? É, sobretudo com Iamamoto (1982) no início dos anos 80 que a teoria social de Marx inicia sua efetiva interlocução com a profissão. Como matriz teórico metodológica esta teoria apreende o ser social a partir de mediações. Ou seja, parte da posição de que a natureza relacional do ser social não é percebida em sua imediaticidade. "Isso porque, a estrutura de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que põe o ser social como ser de relações, no mesmo instante e pelo mesmo processo, oculta a natureza dessas relações ao observador" (NETTO, 1995) Ou seja, as relações sociais são sempre mediatizadas por situações, instituições que ao mesmo tempo revelam/ocultam as relações sociais imediatas. Por isso nesta matriz o ponto de partida é aceitar fatos, dados como indicadores, como sinais, mas não como fundamentos últimos do horizonte analítico. Trata?se, portanto de um conhecimento que não é manipulador e que apreende dialeticamente a realidade em seu movimento contraditório. Movimento no qual e através do qual se engendram, como totalidade, as relações sociais que configuram a sociedade capitalista.

    ? Fonte: http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Gabarito: A

    A - na inspiração marxista, tendo como pressuposto que as relações sociais são sempre mediatizadas por situações e instituições que, ao mesmo tempo, revelam/ocultam as relações sociais imediatas - correta

    B - na inspiração marxista, mas mediadas por categorias fenomenológicas e estruturalistas que revelam a realidade a partir do olhar do pesquisador, adotando técnicas de construção a partir das partes. Errado

    A teoria marxista não conversa com a fenomenologia, nem com o estruturalismo

    C - na construção do conhecimento que restringe a leitura da sociedade aos modelos pré-existentes, em que se mesclam as tendências conservadoras e modernizadoras, buscadas nos estudos iniciados na América Latina. Errado.

    As tendências conservadoras e modernizadoras influenciaram a profissão entre a década de 40 e 60.

    D - em um conjunto de referenciais não hegemônicos, mas com a preocupação de definir categorias analíticas com leitura estática da sociedade, cuja realidade tem dificuldade de expressar suas contradições. Errado

    A partir da década de 80 há uma influência hegemônica da teoria social marxista, que não tem uma leitura estática da sociedade, mas uma leitura de uma sociedade em movimento, apresentando todas suas contradições.

    E - na perspectiva pluralista, mesclando, sem hegemonia, o marxismo althusseriano e a fenomenologia. Os anos 80, em que se deu a adoção dessa tendência, constituíram um período com pouco debate sobre os novos rumos.

    Responder. Errado.

    Nesse período há uma hegemonia do pensamento marxista e também se percebe um intenso debate sobre os novos rumos da profissão.

    FONTE: Serviço Social/ p concursos - comentários da Profª. Nilza Ciciliati do Estratégia concursos.