SóProvas


ID
3071275
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Procurar o quê

  O que a gente procura muito e sempre não é isto nem aquilo. É outra coisa.
  Se me perguntam que coisa é essa, não respondo, porque não é da conta de ninguém o que estou procurando.
  Mesmo que quisesse responder, eu não podia. Não sei o que procuro. Deve ser por isso mesmo que procuro.
  Me chamam de bobo porque vivo olhando aqui e ali, nos ninhos, nos caramujos, nas panelas, nas folhas de bananeiras, nas gretas do muro, nos espaços vazios.
  Até agora não encontrei nada. Ou encontrei coisas que não eram a coisa procurada sem saber, e desejada.
  Meu irmão diz que não tenho mesmo jeito, porque não sinto o prazer dos outros na água do açude, na comida, na manja, e procuro inventar um prazer que ninguém sentiu ainda.
 Ele tem experiência de mato e de cidade, sabe explorar os mundos, as horas. Eu tropeço no possível, e não desisto de fazer a descoberta do que tem dentro da casca do impossível.
 Um dia descubro. Vai ser fácil, existente, de pegar na mão e sentir. Não sei o que é. Não imagino forma, cor, tamanho. Nesse dia vou rir de todos.
 Ou não. A coisa que me espera, não poderei mostrar a ninguém. Há de ser invisível para todo mundo, menos para mim, que de tanto procurar fiquei com merecimento de achar e direito de esconder.
(Carlos Drummond de Andrade)

“Ou não. A coisa que me espera, não poderei mostrar a ninguém. HÁ DE SER INVISÍVEL PARA TODO MUNDO, menos para mim, que de tanto procurar fiquei com merecimento de achar e direito de esconder.”

Quem é o sujeito da oração em destaque?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → “Ou não. A coisa que me espera, não poderei mostrar a ninguém. HÁ DE SER INVISÍVEL PARA TODO MUNDO, menos para mim, que de tanto procurar fiquei com merecimento de achar e direito de esconder.”

    → o mais correto seria sujeito oculto "ela", visto que está na terceira pessoa do singular e o verbo "haver" está com sentido de pessoalidade, mas sabemos que é um sujeito subentendido que retoma o substantivo "coisa", logo chegamos à nossa resposta: o quê há de ser invisível? A COISA.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gab: D

    Fazendo a pergunta ao verbo Haver encontramos a resposta "A coisa".

    O quê HÁ DE SER INVISÍVEL PARA TODO MUNDO? A coisa.

  • Complemento:

    A coisa que me espera, não poderei mostrar a ninguém. HÁ DE SER INVISÍVEL PARA TODO MUNDO,

    1º Perceba que o termo grifado retoma a coisa.

    Por mais que o verbo haver geralmente seja utilizado em sentido de impessoalidade analisando pelo contexto percebe-se que a coisa é explicada pelo termo negritado.

    Equívocos?, Dúvidas? mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Lembrando que nesse caso o verbo haver não é impessoal, pois ele está como auxíliar de uma locução verbal, o verbo principal é o verbo ser.

    Caso o sujeito fosse "as coisas", a locução verbal ficaria "hão de ser". Observe que o verbo auxiliar "há" flexiona-se, já o principal "ser" continua no infinitivo.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • SE NÃO LER O TEXTO ERRA !!!

  • A coisa que me espera

  • O termo destacado retoma a expressão "a coisa". O que vem após o verbo haver não pode ser classificado como sujeito, mas sim, como complemento verbal. A pergunta que/quem feita ao verbo ajuda na análise.

  • Errei ir grande

  • Verbo HAVER, em uma locução verbal, sendo sinônimo do verbo TER, é pessoal.

  • Acredito que a questão se trata de sujeito semântico...de fato o sujeito semântico é "a coisa", mas o sujeito sintático(classificação do sujeito) é oculto.

  • GAB-D

    O que há de ser invisível para todo mundo? A coisa que me espera...

  • Algo será invisível a todos...D