SóProvas


ID
3070381
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Gente para todo lado


      O processo de progressiva domesticação da mata amazônica teria ganhado impulso a partir de uns quatro mil anos atrás e, com o tempo, encheu a região com uma população respeitável.

      Os pesquisadores calculam que a Amazônia pré-cabralina teria abrigado ao menos 8 milhões de habitantes, um número que só seria alcançado pelo Brasil "branco" (somando os moradores de todas as regiões do país) no fim do século 19, segundo dados do IBGE.

      A presença de toda essa gente está sinalizada por indícios arqueológicos espalhados de leste a oeste e de norte a sul do território amazônico. Perto da fronteira com o cerrado, a região do Xingu guarda restos de amplas estradas, diques e paliçadas defensivas e manejo intensivo dos rios para a captura de peixes em larga escala.

      Para gerações mais antigas de arqueólogos, tudo isso teria sido considerado impossível, por uma razão simples: o solo amazônico seria pobre demais para garantir a produção agrícola indispensável ao sustento de uma população densa. As descobertas mais recentes têm mostrado que esse cenário é simplista, diz Wenceslau Teixeira, pesquisador da Embrapa Solos e coautor da pesquisa.

      "Um dos grandes problemas da agricultura tropical é a falta de uma reserva de nutrientes no solo. Chove muito e esses nutrientes são lavados, os efeitos da adubação não duram. Acontece que os caras [antigos habitantes da Amazônia] conseguiram criar um solo fértil nesse ambiente", resume Teixeira.

                                                                                                     (Adaptado de: Idem, ibidem)

Em ...diques e paliçadas defensivas e manejo intensivo dos rios para a captura de peixes em larga escala. (3° parágrafo), o segmento sublinhado expressa, em relação à primeira parte da frase, uma

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → ...diques e paliçadas defensivas e manejo intensivo dos rios para a captura de peixes em larga escala

    → temos a preposição "para" expressando valor de objetivo, finalidade, fim;

    → Conforme professor Pestana:  A palavra PARA nunca será conjunção, nunca! É uma preposição, a conjunção será o "para que".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Qual o objetivo dos diques e paliçadas defensivas e manejo intensivo dos rios? A captura,logo finalidade!

  • GAB C

    FINALIDADE

    PARA

  • obrigado PARA