-
GABARITO: LETRA C
→ ... energia que alimenta os ventos e tempestades. (3° parágrafo) → temos o pronome relativo "que" retomando o substantivo "energia", sendo o sujeito do verbo alimentar; quem alimenta, alimenta algo (verbo transitivo direto, complemento sem preposição → os ventos e tempestades), é o que procuramos:
A) região onde moram 22 milhões de pessoas → temos um verbo intransitivo, quem mora, mora (não exige complemento verbal), o termo que vier será adjunto adverbial de lugar.
B) sobrevêm os riscos de piora com o aquecimento global → temos um verbo transitivo indireto (complemento preposicionado, sobrevêm COM algo), sendo que o sujeito está posposto ao verbo, na ordem direta: Os riscos sobrevêm com o aquecimento global.
C) Em primeiro lugar, há o problema da distribuição → nossa resposta, temos o verbo "haver" com sentido de "existir", o qual é um verbo impessoal e transitivo direto, o termo em verde é o objeto direto do verbo.
D) o Brasil é um país rico nesse insumo → temos o verbo "ser" marcando um verbo de ligação, o termo em verde é o predicativo do sujeito.
E) Aumenta, assim, a temperatura das massas de ar → o sujeito está posposto ao verbo, a temperatura aumenta (ordem direta, sendo o verbo "aumentar" intransitivo, não exige qualquer complemento verbal).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
-
Na letra c "O problema da Distribuição" não seria o sujeito? Se eu mudar a ordem direta não consigo identificar esse segmento como sujeito?
-
Olá, Fredson. Como o Arthur já expôs, o verbo haver com sentido de existir é impessoal e não flexiona, portanto, não admite sujeito. "O problema da distribuição" é seu objeto direto.
Do contrário, se a frase fosse: "Em primeiro lugar, existe o problema da distribuição", sua afirmação estaria válida sobre ser o sujeito.
-
Oração sem sujeito:
Verbo haver: com sentido de existência, acontecimento ou realização.
Verbos haver, fazer e ir: tempo decorrido.
Ou que indicam fenômenos da natureza
-
Gabarito C
Nossa! Que delícia de questão.
Obrigado Fundação Carlos Chargas.
A aprovação estar logo ali.
Vão para o comentário de Arthur Carvalho.
O garoto sabe muito!
-
Ainda estou pensando que o sujeito posposto é O.D, não posso cair nessa.
-
aumentar é intransitivo, vlw!!!
-
A)
região onde moram 22 milhões de pessoas (Colocando a oração na forma direta > 22 milhões de pessoas moram na região, encontramos o verbo “ morar” fazemos a pergunta antes dele “quem é que mora na região?” e acharmos o sujeito “22 milhões de pessoas”, agora fazemos a pergunta depois do verbo “ moram onde?” e obtemos como resposta o adjunto adverbial de lugar “na região”. Item errado, pois o verbo é um verbo intransitivo.
B) sobrevêm os riscos de piora com o aquecimento global (Colocando a oração na forma direta > Os riscos de piora sobrevêm com o aquecimento global, encontramos o verbo “sobrevêm” fazemos a pergunta antes dele “o que é que sobrevêm?” e obtemos a resposta “Os riscos”=Núcleo do sujeito( o termo “de piora” está exercendo a função de complemento nominal do substantivo abstrato “riscos”) depois do verbo “sobrevêm” fazemos a pergunta com preposição “sobrevêm com que?” e temos a resposta com preposição “ com o aquecimento global” -- logo temos um verbo transitivo indireto e uma resposta> objeto indireto, portanto item errado.
C) Em primeiro lugar, há o problema da distribuição (Temos um verbo haver no sentido de existir, portando já é evidenciado que o sujeito é inexistente. Já que encontramos o verbo, então fazemos a pergunta depois dele “o que é que existe?” (Note que a pergunta é sem preposição, então temos um verbo transitivo direto) e temos a resposta “o problema” (que é o objeto direto). A expressão “da distribuição” completa o sentido do substantivo abstrato “problema”, portanto recebe o nome de complemento nominal” e a outra expressão “em primeiro lugar” é uma locução adverbial = primeiramente. Item correto ,pois possui o mesmo tipo de complemento.
D) o Brasil é um país rico nesse insumo ( Encontramos o verbo “ser” representado pelo “é”, logo é um verbo que indica estado = verbo de ligação, fazemos a pergunta antes do verbo para acharmos o sujeito “qual pais é rico?” e temos o sujeito como resposta ”o Brasil”, então se o verbo é de ligação então o resto “um país rico nesse insumo” vai ser o predicativo do sujeito. Item incorreto, pois não tem complemento verbal, e sim predicativo do sujeito.
E) Aumenta, assim, a temperatura das massas de ar (Colocando a oração na sua forma direta --“Assim, a temperatura das massas de ar aumenta” > Vamos encontrar o verbo “aumentar” (verbo intransitivo, pois não precisa de complemento, se caso tivesse um complemento o mesmo seria circunstancial) e fazer a perguntas antes dele para acharmos o sujeito “o que é que aumenta?” resposta “a temperatura das massas de ar”. Item errado, porque o verbo não tem complemento, pois ele é intransitivo.
FOCO, FÉ E AÇÃO!
-
... energia que alimenta os ventos e tempestades. (3° parágrafo) (Encontramos o verbo alimentar fazemos a pergunta antes dele “quem é que alimenta os ventos e tempestade?” e obtemos a resposta “que” = sujeito (pronome relativo encabeçando uma oração subordinada adjetiva), fazemos a pergunta depois do verbo “alimenta o que?” e percebemos que é um verbo transitivo direto, pois a pergunta é sem preposição, portanto a resposta vai ter que ser sem preposição > “os ventos e tempestades” = objeto direto. Então temos que encontrar nas alternativas um verbo que seja transitivo direto.
No contexto, o verbo da frase acima possui o mesmo tipo de complemento do que se encontra em:
-
Coloquem na cabeça, verbo haver no sentido de existir é VTD.
Ja vi muitas questões assim,e só com isso acerto.
Gab:C
-
O Verbo Haver, tem o complemento e não tem o sujeito, já o verbo existir, tem o sujeito e não tem o complemento.
-
Acredito que muita gente vê o verbo haver em questões desse tipo e já elimina pela condição de estar no sentido de existir: "Há, tá com o sentido de existir, elimina!". Pessoal, o fato de não haver sujeito, não significa que o verbo não tenha o devido complemento. Nesse caso, está como VTD. Gab C
-
Em 28/02/20 às 11:47, você respondeu a opção C.
Você acertou!
Em 12/02/20 às 11:06, você respondeu a opção E.
Você errou!
Em 07/01/20 às 10:38, você respondeu a opção E.
Você errou!
FORÇAAAAAA!!!
-
energia que alimenta os ventos e tempestades. ( Sujeito: energia / alimenta: VTD / os ventos e tempestades: OD)
A) Verbo Intransitivo
B) Verbo Intransitivo ( os riscos de piora: sujeito / com o aquecimento global: adjunto adverbial)
C) Verbo Transitivo Direto ( HAVER = existir é VTD e impessoal, ou seja, oração sem sujeito).
D) Verbo de Ligação
E) Verbo INTRANSITIVO ( A temperatura aumenta / sujeito: a temperatura)
-
A) Verbo intransitivo
B) Verbo intransitivo
C) Objeto direto
D) Verbo de ligação
E) Verbo intransitivo
-
Assertiva C
Em primeiro lugar, há o problema da distribuição
-
No enunciado temos um verbo transitivo direto.
Letra A) o verbo "morar" é intransitivo, logo não é regido por objeto direto.
Letra B) Sobrevêm (verbo transitivo indireto) os riscos de piora com o aquecimento global - temos o sujeito da oração (não temos objeto direto).
Letra C) "há" - verbo haver na 3º do singular - é impessoal - pede objeto o direto - "o problema da distribuição"
Letra D) "é" - verbo "ser" - de ligação.
Letra E) Aumenta (verbo intransitivo), assim, a temperatura da massa de ar - não temos um objeto direto, e sim um sujeito - "a temperatura da massa de ar".
Gabarito letra C!
-
-
Verbo intransitivo características:
Apresenta ação;
Aceita ponto final após o verbo;
Apresenta sentido completo;
Normalmente apresenta adjuntos adverbiais.
fonte:portuguesplay