SóProvas


ID
307555
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
TRE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I – A atividade administrativa tem natureza de encargo ou múnus público ao agente que a exerce para com a coletividade.

II – O interesse público e o bem comum da coletividade são os fins a que é voltada a atividade administrativa.

III – Dentre os princípios básicos da atividade administrativa verificamos o da segurança jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Ok, por que a alternativa II está errada? A AP sempre é voltada ao interesse público (primário). Esse é o fim da atividade administrativa. O meio, os processos, podem ser voltados ao interesse do Estado (secundário) - só que jamais podem se afastar do bem comum.

    Detalhe para a péssima redação: bem comum da coletividade.
  • A respeito do item III:

    Lei 9.784/99 
    Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    "Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
    (...)"

  • Também não entendi o erro da "II", pois ela também está correta, o interesse público e o bem

    comum são finalidades da atividade administrativa, diretamente relacionada com o princípio da impessoalidade que está assegurado

    constitucionalmente pelo caput do artigo 37, da CF, e segundo ODETE MEDAUER em sua obra Direito Administrativo

    Moderno 2ª edição pg. 103 afirma “ As atividades destinam-se precipuamente a atender as necessidades e interesses da população;

    fragmentam-se em inúmeras variedades, cada qual com características jurídicas e técnicas próprias.”

    Não foi
    a toa que esta prova foi anulada, foram muitos erros e desordem em vários aspectos. Questão mal formulada.

  • todos os itens estão corretos. O item "d" não exclui o item II. Analisando a questão o examinador capciosamente coloca o adverbio "apenas" na questão B e C. Excluindo, dessa maneira, algum item. Mas a questão "d" não coloca o adverbio "apenas", subentendendo no contexto da questão que o item II não está sendo avaliado se está correto ou incorreto. Logo a questão D não afirma que o item II está correto ou incorreto como acontece na interpretação da C e B. Apenas afirma que o item I e III estão corretos e não diz nada sobre o item II. Por isso entendo que todos os itens são corretos e a resposta de fato é a letra D.
  • Sou obrigado a concordar com o colega acima, a maldade na questão está no português empregado e na falta do "apesar" na questão D.  
  • Nossa, que questão maldosa! Pegadinha! Faz a gente marcar a 'a', pensando que está escrito "Todos os itens estão CORRETOS", quando na verdade, a alternativa 'a' diz: "Todos os itens estão INCORRETOS"

    Se não fosse o colega acima, não teria percebido isso!

  • Natureza e fins da Administração:
    A Natureza da Administração Pública é a de um múnus público para quem a exerce, isto é, a de um encargode defesa, conservação e aprimoramento dos bens, serviços e interesses da coletividade, impondo ao administrador público a obrigação de cumprir fielmente os preceitos do Direito e da Moral administrativa que regem sua atuação, pois tais preceitos é que expressam a vontade do titular dos interesses administrativos - o povo - e condicionam os atos a serem praticados no desempenho do múnus público que lhe é confiado.
      
    Assim poderíamos considerar o ítem I como correto mas não existe alternativa considerando todos os ítens corretos nos obrigando a marcar a alternativa D) como correta .

    Questão maldosa
  • O comentário do colega Bruno Athayde Silva está perfeito.
    O item II está correto.O fato de a questão afirmar que os itens I e III estão corretos, não implica em dizer que o II não está certo também.
    se a letra D fosse assim:Apenas os itens I e III estão corretos, aí sim, a questão estaria errada.

    OBS:notem que o uso do advérbio de exclusão "apenas" , acarretaria erro na alternativa D,pois ficaria entendido que o item II está errado.
  • Ok, por que a dois está errada???? ? ?? ?

    Quem disse que ela está errada???? 

    As três estão corretas!
  • Allan, veja os comentários acima, que você entenderá!
  • Parabéns ao Bruno Athayde Silva!

    Ótimo raciocínio lógico!
  • Ana, eu li os comentários da Q102516, como você pediu, e te digo que foi, justamente por lê-los, que escrevi que todas as questões estão corretas.

    É pelo fato de todas estarem corretas que muitos erraram, assim como errei na primeira vez. A pegadinha está nas respostas.

    Leia os comentários, e em especial a questão, que você entenderá.

    Forte abraço e bons estudos. Allan
  • Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.  
    I  – A  atividade  administrativa  tem  natureza  de  encargo ou múnus  público  ao  agente  que  a  exerce para com a coletividade. (correta)
    II – O interesse público e o bem comum da coletividade são os fins a que é voltada a atividade  administrativa.  (correta)
    III  –  Dentre  os  princípios  básicos  da  atividade  administrativa  verificamos  o  da  segurança  jurídica. (correta)

     a) Todos os itens estão incorretos.   b) Apenas os itens I e II estão corretos. (todos estão corretos)  c) Apenas os itens II e III estão corretos. (não, todos são corretos)  d) Os itens I e III estão corretos. (e o II também está correto,  não está escrito que a alternativa II não é correta, perceba a "bobagem" da pegadinha) Melhor dizendo, I, II e III estão corretos! 
  • Perfeita sua resposta!!! Cléo Malta

    Não conseguia ver o erro da questão, o que na verdade não existia, o problema estava nas respostas!!!!

    Parabéns! obrigado pela ajuda!!

    Rogério Sandes
  • Descoberta do colega Bruno Athayde Silva
    PARABÉNS!
  • Olá,

    Eu penso que a banca não tentou testar o "espírito da interpretação" dos candidatos.

    Esta questão está fundamentada no Capítulo II do livro Direito Administrativo Brasileiro, do Hely Lopes Meirelles, e pelo visto, a banca quis cobrar ípsis lítteris o entendimento do mencionado doutrinador, visto que ele afirma que: "Os fins da Administração Pública resumem-se num único objetivo: o bem comum da coletividade administrada".

    O próprio Hely afirma que o Interesse Público é a finalidade da administração pública quando entendemos a finalidade como um Princípio (o princípio da finalidade também é chamado pelo prof. Hely como princípio da Impessoalidade).

    Então o que vejo, é a banca cobrando exatamente a doutrina do Hely Lopes Meirelles e entendendo o Interesse Público como um princípio (finalidade/impessoalidade), e o bem comum da coletividade como efetivamente o fim que a administração pública visa.

    A banca entendeu o interesse público como um termo mais abrangente do que o fim específico que é o bem comum da coletividade.


    O certo, colegas, é que a linha que separa o interesse público do bem comum da coletividade é bastante tênue, parece-me que um não se afasta do outro, mas a doutrina faz esta distinção.

    Se alguém encontrar algum autor que discorde deste entendimento, nos informe.

    Bons estudos.
  • Interessante seu raciocínio Marco Aurélio, mas fico ainda com a posição do Bruno.

    Sei, por óbvio, que a banca não pediu para interpretar respostas.  Dos trocentos concursos que fiz, nunca vi uma banca pedir isso, mas enfim, sei que não foi pedida a interpretação de respostas. Isso qualquer neófilo tem o dever de saber.

    Entretanto, entendo que a questão II está correta, divergindo de alguns colegas comentaristas filósofos, mas mantenho essa posição até que alguém, que não venha com suposições, mas com teses concretas, nos mostre que ela realmente é incorreta. Não tive tempo de pesquisar e procurar, por isso, pedindo desculpas, essa é minha posição atual.

    Mesmo assim te agradeço muito por ter comentado no meu perfil a resposta da minha dúvida, e se tiver novidades, nos falamos.

    Abçs!

  • Realmente faz sentido o que o colega falou, tanto que na hora de escolher uma eu optei pela D... só tenho dúvidas de que isso avalie alguma coisa, porque achando que a II estava errada o cara ainda acertava a questão se soubesse ou a I ou a III.
  • Finalmente os ânimos estão apaziguados entre esses dois guerreiros bárbaros (Allan Kardec e Alexandre Paladino), cuja rivalidade outrora lascinante, agora parece que se desfez, como brumas ao vento. Realmente o ambiente do QC é bucólico, permeado de pessoas felizes e contentes, como tem que ser.

    Aproveitando o ensejo, eu, que fui perseguido e até ameaçado por um comentarista neste site, também fiz as pazes com o mesmo. Venho, inclusive, divulgar seu mais novo lançamento jurídico: Ratificando o Português, de Carlos Medeiros. Uma boa pedida.

  • Klaus, vc fumou que porra pra estudar neste dia? auehueahueaheauheuea

    Me diga pois vou fazer uso desta substância também!

    Abraço!
  • Caraca velho, esse pessoal quer polemizar... mas não rola não.

    Não tenho nada contra o garoto Alexandre.

    Só porque eu critiquei alguns de seus comentários, desnecessário generalizar. Muitos são até pertinentes!

    Apesar de conhecê-lo mais pelas capas dos polêmicos livros do Doctor House Klaus (vide multi perfil de Klaus Serra), aprendi mais com seus comentários do que desaprendi.

    Forte abraço a todos!
  • Fala sério... essa questão não avalia conhecimento de ninguém...
  • A II tah errada??

    PQ????????

    Banca chinfrin é uma merda...
  • Apenas lendo a questão, eu não percebi a "pegadinha" da banca. Parabéns ao Bruno Athayde Silva! Comentário perfeito!
  • Melhor errar aqui, do que na prova! Mas a banca foi mala... Foi tão supreendente, que fiquei igual a esse cara:
  • Fiquei " de cara" com essa questão!!!! Que maldade, mas é melhor errar aqui do que na prova! Parabéns pelos comentários.
  • Um examinador que cria uma questão destas tem que dormir amarrado no formigueiro. Além de ter que pensar na alternativa certa o cidadão ainda tem que ficar esperto na malandragem chula do examinador! ahh vá....
  • Sério isso? o X da questão está na palavra "apenas"? Fala sério

  • Não dá mesmo pra selecionar questões genéricas, tem que selecionar as questões das bancas mais conceituadas, pra não ficar passando raiva. Que lixo.

  • Definitivamente, o que faz diferença em concurso é a malícia, a atenção. Eu caí igual um patinho nessa questão, mas é melhor agora que na hora da prova.


  • Pegadinha do Capeta!

  • Questão lampirosga!


  • nossa, agora que eu li o incorretos na letra A, maldita leitura automática rs, que Papai do céu nos ajude, em nome de jesus amém!

  • Bom essa e uma questão para vc perder tempo, apenas conhecimento não e suficiente para ser classificado.


  • Hebe me leva!! Essa questão não é de Deus, mas sim do demo.

  • Realmente a palavra apenas complica a questão. Eu errei caro colegas.
  • Isso é putaria por parte da banca, Agente fica procurando erro nas alternativas até viaja na maionese  pra encontrar... para né.

  • Não acredito que o elaborador seja inteligente para trabalha tão maldosamente com advérbios. Acredito que foi cobrança da letra da doutrina. Mas por favor, falem baixo! Algum examinador pode ouvir, pegar essa ideia e ferrar nosso dia de prova.

  • a) Todos os itens estão incorretos. 

    Tenho certeza que tinha lido que todos os itens estavam corretos. Não acredito que errei por causa disso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Caso contrário teria eliminado a hipotese II e marcaria a alternativa D) 

  • Não sei se é direito adm ou rac. Lógico  -_- sem criatividade !

  • ce é loko cachueira!

  • Putz, falta de atenção. A alternativa correta não exclui a assertiva II. Bobeira total.

  • Errei a questão; por ter feito a leitura no automático. Mas confesso que fiquei com dúvida no item III; quando mencionou princípios básicos; eu logo associei ao LIMPE do artigo 37 da CF; pois a segurança jurídica está presente na Lei 9.784/99. Juraci estou rindo até agora do seu cometário.

  • CAramba..... que casquinha de banana! Erramos por distração, galera! O que fazer pra não cair mais?

  • quem elaborou essa questão merece levar um soco na cara. kkkkkkk

     

  • Não entendi o não concordo com o gabarito , ao meu entendimento está errado ..
  • odeio essa bancaaaaa! só pela sacanagem da resposta

  • Se o ítem II estiver errado, quero repensar os meus conceitos sobre a vida...

  • Alternativa D

    Todas as opções corretas(I,II,III).

    QUESTAO DE RACIOCINIO LOGICO NAS ALTERNATIVAS.

  • A segunda alternativa tem que estar certa né gente...

  • Isso é questão de direito ou de psicotécnica

  • Bruno excelente comentário....(mais atenção nesse adverbio APENAS)

  • princípios básicos não são LIMPE?

  • princípios básicos não são LIMPE?

  • Segurança jurídica é princípio básico desde quando?

  • Apenas lembrando que: Segurança Jurídica faz parte dos Princípios Implícitos.

    Proporcionalidade

    Razoabilidade

    Indisponibilidade do Interesse Público

    Motivação

    Continuidade dos Serviços Públicos

    Especialidade

    Segurança Jurídica

    Autotutela Administrativa

  • MALDADE DO EXAMINADOR