SóProvas


ID
3070369
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Amazônia, berço de civilizações? Se a expressão soa estranha aos seus ouvidos, é porque as descobertas recentes sobre o passado da maior floresta tropical do mundo ainda não tinham sido reunidas num conjunto coerente.

      Um grupo de pesquisadores brasileiros e americanos fez exatamente isso e concluiu que, antes de Cabral, a região amazônica já estava fortemente "domesticada", e não intocada, como muita gente acredita.

      As conclusões da equipe, liderada por Charles Clement, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus) estão em artigo na revista científica britânica Proceedings B. Os dados mais recentes apontam, segundo eles, que mais de 80 espécies de plantas selvagens foram transformadas em cultivos agrícolas pelos povos nativos da Amazônia. As mais conhecidas são o cacau, a batata-doce, a mandioca, o tabaco e o abacaxi, além das que ainda são tipicamente amazônicas, como o açaí e o cupuaçu.

      A impressionante lista de lavouras "inventadas" pelos indígenas conta só parte da história, porém. Os habitantes originais da região parecem ter domesticado, em certo sentido, até as florestas aparentemente não habitadas por seres humanos.

      Isso acontece porque esses povos manejavam a distribuição natural de espécies da mata, favorecendo a predominância de espécies que eram úteis para eles, como as castanheiras que produzem a castanha-do-pará.

      Ao longo do tempo, além das plantações propriamente ditas, eles passaram a ficar cercados por "florestas antropogênicas" (ou seja, geradas em grande medida pela ação humana) que facilitavam um bocado sua vida.

(Adaptado de: LOPES, Reinaldo José. Disponível em: http://www1.folha.uol.com. br/ ciencia

No segmento ...e não intocada, como muita gente acredita (2° parágrafo), o termo em negrito exerce a mesma função sintática que o termo sublinhado em: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → ..e não intocada, como muita gente acredita (2° parágrafo) → temos o sujeito, quem acredita? Muita gente acredita; é o que procuramos:

    A) ...eles passaram a ficar cercados por "florestas antropogênicas"... (último parágrafo) → temos uma voz passiva analítica e o termo em destaque é o agente da voz passiva.

    B) ...conta só parte da história, porém. (4° parágrafo) → conta alguma coisa (parte da história), temos um objeto direto.

    C) ...como as castanheiras que produzem a castanha-do-pará. (5° parágrafo) → não vejo função sintática nesse termo.

    D) ...a região amazônica já estava fortemente "domesticada"... (2o parágrafo) → o quê estava fortemente domesticada? A região amazônica (temos o nosso sujeito e a nossa resposta).

    E) ...plantas selvagens foram transformadas em cultivos agrícolas... (3° parágrafo) → temos o predicativo do sujeito, representa uma característica atribuída ao sujeito.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • qual a função sintática de "as castanheiras"? Tem de ter alguma. A meu ver, é sujeito do verbo "produzir", ou seja, a letra c também está correta.

  • Pela minha humilde percepção, concordo com o Ravi..

  • A letra C ??? Quem produz as castanhas ?

  • Explicando a letra C

    "Isso acontece porque esses povos manejavam a distribuição natural de espécies da mata, favorecendo a predominância de espécies que eram úteis para eles, como as castanheiras que produzem a castanha-do-pará."  (5° parágrafo) 

    como as castanheiras - aposto exemplificativo

    que - sujeito da oração (substituindo o termo antecedente - as castanheiras)

  • Fui na D, mas ainda tenho dúvida se essa C tbm não está certa

    GABARITO: LETRA D

    → ..e não intocada, como muita gente acredita (2° parágrafo) → temos o sujeito, quem acredita? Muita gente acredita; é o que procuramos:

    A) ...eles passaram a ficar cercados por "florestas antropogênicas"... (último parágrafo) → temos uma voz passiva analítica e o termo em destaque é o agente da voz passiva.

    B) ...conta só parte da história, porém. (4° parágrafo) → conta alguma coisa (parte da história), temos um objeto direto.

    C) ...como as castanheiras que produzem a castanha-do-pará. (5° parágrafo) → não vejo função sintática nesse termo.

    D) ...a região amazônica já estava fortemente "domesticada"... (2o parágrafo) → o quê estava fortemente domesticada? A região amazônica (temos o nosso sujeito e a nossa resposta).

    E) ...plantas selvagens foram transformadas em cultivos agrícolas... (3° parágrafo) → temos o predicativo do sujeito, representa uma característica atribuída ao sujeito.

  • Concordo com a Graziela. Não marquei a C, porque o "QUE" é o sujeito, por isso a flexão do verbo "produzir".

  • Marcus Vinicius de Matos, pare de copiar comentários dos outros.

  • Qual o erro da Letra C?